Anúncio

Há 25 anos surgia o marsupial mais amado dos jogos na franquia Crash Bandicoot, um marco entre as criações da década de 90 que dura até os tempos de hoje, sendo quase impossível um adulto da época ou mesmo uma criança nos dias atuais não reconhecer sua figura com pelagem laranja, e o seu veloz giro enquanto quebra caixas e coleta as Wumpa Fruit.

E é por essa nostalgia e em comemoração a esta data, que resolvi relembrar alguns dos jogos da série que mais marcaram minha infância e me fizeram adorar Crash Bandicoot.

Crash Bandicoot 

Crash Bandicoot

O precursor da franquia Crash é sem dúvida uns dos jogos mais importantes na minha relação com os videogames, já que Crash Bandicoot de 1996 foi o primeiro contato que tive com o universo dos games. Aquela simples cena em que Crash está de bruços na areia, banhado pelas ondas do mar, antecede uma experiência única com gráficos avançados para a época que agradaram muitos jogadores.

História – Crash Bandicoot conta a história do marsupial Crash Bandicoot, o herói do jogo criado pelo Doutor Neo Cortex e pelo Dr Nitrus Brio, dois antagonistas principais do jogo. Crash então tem como missão parar seus dois criadores em sua busca pela dominação do mundo, reverter toda a poluição que eles causaram, e salvar sua amiga Tawna, uma bandicoot igualmente criada pelos Doutores Córtex e Brio.

Crash Bandicoot: Warped

Crash Bandicoot: Warped

Anúncio

Considerado por muitos como o melhor jogo da franquia, Warped trouxe inovações incluindo superpoderes que são recompensados ​​ao Crash, uma vez que ele derrota um personagem chefe, como a Fruit Bazooka que permite que os jogadores atirem Wumpa Fruit em coisas que eles não conseguiam alcançar ou o Crash Dash, que faz com que o Crash se movimente bem mais rápido. Quem não se lembra de visitar o período medieval, as construções árabes, os templos egípcios ou dar uma espiada nas tecnologias da fase do “futuro”.Além de se divertir com as cenas de veículos, que colocavam Crash em uma moto ou Coco montada em um veloz tigre asiático.

História – A entidade maligna Uka Uka é libertada de sua prisão após um acidente envolvendo o Cortex Vortex. Ao se encontrar com Neo Cortex, Uka Uka fica furioso pelo médico ter perdido suas gemas e cristais – fontes de energia – então decide se unir com o médico e procurar pelas joias com uma máquina do tempo, chamada Time Twister. Aku Aku, a boa versão da entidade leva Crash e Coco à Time Twister para que consigam recuperar os cristais antes deles.

Crash Bash

Crash Bash

O quinto jogo da franquia e o último desenvolvido para o PlayStation One, trouxe uma diversidade de minigames semelhante ao seu rival Mario Party. Seus desafios no ringue eram uma das melhores opções para se reunir e se divertir com os amigos, seja nas partidas de pinball, guerras com tanque ou na escorregadia fase de gelo. Apesar de possuir apenas 28 minigames, Crash Bash está longe de ser enjoativo, sua simples história combinada com as várias opções e níveis de dificuldade, resultaram em um jogo único e querido pelos jogadores.

História – As máscaras místicas Aku Aku e Uka Uka decidem descobrir quem é o mais forte (Bem ou Mal) em uma competição de minigames. Por Uka Uka (Mal) estar em vantagem no número de participantes, dois vilões acabam trocando de time ajudando Crash e Coco a vencer o desafio.

Crash of the Titans 

Crash of the Titans

Feras raivosas, ataques diretos e combos insanos! Isso resume Crash of the Titans, uma versão criticada pelos fãs da franquia por se distanciar da essência dos primeiros jogos Bandicoot tipo os fãs de Resident Evil. Apesar dessa brusca mudança, o 14° jogo de Crash proporciona uma jogatina divertida que aumenta com a opção multiplayer, tornando possível que você e seus amigos se juntem, controlem mutantes incríveis e acabem com os planos de Neo Cortex.

História – Depois da descoberta da substância Mojo, o Dr Neo Cortex decide fazer experimentos e criar um grande exército de mutantes. Empenhado em acabar com os planos do Doutor, Crash embarca nessa jornada para acabar com o exército e coletar as substâncias Mojo restantes.

Crash, hoje

Alguns dos jogos citados aqui foram relançados em um remake Crash Bandicoot N. Sane Trilogy, que traz os três primeiros jogos da série: Crash Bandicoot, Cortex Strikes Back, e Warped. Um agrado para os fãs dessa inesquecível franquia.

Não esquecendo, há também a sequência direta de Warped, que é  Crash Bandicoot 4: It´s About Time, lançado em 2020 para Playstation 4 e Xbox One, e que depois chegou para os consoles de nova geração e Nintendo Switch. “Crash 4” segue a mesma fórmula que os outros títulos principais da franquia, ou seja, uma gameplay em que o jogador deve enfrentar obstáculos e inimigos para passar a fase. Um REVIEW completo do jogo você confere AQUI.

Ah! também em comemoração aos seus 25 anos foi lançado o Crash Bandicoot: On The Run, jogo mobile e já está disponível para download nas lojas de aplicativos dos sistemas Android e iOS com elementos nostálgicos da franquia Bandicoot, vale a pena conferir!

crash on the run

Anúncio