Antes tarde do que nunca! Ainda estamos no mês do Orgulho LGBTQIA+, e em comemoração, aqui vai uma pequena lista com 10 produções centradas em personagens e histórias LGBT da Ásia. Todas as produções estão disponíveis* em plataformas online e com legendas em português e/ou inglês.

*Algumas produções na plataforma Viki podem requerer a assinatura do pacote Standard Pass. 

1Seu Nome Gravado em Mim (Taiwan)

No final dos anos 80, logo após o fim da Lei Marcial em Taiwan, os estudantes Jia-han (Edward Chen) e Birdy se tornam amigos depois que um deles precisa se esconder dos vigias do colégio no dormitório do outro em uma escapada na madrugada. Com o tempo, a amizade dos dois vai se tornando algo a mais, e eles precisam decidir como lidar com seus sentimentos, o julgamento vindo de pessoas próximas e outros desafios.

Baseado em experiências do próprio diretor Patrick Liu (ou Liu Kuang-hui) adaptadas no roteiro pelo produtor Arthur Chu, o longa é um retrato das dificuldades e uma maior repressão enfrentadas pela comunidade à época, com referência à luta pelos direitos civis LGBTQIA+, como o encontro dos jovens com o ativista Chi Chia-wei, uma figura importante dessa luta durante os anos 90.

O filme todo apresenta um tom melancólico, apoiado pelo enredo, pelas paletas frias, cenários e pela trilha sonora muito bem colocada — a música-tema que deu nome ao longa, Your Name Engraved Herein¸ conquistou o prêmio de Melhor Canção Original no Golden Horse Awards em 2020.

Com um final tão poético quanto o restante da trajetória, Seu Nome Gravado em Mim mostra um amor que pode até mudar de forma com o passar do tempo, mas nunca desaparecerá completamente.

O filme está disponível na Netflix, com legendas para PT-BR.

Confira o trailer:

2Tudo Por Ela (Japão)

O que você faria se a pessoa que você ama estivesse em perigo e desesperada? Rei Nagasawa (Kiko Mizuhara) faria qualquer coisa. Quando sua antiga colega Nanae Shimoda (Honami Sato) revela que está sofrendo violência doméstica, Rei vai até às últimas consequências por ela, matando o marido de sua antiga paixão, e então as duas mulheres fogem em busca de sua liberdade.

É a inflamada história de um amor rebelde… Até não ser. Apesar dos tons pastéis, dos clichês meio bregas e da trilha sonora, Tudo Por Ela é mais profundo que um simples romance trágico; transforma-se em uma busca pela própria identidade, e uma história em que o protagonista precisa encarar uma dura realidade no fim das contas.

O longa estreou ainda este ano na Netflix, e está disponível na plataforma com legendas em português.

Confira o trailer:

3Gameboys (Filipinas)

O streamer adolescente Cairo (Elijah Canlas) é desafiado em uma de suas lives por um novo oponente chamado Gavreel (Kokoy de Santos). Depois da partida, Cairo fica surpreso quando percebe que Gavreel começa a flertar com ele, e não sabe se deve levar as investidas do “rival” a sério ou não. Mesmo em cidades diferentes, os rapazes começam a manter contato pela internet diariamente e se aproximam cada vez mais enquanto lidam com suas próprias questões familiares. Será possível sustentar esses sentimentos à distância em meio à pandemia?

O web drama de 13 episódios foi um grande sucesso ao inovar no formato da produção, sendo gravado majoritariamente por meio de chats e vídeo-chamadas, e mostra questões relevantes no contexto da pandemia, que tem sido muito explorado pelos dramas filipinos atualmente. A continuação da história será lançada no dia 30 de julho como um longa-metragem. A série também ganhou um spin off, Pearl Next Door, onde nos acompanhamos o dilema amoroso da melhor amiga de Gavreel, Pearl (Adrianna So), ao precisar escolher entre seu novo amor (Iana Bernardez) e uma antiga paixonite do colegial (Rachel Coates).

As duas séries estão disponíveis no YouTube, no canal oficial da produtora The IdeaFirst Company, com legendas em português.

4Wish You (Coréia do Sul)

Quando o jovem produtor musical assistente Yoon Sang In (Lee Sang) vê o artista independente Kang In Soo (Kang In Soo – sim, o mesmo nome do personagem) gravando um vídeo musical na rua com a ajuda do melhor amigo, é amor à primeira vista – pela voz e pelo cantor. Decidido a ajudar o rapaz a conquistar seus sonhos de se tornar um artista profissional, Sang In e sua líder de equipe mostram o vídeo de In Soo na reunião da agência, com o qual conseguem conquistar a simpatia da chefe. Como parte do contrato para o primeiro álbum, os dois jovens precisam viver um tempo juntos enquanto Sang In auxilia In Soo no processo criativo, e eles acabam se aproximando. No entanto, o cantor guarda alguns segredos que podem dificultar tanto seu caminho para o sucesso quanto seu relacionamento com Sang In.

Tendo também uma versão no formato de um drama com 8 episódios, o filme traz uma história doce, perfeita para quem está afim de calmaria e alguns clichês muito bem-vindos. A música tema que dá nome ao filme é envolvente e ainda é cantada pelos próprios atores principais! A trilha sonora oficial está disponível completa no Spotify.

O filme está disponível na Netflix e na Viki, com legendas em português em ambas as plataformas, e a versão em formato de drama também está na Viki.

53 Will Be Free (Tailândia)

O stripper Neo (Joss Wayar) é falsamente acusado de matar sua amante, Vanika (Intira Jaroenpura), que era casada com Thana, um agiota muito poderoso em Bangkok, e agora precisa fugir de seus subordinados. Durante a fuga, Phon (Max Nuttawut) um dos membros da gangue, acaba morto por Miw (Mild Lapassalan), a gerente de um strip bar que agora é obrigada a se unir a Neo para escapar. Os dois recorrem ao amigo de Neo, Shin (Tay Tawan), o filho de Thana e enteado de Vanika, a fim de bolar um plano para derrubar a gangue de seu pai e salvarem suas vidas. Enquanto isso, Mae (Jennie Panhan), namorada de Phon (sim, uma personagem trans interpretada por uma mulher trans) se une a Tur (Gusmile Chanagun), seu melhor amigo e colega, para caçar os três fugitivos e vingar a morte do homem que amava. Em meio a toda essa confusão, os três jovens em fuga ainda precisam lidar com os sentimentos e as tensões que crescem entre eles.

Com uma história cheia de ação e reviravoltas, o drama é um dos grandes sucessos da produtora tailandesa GMMTV, com muitos rostos conhecidos e bem populares da casa. Todos os episódios estão disponíveis com legendas em português no canal oficial da produtora no YouTube.

Confira o trailer:

6HIStory 3: Trapped (Taiwan)

Quatro anos depois do homicídio de sua parceira e do líder da gangue Tianmeng, o policial Meng Shao Fei (Jake Hsu) está determinado a prender os responsáveis, e o único sobrevivente do tiroteio e novo líder do grupo criminoso, Tang Yi (Crhis Wu) está no topo de sua lista, mas o mafioso sempre parece encontrar uma forma de escapar. Em uma reviravolta, os dois acabam precisando unir forças para resolver uma situação mais complexa do que Shao Fei imaginava e pegar os responsáveis pela morte de sua parceira. Com essa aproximação, os sentimentos entre o policial e o líder da gangue evoluem para algo além da parceria profissional.

O drama faz parte do volume III da antologia “HIStory”, uma coleção de produções BL taiwanesas, sendo também um dos arcos mais populares. Todos os episódios estão disponíveis na plataforma Viki, com legendas em português.

Confira o trailer:

7Life ~ Love on The Line (Japão)

Ito Akira (Shirasu Jin) é um dedicado jovem de 17 anos que está decidido a ter uma vida normal – mesmo que ele não admita que morreria de tédio. No caminho de volta da escola, ele gosta de brincar um tipo de faz-de-conta, seguindo uma linha branca da rua sem nunca pisar fora dela, imaginando que algo perigoso aconteceria se o fizesse. Um dia, na volta para casa, ele conhece Nishi Yuuki (Raiku), um inocente e excêntrico estudante, entretido com sua própria versão do mesmo jogo, mas andando na direção contrária. Ito se encanta pela personalidade simples e divertida de Nishi, e os dois passam a se encontrar todos os dias no caminho de volta. Com o tempo, o relacionamento dos dois jovens evolui para algo mais complexo, e chega a hora de Ito decidir se ele quer seguir com o plano original de uma vida nada extraordinária, ou se vai enxergar o mundo com a magia do olhar de Nishi.

A minissérie tem 4 episódios e uma versão em longa-metragem pelos olhos do diretor, com algumas cenas extras, e ambas estão disponíveis no Viki com legendas em português.

