Anúncio

O Suco de Mangá está prestes a completar 5 anos de história e lhes trago uma reflexão da nossa forma de trabalho, opção de carreira e também do pessoal que produz conteúdo para as interwebs, seja informativo, opinativo ou até mesmo vídeos engraçados do YouTube.

Recentemente, para quem anda acompanhando o site minuciosamente, reparou que o corpo editorial está cada vez maior e logo, minha atuação como Editor/Revisor anda ocupando ainda mais meu tempo, este que tenho de dividir para a produção de conteúdo por aqui.

É com isso que também abrimos novamente o RECRUTAMENTO e já adianto que ainda mais delas devem surgir nos próximos meses. Estamos expandindo, e isso é bom!

O que é um Slashie?

Assim como eu, que também trabalha com Música e Publicidade, além dos diversos afazeres do SUCO, outros que integram a equipe também contam com profissões que englobam a Comunicação, Design, TI, entre outras, e que me acabou gerando uma dúvida: isso têm nome? É uma tendência da “modernidade”?

Sim! Um termo que acabei encontrando e que acabou se encaixando para nós, foi o Slashie, que na verdade, se pararmos para pensar, pode-se usar com a geração millenials (ou Y), aquela que já “nasceu” com a Internet, entre a década de 80 e 90, e que busca já no início de sua carreira, mais de uma opção profissional.

Além das Interwebs

Conversando com outros produtores de conteúdo, notei que muitos viram além da necessidade, uma forma de oportunidade e experiência (conhecimento) em outra área de atuação, como um Músico que também Edita Vídeos, ou por exemplo a nossa redatora Sofis, formada e que trabalha na área de Design e Artes, mas que também atua na Gastronomia – vide o Suco Gourmet!

Outros exemplos que posso citar, são nossos parceiros Raul do NSV – Mundo Geek Sem Sentido e o Renan “Thunder” da LBTV, ambos atuando além da área de formação, seja com edição, editoração, vlogging, sendo o primeiro como Músico e o segundo em Análise de Sistemas e Jogos, criando conteúdo de qualidade e discussão (vide A Origem de Natsu) até vídeos engraçados (vide o React de Mahou Shoujo Ore).

Já que o Brasil anda com uma taxa de desemprego altíssima (12% em dezembro, segundo o IBGE), muitos slashies se enquadram como autônomos e que não necessitam de uma formalidade como o contrato com uma empresa. Daí, entra a Internet e o YouTube como agente catalisador destes talentos, propiciando este cenário dos redatores freelancers e youtubers.

Se a parte de vídeo lhe interessa, atividades como portais de notícias, como o TopBuzz, é uma das possibilidades para aqueles que gostam de escrever – jornalistas ou não – e conta com uma variedade extensa de temáticas, da política ao entretenimento. Basta se cadastrar e escrever sua própria matéria!

O SUCO é um Slashie?

Sem querer dar muito spoiler, o SUCO anda preparando diversas surpresas para ainda este ano. O que posso adiantar é de que nosso canal no YouTube ficará mais ativo do que nunca e a comemoração dos nossos CINCO ANOS será extensa e recompensadora.

De vetor de conteúdo digital, também devemos desembarcar em Terra Firme, tudo, claro, dentro do escopo da Cultura Pop Oriental. Fiquem ligados!

Stay Juiced!