Quem foi a criança que nunca sonhou em ter um cavalo pra chamar de seu, ou que nunca se imaginou galopando livremente por aí? Novamente, a EA deu um jeito de realizar esse desejo com The Sims 4: Tomando as Rédeas, novo pacote de extensão do jogo. Desde a montaria, a limpeza do estábulo e temperamento do animal, nesse Review vamos ver todas as possibilidades da vida rancheira.
O pacote de expansão chegou para os jogadores no dia 20 de julho deste ano e, como de costume, trouxe novos itens de vestuário, mobília e um mundo novo pra explorar.
Sendo assim, o Suco trocou a cidade por uma vida no campo e te convida pra dar uma volta pelas pradarias!
Cavalos
Primeiro, vamos falar dos cavalos, as estrelas de The Sims 4: Tomando as Rédeas.
Você pode tanto criar, quanto comprar ou resgatar um cavalo, então vamos ver as diferenças entre essas possibilidades.
Criando seu Cavalo
Bom, por ser o maior atrativo da expansão, é claro que eles capricharam nessa parte. Você tem 30 opções de raças pra escolher, seja o famoso Mustang ou os belíssimos Shire e Clydesdale, aqueles enormes e com pelos compridos nas patas.
Além disso, é possível personalizar a cor, tamanho e estilo da pelagem, escolher uma crina solta, cortada ou trançada e até mesmo o estilo da cauda. Escolha os acessórios que seu cavalo vai usar, o tipo de sela, mantas e, se você quiser, pode até colocar um chapéu no seu animal.
Você também pode definir a personalidade do cavalo, medroso, corajoso, espírito livre, amável ou agressivo. No entanto, saiba que as suas escolhas vão afetar o tipo de relação e como será a montaria que eles terão com seus Sims. Por exemplo, decidi fazer meu adorável potrinho Capuccino medroso e agora preciso acalmar ele quase de hora em hora. Não é um problema, mas exige atenção.
Comprando ou Resgatando um Cavalo
Agora, se você quiser pular essas etapas, pode comprar ou resgatar um cavalo indo até o Centro Hípico, ligando para a Transação de Animais de Rancho ou dando uma olhada no Quadro Comunitário de Rancho.
Claro que fazendo isso você não poderá mudar a personalidade do animal, mas pode escolher um que mais combine com o que você quer.
Resgatei o Vagalume, um cavalinho idoso que agora faz companhia para meu potro e me permite cavalgar e treinar hipismo enquanto Capuccino não cresce.
Com Grandes Animais Vêm Grandes Responsabilidades
Agora você tem um cavalo, mas precisa cuidar dele. Para isso, você precisa se preocupar com a alimentação, limpeza, temperamento e sociabilidade do animal.
Portanto, compre um comedouro e um bebedouro no Modo Construção e lembre de reabastecer a comida com frequência. Além disso, você pode plantar o Capim da Pradaria, que cresce naturalmente e permite que os animais pastem por conta própria.
Também, existe a possibilidade de dar mamadeira ou alimentar os bichinhos direto na sua mão — para isso você deve ter algum alimento no seu inventário.
Junto a isso, compre uma cama pra eles ficarem confortáveis, mas lembre de limpá-la, ou ela vai ficar cheia de estrume, o cavalo vai ficar fedendo e irritado. Em relação a limpeza, também é preciso limpar os cascos e escovar a pelagem com frequência.
Agora, pra que ter um cavalo se você não vai dar uma galopada, não é mesmo? Então, use e abuse dos itens de hipismo, pratique saltos e obstáculos com seu animal, ou apenas de um passeio por aí — pode ser um passeio radical ou relaxante, você (ou seu cavalo) que escolhem.
Também, cuide da sociabilidade e temperamento interagindo com eles e deixando eles brincarem com a bola de feno. Inclusive, existem várias interações com os bichinhos, você pode abraçar, fazer carinho, conversar sobre a vida e sobre os segredos do universo com o cavalo. Tudo isso ajuda no temperamento e na relação que vocês vão ter.
Parece muita coisa né? Bom, é possível contratar um assistente de rancho que vai te dar uma mãozinha com tudo isso, mas eu particularmente prefiro fazer sozinha e curtir a vida rancheira da forma mais raiz.
Ainda, você também pode fazer seu cavalo competir nos centros de hipismo, mas não é algo tão dinâmico e atrativo assim.
