Anúncio

Uma das coisas que você vai reparar no Japão é que quando você tem a oportunidade de conversar com as japonesas ou vê-las na rua, você pode reparar como as mulheres japonesas tem a tendência de colocar a mão na frente da boca quando riem. Mas de onde vem esse hábito?

É um fato, os hábitos japoneses são muito diferentes dos brasileiros, as normas sociais não são as mesmas, por isso nem sempre é fácil entender como a sua sociedade funciona.

No Japão, a sociedade ainda é predominantemente patriarcal e espera-se que as mulheres se “comportem” em público. Diferente, do Brasil, onde se admira ver alguém rindo e “mostrando os dentes”, no Japão isso é visto como algo desagradável e que não corresponde à imagem de “boa moça”. Assim, é costume colocar a mão na boca quando se ri, como um sinal de elegância.

Para algumas mulheres, também é uma questão estética. Muitos japoneses sofrem por causa da sua dentição desalinhada ou mesmo deformada. Colocar a mão na boca quando se ri também é uma forma de evitar que os outros percebam essa falha.

Algumas mulheres nem sequer deixam transparecer os dentes quando falam e colocam sempre a mão na frente da boca e isso acaba se tornando um sinal de elegância aos olhos dos japoneses, o que pode ser até mesmo um fator de atração para alguns homens japoneses que preferem mulheres mais reservadas.

Esse ato já faz parte do cotidiano das mulheres e a maioria faz isso de forma automática. Esse comportamento é muito bem ilustrado em animes ou doramas, onde os personagens mais elegantes ou tradicionais colocam a mão na frente da boca quando riem.

Essa é uma reação natural por causa das normas sociais, muito semelhante à forma como eles abrem a boca em formato de “O” e colocam a mão na boca.