Anúncio

Que o k-pop é uma onda energética que arrasta cada vez mais fãs, já sabemos. Mas dados do Twitter, uma das redes sociais mais populares do mundo, reforçou os fatos recentemente: O Brasil está em sexto lugar no top 20 de países que mais falam sobre o estilo musical, sendo o primeiro da lista quando se trata da América Latina!

Os dados informaram que o Twitter registrou, em 2020, mais de 6.7 bilhões de tweets relacionados ao k-pop, o que significou um recorde histórico! Vamos aos números?

Entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2020, o Twitter registrou os 20 principais países que tuitam sobre K-pop por volume de tweets. A Indonésia tomou a liderança, ocupando o primeiro lugar. O 2º lugar ficou com a Tailândia; O 3º com a Coréia do Sul. Em 4º lugar ficou as Filipinas; Em 5º lugar, os Estados Unidos. E em 6º lugar, o Brasil, que é o primeiro país da América Latina a ocupar esta posição. Logo após, tratando-se da América Latina, vem o México ocupando o 9º lugar. Argentina, Peru e Chile, estão nas colocações 11º, 12º e 16º respectivamente.

Tratando-se dos 20 principais países que tuitam sobre o k-pop por vozes exclusivas, o Brasil ficou também em sexto, mas as colocações da lista anterior mudaram um pouco.

Em 1º lugar, ficou Japão; Em 2º os Estados Unidos. Em 3º, a Indonésia; Em 4º, a Coréia do Sul. Em 5º, Filipinas; E mais uma vez, o Brasil aparece em 6º lugar, liderando mais uma vez entre os países da América Latina! Países latinos como México, Argentina e Chile, aparecem no top 20 ocupando as colocações 9º, 13º e 20º respectivamente.

Anúncio

Sobre os grupos de K-pop mais citados ao redor do mundo, no Twitter, fica em ordem: BTS, NCT, EXO, BLACKPINK, GOT7, TREASURE, SEVENTEEN, TOMORROW x TOGETHER, TWICE e ATEEZ. 

 

O Top 10 dos artistas que estão em alta, assim como o Top 10 das canções de k-pop mais mencionados ao redor do mundo, no twitter, você pode conferir nas imagens abaixo, respectivamente: 

Com o início da pandemia, o consumo do entretenimento foi drasticamente modificado, e pode ter sido um dos fatos que levou o K-pop, que é cada vez mais um fenômeno em escala mundial, a essa conquista. Mas essa não foi a única!

Anteriormente, no início de 2020, o aplicativo de streaming de música, Spotify, havia lançado um gráfico informando sobre os países que mais faziam streaming do gênero k-pop. E adivinha só? O Brasil estava lá, no Top 5, em quinto lugar, sendo, mais uma vez, o primeiro de toda a América Latina! 

Dados coletados entre janeiro de 2014 e janeiro de 2020, mostram, no gráfico, os Estados Unidos aparecendo em 1º lugar e a Indonésia em 2º; Em 3º lugar está Filipinas, e em 4º o Japão. Em 5º, está o Brasil! Os grupos mais tocados foram, em ordem: BTS, BLACKPINK, EXO, TWICE e RED VELVET

Pergunta que não quer calar: A onda Hallyu veio para ficar? Façam suas apostas, senhores. Mas tenham a plena certeza que estamos entre os maiores consumidores de k-pop em uma escala global; Os “primeirões” da América Latina!

Anúncio