Já conhecido pelos seus grandes sucesso em mangá e anime, One Punch Man e Mob Psycho 100, ONE é aclamado pelas suas histórias divertidas e absurdas, que ainda tem espaço para questionar aspectos morais da humanidade.

Ao lado de Yusuke Murata, o autor chegou a ganhar em 2016 o prêmio Best Manga Sugoi Japan Award 2016, que tem como objetivo promover obras que tem temas universais, originais e com potencial para serem grandes sucessos mundiais.

ONE cria webcomics com traços e painéis bem simples em seu próprio site e encontrou em Yusuke Murata uma forma de fazer suas adaptações em mangá. O autor escreveu apenas oito séries até hoje, sendo duas delas One Punch Man e Mob Psycho (incluindo o spin-off Reigen), e duas não publicadas, Sun Man e Tennis Player Ryu.

one best manga sugoi japan award 2016
ONE recebendo o Best Manga Sugoi Japan Award 2016 (Imagem Divulgação)

O Estilo de ONE

Suas obras apresentam histórias simples do cotidiano cheias de eventos absurdos e fantásticos, com pitadas de humor e questionamentos sobre a vida. ONE escreve suas histórias com base em suas próprias experiências, simples constatações que ele mesmo faz sobre a sua vida, não sendo verdades absolutas para todos, apenas lembretes de pequenas coisas que às vezes as pessoas esquecem ou acham naturais devido à correria e tecnologia dos dias atuais.

Muitas de suas histórias tratam de temas como ajudar e apoiar o próximo com habilidades que o outro não possui, como uma forma de crescer e evoluir junto com a outra pessoa. Outros temas recorrentes são o autoconhecimento como ferramenta para se tornar uma pessoa melhor e inspirar os outros, encontrar seus pontos fortes, ser responsável pelas suas ações e fugas e ver o lado positivo em momentos difíceis que parecem não ter esperança.

Seu estilo de narrativa entrega ao leitor um senso de conforto e calma, como se dissesse que tudo vai se resolver e ficar bem. Mesmo quando trabalha com temas mais sombrios e cruéis, ele não apresenta uma linha pessimista. ONE sempre mostra que mesmo quando a situação é a pior possível, há sempre uma forma de superar os problemas, sempre há uma esperança. Tomar essa decisão de seguir em frente por vezes trás resultados surpreendentes, que podem trazer uma alegria que o personagem não espera.

Em suas obras, ele cria costuma trabalhar as tensões lentamente, que podem superar até mesmo a inteligência ou habilidade do protagonista. Porém, ONE resolve os conflitos de forma inesperada e ainda satisfatória, às vezes usando clichês comuns diretamente ou enganando o leitor para que ele tire conclusões erradas. Para isso, ele utiliza elementos cômicos e estranhos para solucionar os problemas. É essa abordagem simplista e muito humana que compõe seus trabalhos.

Além disso, ONE não tem o costume de ser direto com o que acontece na narrativa, ele prefere trabalhar com pontos mais implícitos. Com isso, suas obras podem ser lidas tanto por leitores casuais, que querem uma história boa e divertida, quanto por leitores que buscam um algo a mais nas histórias e buscam pequenos detalhes para compreender mais o que acontece com os personagens e os motivos de determinados eventos.

Além de One Punch Man e Mob Psycho 100

Após esse panorama sobre o estilo do autor, podemos conhecer suas outras obras desconhecidas, mas que valem a sua leitura.

魔界のオッサン – Makai no Ossan

Essa é a única série de ONE que ainda não foi adaptada para mangá. É um slice of life com pitadas de humor que conta a história de uma família de monstros que vive em um mundo de monstros no subterrâneo. Seu mundo é exatamente como o dos humanos, com cidades, governos, crimes, pobreza, etc. Os capítulos são apresentados com histórias de uma página e cada uma mostra como todos os monstros vivem suas vidas de forma medíocre e preguiçosa, deixando-se levar por quaisquer eventos que aconteçam, sem tomar as rédeas de suas próprias vidas. Porém, conforme a história avança e certos eventos acontecem, o rumo muda e vemos uma evolução narrativa e dos personagens. Mas será que isso é o suficiente para que os monstros saiam de suas vidas pacatas?

怒涛の勇者達 – Dotou no Yuushatachi

Uma one-shot curta de comédia que inverte os valores e questiona a moralidade humana de forma superficial. A história conta como o rei demônio Osekkai sequestra a princesa do reino de Dokka, em busca de um grande herói que vá salvar a donzela. Existe algum herói com uma alma verdadeiramente pura e nobre de um campeão?

ゴキブリバスター – Gokiburi Buster

Mais uma one-shot curtinha de comédia. O mangá mostra como a humanidade, que pensava estar no topo da cadeira alimentar, sucumbe à presença de simples baratas. Para derrotá-las, foi criado o esquadrão Gokiburi Busters, com os maiores especialistas assassinos de baratas. A história mostra uma metáfora de como o medo interfere e paralisa a vida das pessoas, como ele é passado através de traumas e como tudo é uma questão de ponto de vista ou simplesmente coragem.

弾丸天使ファンクラブ – Dangan Tenshi Fanclub

Essa one-shot é mais conhecida e um pouco mais longa que as outras. A história tem como protagonista uma colegial que luta com armas e aparatos mecânicos contra os demônios e tem um fã-clube secreto composto pelos meninos que estudam na sua própria classe. Além de divertida, a história nos mostra como Himiko, a heroína, tem motivos e uma personalidade fora do padrão para uma “guerreira mágica” comum. Outro personagem importante é Daichi Oogami, que é um estudante com uma atitude direta e gosta de resolver as coisas prontamente, mas acaba se envolvendo nessa história entre o fã-clube secreto e Himiko.

Atualmente, a única webcomic que ainda está sendo publicada é a de One Punch Man, todas as outras obras já foram finalizadas.