Após a maravilhosa surpresa do primeiro filme de Sonic, chega em 2022 uma sequência que se colocou na mesma grandiosidade. Sonic 2 não têm medo de repetir a mesma fórmula, soube cativar e enriquecer ainda mais conteúdo para a franquia.
A sequência respeitou a linha do que o primeiro filme foi adaptado para o cinema, soube trabalhar elementos do game sem parecer algo completamente extrapolado e trazer isso para as telonas pareceu muito mais fácil. A ação e a comédia estão bem equilibrados para um filme nível sessão da tarde, talvez possa ter ficado mediano demais, mas é o suficiente para o que esse filme nos faz sentir no fim, um pouco de nostalgia misturado com felicidade.
Dividir o Sonic do seu amigo humano foi algo certeiro, pois o público quer o Sonic e nada mais. O arco do humano foi muito bem feito, um tanto escrachado e até irritante em alguns pontos porém relevável para o humor trabalhado, vai gerar boas risadas, o que incomodou de verdade foi que certos diálogos do filme pareceram forçados.
Não estou dizendo as piadas, essas em si ficaram excelentes e engraçadas, brincando com referências e outras mais, mas certas mudanças na relação entre Sonic e o humano foi algo que me chateou profundamente. Quiseram trabalhar um laço familiar ao invés de amizade e isso ficou ruim e esquisito, isso consegue estragar a experiência, pois destruiu por completo aquele laço de amizade construído no primeiro filme e que se manteve boa parte dessa sequência.
Algo que essa obra quis dar muito valor foi o arco dos humanos, colocando até um casamento em tela. Sinceramente, se não fosse algumas piadas, seria um completo desperdício de tela, não tinha necessidade de ficar trabalhando isso. O filme não só nos apresenta Tails, como Knuckles também. Quem quer saber sobre casamento?
Poderíamos limitar aqui as críticas, mas devemos destacar algo que uma adaptação tende a sofrer quando faz essa transação dos games para o cinema, entendam que uma adaptação passará por mudanças as quais muitas pessoas irão assistir, inclusive quem nunca sequer ouvir falar daquilo.
Sim, existem pessoas que não sabem nada de Sonic, então algumas mudanças um tanto drásticas causará um grande incômodo para os fãs do ouriço, o que eu concordo, porque a obra inteira respeitou os games e qualquer mudança foi algo para se manter em um roteiro hollywoodiano, mas mesmo assim, mirando um público alvo. Provavelmente este filme não terá grande bilheteria, esperamos que consiga um valor bom o suficiente para fechar a trilogia pelo menos, porque depois da cena pós crédito, eu exijo a sequência,
Sonic 2 é a pura sessão da tarde, é divertido, emocionante, você estará vibrado ao sair do cinema. Se você não for um fã de Sonic ou nunca ter jogado os jogos, essa sequência é só mais um filme simples e leve que vale mais a pena esperar sair no stream e assistir enquanto você faz outra coisa. Por mais cenas incríveis que ele nos trouxe, fatalmente cairá no esquecimento, o que pode dividir a produção executiva para um possível Sonic 3. Esperamos que pensem nos fãs, e entreguem o terceiro filme, pois ele ser muito mediano não diminuem as grandezas dessa que é a melhor adaptação dos games no cinema até agora.