Formada há quase vinte anos pelos membros Ishikawa (baixista), Kazuumi (guitarra e vocal) e Takuya (bateria), Burnout Syndromes é uma banda japonesa que mescla o rock alternativo com elementos de rock industrial, power pop, hip-hop e muito mais. Mundialmente conhecido pelas participações em trilhas sonoras de animes de sucesso, o trio segue conquistando uma legião de fãs ao redor do globo. E você, já é fã de Burnout Syndromes? No Suco Apresenta de hoje, a gente te conta mais sobre a origem e trajetória deste grupo importantíssimo na cena do rock japonês.

Do “terceirão” para a vida 

Brincadeiras à parte, é fato que o Burnout Syndromes começou através dos contatos que Ishikawa, membro fundador do grupo, estabeleceu ao longo de seus anos de escola. Porém, os membros da banda já se conheciam bem antes do ensino médio, sabia? 

Em 2005, Ishikawa convidou Kazuumi, que foi seu colega de classe durante o ensino fundamental, para fazer parte de uma banda. Pouco tempo depois, ainda no mesmo ano, Takuya, que também conhecia Ishikawa pelo ambiente escolar, passou a ser integrante da Burnout Syndromes como baterista.

Inicialmente, o objetivo era chamar a atenção das meninas durante uma apresentação em um festival promovido pela própria escola. Para adolescentes, esse é um motivo nobre, certo? Acontece que, por conta de um surto de gripe, o evento foi cancelado. Entretanto, a motivação para deslanchar com a banda permaneceu, fazendo com que o trio seguisse trabalhando arduamente para atingir um nível profissional e ganhar destaque na cena do j-rock. 

Demorou, mas debutou!

Mesmo tendo surgido em 2005, o debut do Burnout Syndromes demorou para acontecer. Antes disso, em 2010, eles ganharam o segundo Grand Prix de Senkou Rionette, uma competição para bandas adolescentes realizada pela TOKYO FM. Mas foi apenas em 2016, depois de quase dez anos de ensaios, persistência e muitos outros concursos musicais, que a banda lançou FLY HIGH!!, seu primeiro single, recebido como hit imediato. 

Antes do primeiro lançamento, o som do trio não era dos mais populares entre o público. Porém, depois de explorar o potencial em influências como techno, hip-hop e folk, a banda pareceu encontrar uma sonoridade que encaixasse perfeitamente com a sua personalidade e as expectativas dos ouvintes. Assim, através de letras poéticas e pela valorização da sonoridade japonesa em meio às influências internacionais, Burnout Syndromes conquistou espaço como uma das bandas mais adoradas da j-music. 

Sucesso nas trilhas de anime

A fama mundial chegou para Burnout Syndromes com FLY HIGH, mencionada anteriormente, escolhida como abertura para a segunda temporada do anime Haikyu!!

Outra parceria de sucesso com o mesmo anime veio alguns anos depois, com o lançamento de Phoenix, como tema da quarta temporada. A canção garantiu novos fãs ao redor do mundo para o grupo, além de uma nomeação na categoria Best Opening no Crunchyroll Anime Awards de 2020.

Além destas, Burnout Syndromes possui outras faixas que foram temas de animes como Dr. Stone, Those Snow White Notes e Gintama, mundialmente famosos. Esse fator impulsionou o crescimento acelerado da popularidade da banda para além do Japão, fazendo com que, em pouco tempo, Ishikawa, Kazuumi e Takuya atingissem o patamar de verdadeiros astros do rock em diversos países. Confira algumas de suas anisongs mais famosas a seguir: 

Good Morning WorldDr. Stone

GinsekaiMashiro no Oto (2ª abertura)
Hikare AreHaikyuu (5ª abertura)

Em 2020, o Burnout Syndromes produziu, em parceria com o anime Super HxEros, um artista virtual exclusivo, nomeado HXEROS SYNDROMES. Além disso, compuseram Wake Up H×ERO!, faixa de abertura da animação.

Burnout Syndromes no Brasil 

Quem está por dentro das atrações do Anime Friends, evento que ocorre ainda nesta semana, já sabe que a banda é uma das atrações internacionais confirmadas da edição de 2023. 

Pela primeira vez no Brasil, o grupo deve se apresentar no sábado (15), no palco principal do AF. Ainda não garantiu o seu ingresso? Corre, que ainda dá tempo! Existem entradas disponíveis no site oficial da Ticket 360, responsável pelas vendas online do evento. 

COMPRE AQUI