Cabras e Ovelhas
No The Sims 4: Tomando as Rédeas você também pode ter uma cabrinha ou uma ovelhinha dentro de casa. Então, assim como os cavalos, você precisa ter todo o cuidado com limpeza, alimentação e sociabilidade.
Você pode vender a lã das ovelhas e o leite das cabras todos os dias, juntando um dinheirinho extra.
Particularmente, eu tenho uma ovelhinha muito sentimental. Como elas exigem atenção e carinho, tenha cuidado pra elas não ficarem infelizes por muito tempo, ou vão embora. De qualquer forma, interagir com a ovelha faz bem para os Sims, que ficam com modificadores de humor positivos depois de conversar ou alimentar os bichinhos.
Além disso, se você tiver um bom relacionamento com eles, pode ter uma ajudinha em algumas tarefas, por exemplo, na jardinagem.
Produção de Néctar
Outra novidade que eu achei incrível é a produção de néctar. Com uma Máquina de Produzir Néctar e algumas frutas, seus Sims podem fazer uma boa safra e vender as garrafas — ou bebê-las e ficarem embriagados.
Minha Sim, por exemplo, almeja ser uma grande produtora de néctar, então eu mando ela produzir a bebida igual uma maluca e ela ainda fica feliz com isso. Porém, lembre de limpar a Máquina, ou ela vai produzir bebidas ruins.
Enfim, você também pode armazenar as garrafas e esperar que elas envelheçam, aumentando o valor de venda e a qualidade. Resumindo, nada mais é do que produzir vinho colonial, amassando as frutas com os pés e tudo mais.
Junto dos cavalos, achei que essa foi uma nas novidades mais divertidas e caprichadas, um verdadeiro diferencial do jogo.
Outras Novidades de Tomando as Rédeas
Como normalmente acontece com as expansões de The Sims 4, eu poderia fazer um livro apenas falando das coisas novas, itens e interações. Então, vamos passar apenas pelos pontos principais.
Em relação aos itens de vestuário, achei que não veio muita coisa. Claro, tem chapéus e botas de cowboy, novos penteados e milhares de estampas de vaca malhada. No entanto, são menos itens do que o pacote Aventura de Crescer, por exemplo.
Já sobre a mobília, mesmo que também não tenha uma tonelada de coisas novas, tem bastante coisa interessante. Por exemplo, cadeiras de balanço, cercas novas, todo o aparato que um estábulo precisa, fogão a lenha e banheiro externo feito de madeira.
São itens que você conseguiria encontrar facilmente em qualquer rancho ou fazenda, como itens feito de barril, madeira e, como eu disse, couro de vaca. Além disso, a expansão trouxe uma pista de dança pra você botar em prática a dança rancheira.
Um ponto que eu não posso deixar de comentar é sobre o esterco. Os cavalos também fazer suas necessidades e você pode guardá-las no seu inventário e usar como fertilizante de plantas. Ainda mais, os estercos podem ser bons ou ruins, de acordo com os indicadores de humor do seu cavalo.
Agora, sobre o novo mundo, A Serra das Castanheiras, eu esperava um pouco mais. Afinal, ele possui o Centro de Hipismo, um salão de dança bem e casas tradicionais, mas…. faltou alguma coisa. Não vi muita possibilidade de descoberta nem de atividades diferentes, fora a prática dos cavalos.
Claro, é legal passear e conhecer os lugares, mas achei mediano. Enfim, você pode explorar e depois vir aqui me dizer que eu estava errada e apenas eu não soube procurar direito. Ficarei esperando.
Posso Comprar a Expansão sem Medo?
Pode sim! Apesar de ter menos itens do que as outras expansões e ter uma boa porção de bugs, Tomando as Rédeas compensa tudo no capricho dos cavalos e da produção de néctar.
Afinal, a aparência dos animais é perfeita, tem uma infinidade de interações possíveis e eles souberam animar os animais exatamente como um cavalo de verdade se movimenta.
Além disso, a produção de néctar é uma possibilidade de trabalho, entretenimento e habilidade para os Sims, então foi feita nos mínimos detalhes. E, claro, é legal embriagar os Sims com algo que eles mesmos produziram.
Enfim, é uma expansão muito gostosa de jogar e compensa o valor que tem. Portanto, se você quer dar uma pausa da cidade e sentir o aroma do campo, vai dar um galope em The Sims 4: Tomando as Rédeas. O jogo está disponível para PC via aplicativo EA, Mac via Origin, Epic Games Store e Steam, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S e sistemas Xbox One.
Leia também nossos outros reviews de The Sims 4: