Vamos ser sinceros, todo mundo que já assistiu, leu ou esbarrou em alguma cena de Demon Slayer imaginou como é ser um Hashira. Agora imagine ter em mãos um guia detalhado, ilustrado e escrito pelas mãos dos próprios membros do Kisatsutai pra entender e entrar nessa organização. Pois bem, a nossa amada mangaká Koyoharu Gotouge preparou exatamente isso para os fãs da obra. Intitulado de Demon Slayer – Fanbook Oficial, o tankobon publicado pela Panini traz informações exclusivas do universo dos caçadores de demônios.

Primeiramente, com linguagem simples e adaptada, o texto é feito como se os próprios integrantes do Kisatsutai – a organização responsável pelo extermínio de onis – tivessem escrito. Sendo assim, a primeira parte do fanbook nos mostra um tutorial detalhado do funcionamento, membros, treinamento e hierarquia da organização. Juntamente com isso, a maioria das informações possui exemplos gráficos, seja quadrinhos do mangá original ou ilustrações exclusivas.

Então, como novos recrutas dos Exterminadores de Demônios, vamos ver os pontos centrais do nosso guia.

demon slayer fanbook
Foto: @sucodm

Aqui não há nenhum segredo

Vamos lá, quando somos fãs de algo e nos afeiçoamos aos personagens, qual é a coisa que mais queremos? Saber tudo e mais um pouco deles, desenterrar informações e descobrir até mesmo as coisas mais banais sobre eles. Nesse sentido, o Fanbook Oficial de Demon Slayer não deixa nem um pouco a desejar.

Pelo menos um terço do guia é destinado aos nossos queridos personagens. Incluindo, claro, o nosso quarteto preferido, todos os Hashiras atuais e até mesmo alguns personagens que nem lembrávamos que apareciam na obra. Ainda, uma seção especial intitulada de “Relatório do Mal” revela todas as informações que um novo exterminador precisa saber sobre os onis.

Além disso, tanto na apresentação dos exterminadores quanto dos onis, balõezinhos com fofocas da era Taisho nos contam segredos dos personagens. Por exemplo, sabia que o cabelo de Kanroji mudou de cor porque ela comeu 170 sakura-mochis por dia durante oito meses? Incrível, não acha?

Enfim, é sempre muito bem-vindo descobrir mais, ou até mesmo confirmar alguns fatos, sobre os personagens, amando-os ou odiando-os. Em relação a isso, como a maioria deles possui em média 4 páginas de informação, é um presente pra nós, fanáticos.

demon slayer fanbook
Foto: @sucodm

Um mimo para os fãs

Falando em presentes, esse Fanbook Oficial de Demon Slayer é tudo o que pedimos pro Papai Noel. Começando com as primeiras páginas, as primeiras oito lindas páginas coloridas e em papel couchê com as ilustrações iniciais de vários capítulos do mangá. Mais pro final do guia tem mais algumas dessas, inclusive com ilustrações promocionais e festivas.

Mas isso não é tudo, meu pequeno recruta. Ainda estou fissurada na última etapa do livro, aquela que me fez sentir abrindo o diário pessoal de Koyoharu Gotouge. Primeiros rabiscos dos personagens, desenhos detalhados da construção de Tanjiro, Nezuko e mais vários personagens são expostos como um documento ultrassecreto para nós. Tudo isso e ainda a primeira versão do mangá.

É isso mesmo que você leu, nesse Fanbook poderá encontrar o que era Demon Slayer (chamado até então de Kisatsu no Nagare) antes de se tornar Demon Slayer. Portanto, uma parte enorme do guia traz três capítulos desse protótipo que hoje se tornou um dos mangás mais populares de sua época.

Ainda mais, uma história da Academia Demon encerra o guia naquele clima de comédia que já estamos acostumados. Só de ver a Nezuko com um pedaço de pão ao invés do bambu na boca já vale a pena, concorda?

demon slayer fanbook
Foto: @sucodm

Considerações Finais

Encerrando esse review, quero alertá-los de uma coisa: caso você ainda não tenha terminado o mangá, o Fanbook Oficial pode te surpreender com alguns spoilers. Nada muito revelador, já que ele foi publicado antes do final da história, mas que mesmo assim podem estragar a surpresa de descobrir informações no decorrer da trama.

No geral, é uma leitura muito boa, e como já disse anteriormente, um Fanbook é sempre um presente para os fãs. Minhas únicas críticas seriam pra distribuição de informação de algumas páginas, que ficaram confusas, e ao tamanho da letra. A pessoa que vos fala ainda não tem tantos anos de vida assim, mas vamos e convenhamos que não precisa ser muito velho pra sofrer lendo uma página inteira com letras de um milímetro de tamanho (sim, eu medi).

Enfim, é óbvio que se você é fã de Demon Slayer vale a pena dar uma conferida nesse guia, você não vai se decepcionar. E também, se você está treinando para se tornar membro do Kisatsutai e exterminar o máximo de onis que conseguir, essa é uma leitura obrigatória. Então aprimore sua respiração, pegue sua espada e embarque na jornada incrível que Demon Slayer – Fanbook Oficial te leva a percorrer.

demon slayer fanbook
Foto: @sucodm

COMPRE AGORA NA AMAZON