DEZERT é uma das bandas ativas atualmente que mais valem a pena dar uma conferida. Teve uma mudança um pouco drástica no estilo recentemente, fazendo com que muitos fãs dividissem a história da banda entre o “velho DEZERT” e o “novo DEZERT”, a banda saiu de um estilo mais pesado, bem marcado por sua personalidade única, para um estilo mais suave, considerado até pop por alguns. Há quem diga que essa mudança de estilo vem da recente entrada deles pra Maverick Records (que é parte da Danger Crue Records, selo de bandas relevantes como L’Arc~en~Ciel e MUCC) no segundo semestre de 2018, outros dizem que é pelos problemas pessoais do vocalista Chiaki, de fato, as letras vieram de um conteúdo mais caótico para um conteúdo mais existencialista e as melodias saíram de algo mais pesado com vocais bem agressivos pra algo mais suave.

O grupo veio de duas bandas anteriores, aproximadamente de 2010, chamadas And Emily e Acid Cherry King, que mudaram de nome até virar o DEZERT oficialmente no final de 2011.

Todos os membros da formação atual aparecem na música lá por 2008, em bandas não muito expressivas como Yukiline e Sacrifice. O baterista Sora também fez parte do XodiacK (na época se apresentava como Kaede) entre 2010 e 2011.

O “Velho” DEZERT

Podemos ver uma linha similar em todos os álbuns que a banda lançou com exceção do TODAY, com músicas mais pesadas e vocais mais agressivos. Até mesmo desde o primeiro single, lançado em 2012, há uma regularidade no que diz respeito ao gênero e ao peso das músicas.

Um bom exemplo disso é o álbum タイトルなし(TITLE nashi), de 2014, que é um álbum incrível com altos e baixos, sem perder a mão no peso e na distribuição das músicas.

O “Novo” DEZERT

No final de 2018 DEZERT passou a ser parte do selo MAVERICK D.C. GROUP (que é parte da Danger Crue Records), que, como já foi mencionado, está por trás de bandas importantes como L’Arc~en~Ciel e MUCC. Essa entrada coincidiu com alguns problemas pessoais do vocalista Chiaki que, em entrevista, disse ter problemas com insônia (também chegou a dar declarações preocupantes durante MC de shows, demonstrando estar em dúvida sobre suas motivações pra atuar musicalmente).

TODAY foi o primeiro álbum lançado depois dessas mudanças, e notamos uma transformação no estilo da banda, em TODAY, não temos vocais agressivos, e até a faixa 蛙とバットと機関銃 (kawazu to BATTO to kikanjuu) que soa mais pesada no álbum é ainda bem mais leve com relação aos lançamentos de álbuns anteriores.

Essa mudança de estilo já estava acontecendo há algum tempo, o single 撲殺ヒーロー (bokusatsu HERO) de Outubro de 2017, já é bem diferente do que vinha sendo feito antes, apesar de não conflitar tanto com os lançamentos anteriores tanto quanto o TODAY. A faixa 2 do bokusatsu HERO traz ヘドロママ (hedoromama) com elementos mais dançantes que, até então, era uma coisa que a banda ainda não tinha usado.

“Para essa canção que diz “não resta nada”, vamos dar o nome de Melodia da Felicidade.”

DEZERT como um todo!

Muitas das músicas do começo da carreira da banda tem conteúdos um tanto quanto grotescos. Há uma sequência de lançamentos em que eles usam comidas pra fazer metáforas sobre as mais diversas coisas que podem até fazer você passar a ver comida com olhos diferentes! Faixas desse tipo já começam a aparecer no terceiro single da banda「ぼくの死骸と君のチョコレート。」(boku no shigai to kimi no CHOKORETO) [lit. meu cadáver e o seu chocolate].

O conteúdo geral é uma bagunça, músicas pra expressar raiva mesmo, trafega entre o heavy e o hard rock, metalcore, alternativo, rock, tem um toque de tudo!

Com as músicas novas temos a incorporação de temas mais existencialistas, e com isso a perda da “raiva” expressada nas melodias anteriores, e, no lugar dela, algum sentimento de introspecção.

Teve quem decretasse o começo do fim para o DEZERT no momento em que eles mudaram de estilo pra valer, apenas sejamos tolerantes, nesse momento DEZERT tem músicas pra se ouvir em qualquer momento então vamos aproveitar!

Um pedido de ajuda!

O lançamento mais recente da banda é o single 血液がない! / Call of Rescue (ketsuki ga nai/ Call of Rescue), lançado em Abril de 2019, com somente 3 músicas. Esse single vem na mesma linha dos lançamentos recentes, com músicas mais suaves que acabam por fortalecer o pensamento geral de que esse é o caminho que a banda vai seguir a partir de agora.

Nesse momento, DEZERT tem músicas pra vários gostos diferentes, então não tem desculpa pra não ouvir!