Anúncio

Caçador que é caçador de animes e mangás precisa repor suas energias. E nada melhor que um suquinho para acompanhar. Eis que dessa fuusão surgiu a parceria da Suco de Mangá com a Anime Hunter!

Para batizar a parceria (e não a bebida, que fique claro u-u), a gente vai de GTO! O mais recente lançamento da NewPOP, Great Teacher Onizuka. O mangá sai oficialmente nessa segunda (15), mas o pessoal da Hunter já estava com ele no sábado (13). E nós do Suco, claro, fomos lá ver :3

A loja tava de casa cheia (para não falar lotado, muvucado, otakado :v). Dá só uma olhada – e o tio Onizuka pra tudo que é lado.

Bom, para quem não conhece, vamos dar um primeiro golinho.

A obra

Great Teacher Onizuka (GTO) é um mangá de Tooru Fujisawa, que foi publicado pela Weekly Shonen Magazine de 1997 a 2002, contando com 25 volumes. Em 1998, ganhou o prêmio Kondasha na categoria shonen. Em 2009, foi lançado uma sequência de 9 volumes, GTO – Shonan 14 Days. E desde 2014, tem sido lançado GTO – Paradise Lost, ainda em andamento. Por sua grande popularidade, GTO teve adaptações para anime, live action e doramas.

Na realidade, a obra é continuação de uma outra do autor, denominada Shonan Junai Gumi, publicado de 1990 a 1996 pela mesma revista e que conta a história do protagonista, Eikichi Onizuka enquanto delinquente. Entretanto, a leitura dela não interfere na de sua sequência – até porque serão retomados os principais fatos no mangá e em OVAs, caso haja uma curiosidade a mais. Também há o mangá denominado Bad Company, que é uma prequel para Shonan Junai Gumi.

A história

O enredo acompanha o jovem Eikichi Onizuka de 22 anos que, desempregado e buscando rumo na vida, decide (por motivos um tanto quanto duvidosos) ser professor. Ironicamente, ele acaba encontrando sua vocação: transformar a escola em um lugar divertido.

A grande questão é que Onizuka está sempre se metendo em confusões e sendo responsável pelos alunos mais problemáticos – sendo ele mesmo um ótimo exemplo. O resultado? Palhaçadas e situações absurdas mesmo mediante a boa vontade de Onizuka, que consegue cometer o dobro de erros e se enfiar nas situações mais ridículas por pura falta de noção.

Suquinho

Olha, sem dúvidas Great Teacher Onizuka é um clássico dos shonens que, inclusive, deu espaço e características para muitos outros. Amantes de Toriko, Jojo, Yankee-kun to Megane-chan… Cara, acho que não é mera coincidência se vocês também amaram GTO (isso se já não amam!).

O tom de humor e ação com uma pitada de romance – sempre trabalhando as relações de personagens de um modo mais pragmático que nos shoujos – não deixa nada a desejar. GTO consegue ser simples e direto, mas também aborda assuntos delicados e profundos. Sempre de modo sarrista e caricato é uma obra estupidamente tocante. Por vezes terrivelmente idiota, outras assombrosamente emocionante.

Aproveitar pra agradecer ao suporte da NewPOP Editora e da Anime Hunter <3 // Estes brindes estão uma lindeza!

Não é por ser mais antiga que é menos atual – pelo contrário. Traz questões e inquietações que diferentes faixas etárias com certeza irão se identificar. Eis que fica a recomendação do Suco, nesse Primeiro Gole GTO, sem dúvidas, leva vitaminado!

PS: Ainda assim, julgamos importante colocar algumas ressalvas. Para os corações mais delicados ou adeptos do politicamente correto, lembrem-se que a obra é mera ficção e que reproduz valores e a moral da época e da sociedade em que foi constituída. Fazemos essa ressalva pois, por vezes, algumas falas de Onizuka ou outros personagens podem ser mal interpretadas.

CONHEÇA A ANIME HUNTER