my hero academia boku no hero academia

O mais recente capítulo de My Hero Academia gerou certo reboliço graças ao nome de um de seus personagens: Maruta Shiga.

Uma grande polêmica foi gerada, pois “Maruta” foi o termo usado pela Unidade Imperial Japonesa 731 durante a Segunda Guerra Mundial para se referir às pessoas que passaram por experimentos.

Leitores do mundo todo começaram a reclamar da escolha do nome e da relação com os experimentos, uma vez que o personagem é um médico que realiza experimentações com humanos.

No Japão, Maruta é normalmente associado a um tipo de madeira, mas a reclamação no exterior foi tanta que o departamento editorial da Shonen Jump anunciou que irá alterar o nome do personagem e que tanto o editor quanto o autor não tinha a intenção de relacionar o nome com o termo.

Mas as desculpas pareceram não fazer efeito, pois a obra está sendo completamente banida na China. De acordo com a ABACUS News, as maiores lojas chinesas online já removeram o mangá de seus sites.

Bilibili já havia removido o mangá de sua plataforma com a mensagem “de acordo com as políticas da China”, mas agora também foram removidos do seu catálogo todas as 4 temporadas do anime.

Além disso, o jogo mobile lançado recentemente também está indisponível para download uma vez que os produtores são chineses.

Até o momento, não se sabe se essa remoção será permanente.