A Crunchyroll juntamente com a Sony Pictures e Wild Bunch International, anunciaram a aquisição dos direitos de distribuição global e marketing do filme Suzume no Tojimari, de Makoto Shinkai (Your Name, O tempo com você, O jardim das Palavras).
O novo longa será lançado no Japão, no dia 11 de novembro, e distribuído para os demais territórios no início de 2023. Na América do Norte a distribuição será apenas da Crunchyroll, enquanto na América Latina, Austrália/Nova Zelândia, Oriente Médio e em alguns países europeus, a distribuição estará a cargo da Crunchyroll e Sony Pictures Entertainment. Outros territórios europeus onde o francês e o alemão são idiomas predominantes receberão o filme por parte da Crunchyroll, Sony Pictures e Wild Bunch International.
“Foi com humildade e honra que a CoMix Wave Films, Makoto Shinkai e TOHO decidiram se associar à Crunchyroll na distribuição dessa obra-prima”, disse Rahul Purini, presidente da Crunchyroll. “Esta também é uma oportunidade incrível de trabalharmos com nossos parceiros da Sony Pictures Entertainment e Wild Bunch International para levar o filme a uma ampla gama de territórios. Sabemos que tanto os fãs de animação quanto o público em geral vão se apaixonar pela obra e não vemos a hora de conferir as reações e a recepção ao filme nos cinemas, festivais e possíveis premiações.”
O criador, escritor e diretor premiado, há décadas Makoto Shinkai tem sido um visionário no cenário da animação. Seus filmes mais recentes, Your Name (2016) e Weathering With You (2019), lançaram-no a uma posição de respeito como autor de animações junto ao público internacional. Weathering With You foi selecionado para representar o Japão no Oscar de 2020, como melhor longa-metragem estrangeiro, e indicado em quatro categorias do 47° Annie Awards, incluindo melhor filme independente de animação.
Sinopse de Suzume no Tojimari:
Do outro lado da porta, existia o tempo em sua totalidade.
“Suzume no Tojimari” conta a história de sua protagonista, Suzume, uma adolescente de 17 anos, em pleno processo de descobertas. A trama é ambientada no Japão, em diferentes lugares atingidos por desastres. Suzume deve “fechar as portas” que causam devastações.
A jornada começa em uma pacata cidade em Kyushu, no sudoeste do Japão. Lá, Suzume conhece um jovem que lhe diz: “Estou procurando uma porta”. O que Suzume encontra numa ruína é uma única porta, já bastante desgastada, mas parecendo estar protegida de qualquer catástrofe. Atraída pelo poder da porta, Suzume toca na maçaneta… Nesse momento, uma sequência de portas começam a se abrir por todo o Japão, destruindo o que estiver por perto. Suzume precisa fechar esses portais para evitar ainda mais desastres.
— As estrelas, o pôr do sol e o céu da manhã.
Naquele mundo, era como se o tempo tivesse derretido no céu…
Cenários, encontros e despedidas inéditas… Uma infinidade de desafios acompanham Suzume em sua jornada. E, apesar de todos os obstáculos, a aventura de Suzume surge como um raio de esperança em meio às dificuldades da vida cotidiana. A história, com seu fechar de portas que conectam passado, presente e futuro, promete impressionar e convidar à reflexão.
Atraída pelas portas misteriosas, a história de Suzume está prestes a começar.