Anúncio

Shadows House, anime adaptado pelo estúdio CloverWorks, possui 13 episódios e fez parte da Temporada de Primavera 2021. Portanto, sua exibição foi de abril a junho deste ano, licenciado pela Funimation

O estúdio tem outros trabalhos notáveis em seu currículo, por exemplo, Horimiya, Wonder Egg Priority e The Promised Neverland. 

Shadows House é baseado em um mangá homônimo, escrito e ilustrado por Soumatou. Está em lançamento desde 2018 pela Young Jump. É um seinen slice of life com elementos sobrenaturais.

A estranha mansão dos Shadows 

De início, conhecemos um pouco sobre a família Shadows, onde todos os membros são sombras vivas humanoides. Apesar de usarem roupas, falarem, conseguirem tocar pessoas e objetos, são sombras densas, sem rostos, apenas com formato definido como de um humano. 

Para suprir suas necessidades, não só do dia a dia, mas também de socialização, as sombras possuem algo chamado de “boneco vivo”. Também são seres humanoides, porém, estes possuem rostos, tom de pele e cabelos naturais. 

Além de fazerem as tarefas domésticas, esses bonecos são o “rosto” da sua sombra correspondente. Ou seja, eles devem se tornar a sombra da sua sombra, imitando gestos e refletindo a imagem que sua sombra poderia/deveria ter. 

Anúncio

Basicamente, se a sombra tem alguma atitude de raiva, a expressão de seu boneco vivo deve refletir isso. 

Todas as duplas iniciantes devem passar por um debute, onde mostram que são capazes de conviverem em sociedade como um só. Antes disso, as sombras ficam trancadas em seus quartos, sem contatos com outros, e só os bonecos saem, mas para limpeza da mansão. 

Shadows House
Imagem Divulgação: CloverWorks

Essa é uma proposta bastante interessante, ainda mais por envolver um mistério de como essas sombras estão vivas, como os bonecos são feitos, algo não explicado de início. Falaremos mais sobre a questão dos mistérios mais a frente. 

Mas, em diversos momentos, sentimos certo incômodo provocado de propósito pelas situações que surgem. É a forma que o anime encontrou de impactar os espectadores, principalmente depois de fazer a gente se apegar aos personagens. 

Principais personagens de Shadows House

Cada sombra tem uma relação peculiar com seu boneco, dependendo muito de suas personalidades (tanto da sombra, quanto do boneco). E esse é o ponto forte da obra: seus personagens.

Em Shadows House, conhecemos diversas duplas de sombra e boneco, mas a primeira dupla é a sombra Kate e a boneca Emilico, as protagonistas. 

Ambas são novas neste processo e vão descobrindo juntas o que podem e devem fazer. Enquanto Kate é bem mais séria e focada, Emilico é atrapalhada e não tem muita noção. Mas as duas se completam de uma maneira estranha. 

Junto com as duas, vamos conhecendo outras sombras e bonecos vivos, cada um com personalidades diferentes e relações à sua maneira. 

Temos (sombra e boneco, respectivamente) John e Shaun, onde a sombra é meio irresponsável e impulsiva, enquanto o boneco tenta guiá-lo. Louise e Lou, que se amam incondicionalmente. Patrick e Rick, que são bastante cheios de si, com uma confiança grande. Shirley e Rum, ambas bastante inexpressivas e tímidas.

Não é difícil de se apegar aos principais personagens, pois são bastante carismáticos e humanos, acima de tudo. Cometem erros, mas buscam evoluir de alguma forma e de se ajudar para entender o que está acontecendo. 

Ao longo da história, todos vão recebendo mais destaque, assim como personagens secundários que vão surgindo. 

Além disso, vemos a relação entre sombras e bonecos evoluindo conforme os desafios que enfrentam, principalmente a de Kate e Emilico, que passam por diversas provações. 

Shadow House
Imagem Divulgação: CloverWorks

Os grandes mistérios dessa mansão tenebrosa

Como disse anteriormente, há muitos mistérios que envolvem esta obra. Por exemplo, de onde vêm essas sombras? Como os bonecos são feitos? Quem é o grande avô por trás de tudo?

Algumas dessas dúvidas são respondidas mais ao final, mas outras surgem no meio do caminho. O anime resolve algumas questões, deixando outras em aberto para uma possível continuação. 

Essa é uma das melhores formas de se trabalhar um suspense, pois, ao final, sentimos que algo aconteceu e foi resolvido, instigando para continuar acompanhando as próximas temporadas.

Outro ponto interessante é que os próprios personagens principais não sabem de tudo, então vamos descobrindo junto com eles. Isso dá mais emoção do que simplesmente saber tudo o que acontece por sermos espectadores. Há muita coisa escondida até mesmo de nós, que temos a visão em terceira pessoa. 

Nem tudo são flores…

Por mais que o anime tenha um enredo intrigante, uma boa animação e personagens desenvolvidos, ainda possui suas falhas.

A história começa a engatar mesmo após a metade dos episódios. De início, é bastante monótono, com uma cena ou outra mais interessante. Chega a ser bastante cansativo de acompanhar. 

É compreensivo pelo fato de ser um slice of life e essa parte seja mais para introduzir e criar uma base mais sólida, mas ainda assim ficou mais fraca que a segunda parte. Esta, por sinal, teve muito mais ação, pegou firme nos mistérios e estreitando melhor os laços entre os personagens. 

Mas continua sendo uma obra que vale a pena assistir. Ainda mais que é possível imaginar que, a partir do ponto em que o anime termina, muita coisa emocionante está por vir. Resta saber se terá uma segunda temporada.

Shadows House
Imagem Divulgação: CloverWorks

Vale a pena assistir Shadows House?

Se você gosta de um bom mistério sobrenatural, provavelmente vai gostar desta obra. Além de trabalhar bem diversos pontos do enredo, possui personagens interessantes de acompanhar. Por mais que não tenha sido o melhor anime da temporada, tem seus pontos altos. 

Então, aproveite a maratona de 13 episódios e vá investigar a grande e tenebrosa família de sombras e bonecos em Shadows House. 

Anúncio