Hinomaruzumou ou Hinomaru Sumo é o segundo anime de esporte que saiu na Temporada de Outono 2018. O primeiro episódio foi ao ar no dia 5 de outubro e está lançando às sextas-feiras na Crunchyroll.
O estúdio do anime é o Gonzo, mesmo de Rosario to Vampire e Hellsing. E o diretor é o Uda Kounosuke, que já dirigiu episódios de Lovely Complex, Sailor Moon e One Piece.
O anime é baseado em um mangá de mesmo nome, que é publicado desde 2014. O autor é o Kawada, que só publicou essa série. O mangá sai na Shounen Jump (Weekly), a mesma dos grandes shounen de sucesso que todos conhecem.
Quem quer ser lutador de sumô?
Hinomaruzumou conta a história de um menino baixinho, Hinomaru Ushio, que quer ser lutador profissional de sumô. Sua altura não é adequada para participar de campeonatos profissionais, mas nem assim ele desiste.
Ele participou de alguns campeonatos quando criança, mas quando cresceu preferiu se afastar disso e treinar sozinho. Ele vai entrar para o colegial e quer participar de um clube de sumô. Só que ele tem problemas para chegar na sua escola e acaba conhecendo Ozeki Shinya, um garoto que também ama sumô, mas é de outra escola.
Hinomaru faz amizade com Ozeki e acaba descobrindo que o clube de sumô daquela escola foi tomado por delinquentes. O protagonista desafia os delinquentes e pega a sala do clube de volta para Ozeki. No final do episódio, ele decide mudar para a escola do novo amigo e treinar sumô com ele.
Pense em todos os clichês!
Ok, vamos lá. É um anime baseado em um mangá que sai na Shounen Jump. Agora pensa em todos os clichês de shounen. Pronto, você já sabe como é esse anime.
O Hinomaru é o pior caso, já que possui todas as características manjadas de protagonistas: é muito forte, mais do que aparenta, vive sorrindo e é gentil, mas quando fica nervoso ou sério se transforma.
Quer alcançar um sonho, mas todos lhe dizem que nunca vai chegar lá, mas ele é muito persistente e sabe que um dia vai conquistar o que quer (normalmente conquista no final mesmo).
Além de ser o salvador dos mais fracos. Só que, se fosse só o protagonista estava bom, mas os outros personagens também são, inclusive seu novo amigo Ozeki, que tem a mesma paixão do protagonista, mas é mais “fraco” e isso faz com que os outros façam o que quiserem com ele. Fora a história toda ser clichê, e não trazer nada de muito novo.
No começo passou uma breve descrição do sumô, mas isso provavelmente será mostrado mais ao longo do anime, como normalmente é feito em animes de esportes. Mas de resto, não há nada novo ou chamativo ao longo do episódio.
Para quem gostar de animes de esporte – e sumô!
Um dos pontos positivos são as músicas de abertura e encerramento. Ambas são muito boas e fortes, o que dá uma ótima primeira impressão. A abertura é a “Fire Ground” do grupo musical Official Higedan-dism. E o encerramento é a “Hiizuru Basho” da banda Omedetai Atama de Naniyori.
Quis dar uma chance ao anime por trazer um esporte novo para o nicho, mas se a história não ajudar, não vai adiantar muito. Mas eu recomendo para quem gosta dessas características que shounen normalmente tem. E para quem não gosta, recomendo que passe longe dele.