Anúncio

O mercado de MMORPGs a muito tempo que sofre com poucos lançamentos e falta de ideias, sem falar no constante lembrete que é World of Warcraft, estagnado e com falta de ideias e entregas.

Contudo, o mercado de animes esta com tudo e o mercado de animes de MMOs esta praticamente tão grande quanto o de Isekais. Então vamos ver o que os animes de MMO fazem e o que os nossos MMOs podem aprender com isso.

Variedade:

A maioria dos MMOs começa com um setup bem básico 5 ou 6 raças e duas facções principais, esse é o padrão estabelecido antigamente por grandes MMOs como Everquest, World of Warcraft e Star Wars. No entanto, e isso é comum a todos eles, são todas raças bípedes relativamente iguais a um humano, não existe absolutamente nada de muito diferente em questão de gameplay. E é nesse quesito que Overlord se destaca dos demais.

Em Overlord temos 3 tipos de raças: Humanoides, Semi-Humanoide e Heteromorficas. Cada uma tem atributos e forma de gameplay totalmente diferenciados, especialmente as heteromórficas, onde você tem raças como vampiro, centauro, slime, esqueleto, aviario, sereia, dragão.

Isso dá muitas possibilidades! Imagina poder jogar como um dragão, só que ao invés de grindar items você melhoraria seus stats devorando outros monstro; Tudo bem, a maioria das pessoas vai jogar com o clássico humano guerreiro, mas esse tipo de possibilidade é o que faz um jogo ser verdadeiramente interessante.

World of Warcraft por exemplo, têm um centauro nas animações. Mas podemos jogar com ele? Não, sob desculpas de balanceamento…

Anúncio

Recomendações:

Apesar de ter dito tudo isso, existem sim novas propostas e ideias sendo feitas, mas nenhuma de uma grande empresa e sim de desenvolvedores independentes. Vou deixar alguns links para que vocês dêem uma olhada:

ASHE OF CREATION

CROWFALL

WORLDS A DRIFT

Anúncio