I Don’t Like Mondays. já é um nome conhecido aqui no Suco, principalmente para quem acompanha o universo de One Piece e sua trilha sonora. A banda japonesa esteve no Brasil em 2022 para o Anime Friends e encantou uma multidão com seu som poderoso e enérgico, conquistando um espacinho no coração de grande parte do público presente. Desde então, a notoriedade de IDLM. cresceu por aqui e no mundo todo, impulsionando para seu novo lançamento: RUNWAY.
RUNWAY é o novo álbum do quarteto e promete continuar agradando quem já gosta da sonoridade do grupo, além de mostrar o amadurecimento de seus integrantes e seus conceitos. Summer Ghost, escolhida como um dos singles deste novo trabalho, recebeu um lyric video há quase dois meses, somando quase 100 mil visualizações no Youtube. Confira:
Em mais uma bate-papo com o Suco de Mangá, I Don’t Like Mondays. falou sobre sua nova aposta musical, além de dividir curiosidades sobre o processo criativo do álbum, momentos mais marcantes da carreira e revelar se pretende (ou não) voltar para o Brasil num futuro próximo. Vamos lá?
Entrevista com I Don’t Like Mondays.
I Don’t Like Mondays. vem construindo uma bela carreira desde 2012. No entanto, o Suco de Mangá imagina que o medo do futuro como artistas pode ter sido um obstáculo para vocês. Que conselho vocês dariam aos aspirantes a músicos que desejam seguir uma carreira no setor musical?
CHOJI: Sua carreira só começará se você fizer alguma coisa, mesmo que seja algo pequeno. Portanto, o importante é agir antes de começar a se preocupar com isso e aquilo.
YU: Lembre-se de aproveitar suas atividades musicais em qualquer circunstância.
A última vez que vocês vieram ao Brasil foi durante a edição de 2022 do Anime Friends. Vocês têm planos de voltar em breve para uma turnê solo? Temos certeza de que os fãs brasileiros vão adorar ouvir I Don’t Like Mondays. ao vivo com seu novo projeto!
CHOJI: O Brasil é uma das cidades mais distantes de Tóquio, e foi muito difícil viajar no ano passado, mas eu gostaria de voltar em breve. Aos nossos fãs locais: por favor, ouçam nossas músicas, assistam aos nossos vídeos e falem sobre nós nas mídias sociais.

- Leia também: I Don’t Like Mondays. e o swing encantador no Anime Friends 2022
- Ouça o podcast dos nossos parceiros do MDA sobre a banda.
Quando se trata de trabalho em grupo, sabemos que é inevitável que surjam diferenças criativas ao planejar um novo projeto e direcionar o estilo musical do grupo. Como banda e equipe, como vocês lidam com isso?
YU: Nós apenas tentamos resolver o problema discutindo-o.
SHUKI: Para cada problema que enfrentamos, examinamos as partes que não precisam de mudanças e as partes que podem ser melhoradas, de modo que, como resultado, tentamos manter esse ciclo para criar trabalhos melhores.
Agora é hora de fazer uma pergunta para instigar sua criatividade! Feche os olhos e use sua imaginação: qual é o cenário perfeito para ouvir “conversation” – que o Suco ouviu em primeira mão! -, principal música do novo álbum? Com detalhes, por favor!
SHUKI: Você está vendo um filme romântico em casa com seu parceiro, em um clima romântico. Agora, vamos pausar o filme por um tempo. Quando seu parceiro for ao banheiro, você toca a música, secretamente.
conversation é uma música envolvente, produzida em parceria com DPR CREAM. Lançada em 30 de agosto como single do álbum RUNWAY, possui uma sonoridade muito diferente de Summer Ghost, mostrando a versatilidade artística do grupo.

Como vocês abordam o processo de composição como uma banda? Vocês têm algum ritual ou método específico para se inspirar?
KENJI: Primeiro, nós quatro criamos um conceito e escrevemos a vibração da música em um computador. Depois disso, trabalhamos juntos para completar a melodia. Quando a melodia está pronta, YU cria a letra e os outros três começam a fazer os arranjos.
SHUKI: Todos nós reconhecemos o objetivo de criar a música que produzimos.
Vocês têm algum ritual ou método específico para se inspirar?
CHOJI: Se conseguirmos descobrir isso (um ritual), não precisaremos nos esforçar, então eu gostaria de saber. LOL (risos)
KENJI: Além de música, eu assisto a filmes.


Além de PAINT (abertura de One Piece), qual foi o momento mais memorável ou o destaque de sua carreira musical até agora?
YU: O nosso primeiro show solo ao vivo. Nunca imaginei que alguém, além de conhecidos, ouviria nossas músicas. Achei que não haveria público, mas os ingressos estavam esgotados.
O que os fãs do I Don’t Like Mondays. podem esperar do novo álbum? Qual era a atmosfera que vocês queriam criar e o conceito por trás desse projeto?
YU: Nesse álbum, consideramos especialmente o estilo de “I Don’t Like Mondays”. Seguindo nosso conceito de fazer música envolvente, queremos apresentar a história de nossa banda por meio do RUNWAY.
Veja também Summer Ghost em live performance gravada em estúdio, lançada na última terça-feira (5):
Alguma coisa que vocês têm ouvido ultimamente inspirou o processo criativo de “conversation”? Pode dar alguns exemplos?
CHOJI: DPR CREAM – our last dream
SHUKI: Justin Bieber – As I Am
O Suco agradece aos membros do IDLM. e sua equipe pela conversa. Esperamos vê-los em breve no Brasil, encantando multidões com seu novo projeto! Para quem já curte o quarteto ou quer conhecê-los, vale a pena conferir RUNWAY, disponível nas principais plataformas digitais:
LINKS OFICIAIS