Spoiler (ou talvez não): uma das cenas contém um easter egg de outra série do volume III da antologia taiwanesa HIStory!

Confira o trailer:

8Chasing Sunsets (Filipinas)

Quando o governo filipino adota medidas de restrição em decorrência da pandemia do COVID-19, a jovem Lara Bautista (Aura Domeniqui) é obrigada a estender sua estadia no resort Camp Avenue, e se aproxima da dona do acampamento, Farrah Domingo (Donna Erno). Com essa nova amizade, que logo se transforma em algo mais, as duas têm um longo caminho a percorrer e muitos obstáculos para enfrentar e superar juntas.

Filmado durante a pandemia nos estúdios da Camp Avenue, o web drama foi o primeiro centrado em um casal lésbico feito pela produtora. Logo na introdução do trailer e do primeiro episódio, os atores deixam um aviso: A história foi escrita por uma pessoa diagnosticada com depressão e ansiedade, e aborda estes temas de forma incisiva, podendo acionar gatilhos nos espectadores. Além dos temas de saúde mental, o enredo também aborda a conscientização sobre o HIV.

Os episódios estão disponíveis no canal da produtora no YouTube com legendas em inglês, mas a tradução automática (ING>PT) também pode ser habilitada.

Confira o trailer:

9Color Rush (Coréia do Sul)

Em um mundo alternativo, existem dois grupos de pessoas “especiais”: monos e probes. Os monos sofrem de uma cegueira neurológica congênita que os impede de ver o mundo em outras cores que não tons de cinza; já os probes podem fazer com que os essa cegueira seja temporariamente curada quando os monos olham para seu rosto. Cada mono tem um único probe, e, uma vez que o encontra, o mono pode criar uma relação de dependência doentia, que o leva a cometer crimes como sequestro e até homicídio por não suportar a ideia de ficar sem ele (ou ela). O jovem estudante Yeon Woo (Yoo Jun) é um mono que, por medo de enlouquecer, teme o dia em que poderá encontrar seu probe. Mas, inevitavelmente, depois de mudar novamente de escola, ele o conhece: Yoo Han (Han Hyu-jun, ex The Boyz), um belo trainee que sonha em se tornar um idol. Depois que Yeon Woo vê o rosto do colega, eles percebem a ligação que existe entre eles, e, mesmo que o mono tente evitar contato com ele a qualquer custo, Yoo Han insiste em se manter próximo a ele e ensiná-lo todas as cores do seu mundo.

Com um toque de fantasia e visualmente mágico, Color Rush é realmente uma explosão de cores, e uma das únicas produções BL coreanas que exploram essa temática. Assim como Wish You, o drama ganhou uma versão em longa-metragem, e ambas estão disponíveis na plataforma Viki com legendas em português.

Confira o trailer:

10Lovely Writer (Tailândia)

O escritor Gene (Up Poompat) está vivendo um bloqueio criativo enquanto é cobrado por sua editora para terminar de uma vez seu novo romance BL. Em meio à correria, Gene é informado de que seu último romance foi escolhido para ser adaptado como um lakorn, Bad Engineer, e ele é chamado para ajudar na escolha do elenco. Na audição, ele conhece o jovem galã Nubsib – ou simplesmente “Sib” – (Kao Noppakao), que acaba sendo escalado para o papel principal da série. Por conta de um “problema de logística” e com a ajuda de Tum (Ken Prarunyu), seu agente e melhor amigo de Gene, Sib pede ao escritor para acolhê-lo em seu apartamento por um mês. No entanto, o ator parece ter outras intenções, além de alguns segredos em seu passado.

Entregando um shade em cada cena, o lakorn expõe a realidade atrás das câmeras, como a falta de privacidade dos artistas e as restrições absurdas, a objetificação e fetichização de relações homoafetivas cometidas pela indústria BL para promover um mercado que, na maioria das vezes, nem mesmo é voltado para o público LGBTQIA+.

Os episódios estão disponíveis no canal oficial da série no YouTube com legendas em inglês, mas a tradução automática (ING>PT) também pode ser habilitada.

Confira o trailer:

Para quem chegou até aqui, vale ressaltar que a ordem das produções listadas não foi feita com base em algum juízo de valor! A ideia foi colocar duas obras de cada um dos principais países exportadores desse conteúdo disponíveis online.

Se você curtiu a lista (ainda que tenha sentido falta de um certo país), atente-se para as próximas indicações do Suco!