palmeiras
Anúncio

A temporada 2019 do Brasileirão chegou ao fim no ano passado, com o Flamengo conquistando seu sétimo título. O Palmeiras lidera em campeonatos com 10 títulos da Série A e busca recuperar o título nesta temporada. Antes de fazer palpites de futebol da temporada, vamos dar uma olhada no clube brasileiro de maior sucesso de todos os tempos.

Primeiros Títulos

Na década de 1960, Palmeiras conquistou quatro títulos, quando a competição estava sob um formato diferente: a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Desde então, o torneio passou por inúmeras alterações no formato até os pontos corridos, que é utilizado desde 2003. Desde 2006, 20 equipes jogavam na Série A.

Em 1967, o Palmeiras venceu a Taça de Prata e a Taça Brasil, conquistando seu segundo e terceiro títulos, respectivamente. O primeiro foi vencido ao vencer todos os três jogos da fase final sobre Internacional, Corinthians e Grêmio; enquanto no último, venceram o Náutico em dois dos três jogos finais.

Sucesso após 16 anos de jejum

A década de 80 na história do Palmeiras costuma ser chamada de “Década Perdida”, pois na época não conseguiam brigar por taças. A melhor chance surgiu no final da década, em 1989, onde eles poderiam ter vencido o Campeonato Paulista, mas foram derrotados por Bragantino nas semifinais.

O momento decisivo ocorreu em 1992, quando o clube assinou um contrato de patrocínio com a Parmalat – com os dois anos subsequentes culminando em um enorme sucesso em campo. Em 1993, eles lideraram as duas fases da tabela do grupo, antes de vencer o Vitória na final em ida e volta; no ano seguinte, venceram o campeonato com 46 pontos, 13 à frente do Corinthians em segundo. Em 1994, o Verdão se tornou o bicampeão estadual e nacional.

O retorno de “Felipão” (novamente) e o décimo título

Luiz Felipe Scolari retornou para seu terceiro trabalho em 27 de julho de 2018 e o Palmeiras ficou invicto pelo restante da temporada, vencendo 17 e empatando seis dos 23 jogos restantes. Tendo chegado ao topo da tabela em 30 de setembro, eles permaneceram lá pelo resto da temporada e venceram o Deca Campeão com um jogo de antecedência.

O 10º campeonato não foi o único recorde quebrado naquela temporada, com o jogo final tendo um público recorde de 41.216; e a série invicta de 23 jogos no returno também foi recorde no Campeonato Brasileiro.

Mas a temporada de 2019 foi esquecível, apesar de liderar a tabela no início. O Verdão tornou-se especialista em empates, com 11 partidas terminando desta maneira, culminando em um terceiro lugar – 16 pontos atrás do campeão Flamengo. Scolari foi demitido em 2 de setembro, depois de sete jogos no campeonato sem vencer. Depois de mudar de técnico na parte final da temporada passada, Vanderlei Luxemburgo voltou pela quinta vez e tem muita experiência no Campeonato Brasileiro da Série A. O Palmeiras venceu os dois primeiros jogos sob seu comando, os dois últimos da temporada e, portanto, as coisas parecem estar no caminho certo antes do Brasileirão de 2020, que começa em maio.