Anúncio

Como leitora, não há nada que eu ame mais do que uma boa adaptação de livros para as telinhas, seja do cinema, seja de serviços de streaming. As vezes (Na minha opinião), algumas séries conseguem até superam a obra original então fiz uma lista com todas as séries incríveis baseadas em livros disponíveis no catálogo da Netflix pra você assistir.

Altered Carbon

Com 2 temporadas de 10 e 8 episódios, a série é baseada nas obras do autor britânico Richard K. Morgan que se passa numa Terra cyberpunk onde as pessoas não morrem (Se tiverem dinheiro para isso). A humanidade aprendeu a transferir consciência de um corpo para outro e a clonar corpos (ou como é falado na série, capa). A história começa a se desenrolar quando Bancroft, um homem muito rico que já viveu mais de 100 anos, é assassinado pouco antes do backup da sua consciência e por isso não sabe quem o matou. Ele então contrata um ex-emissário vindo do planeta Harlan, para descobrir todos os evento que levaram a sua morte.

Alias Grace / Vulgo Grace

A minisérie de 6 episódios é uma adaptação do livro de Margaret Atwood, mesma autora de O Conto da Aia (The Handmaid´s Tale) e é baseado em fatos reais. Em 1840 no Canadá, a criada irlandesa Grace Marks é condenada a prisão perpétua por ser cúmplice de um assassinato. A história já começa com Grace presa e ela relatando ao médico Simon Jordan a sua versão dos fatos, deixando a cargo do telespectador decidir se a personagem principal é ou não culpada.

Os Defensores (Jessica Jones / Demolidor / O Justiceiro / Punho de Ferro/ Luke Cage)

Não é bem baseado em livros e sim história em quadrinhos, a série Os Defensores, (Englobando também Jessica Jones, Demolidor, O Justiceiro, Punho de Ferro e Luke Cage) conta a história de vigilantes que fazem de tudo pra proteger a cidade de Nova York contra os mais variados tipos de perigo. Todas as 7 séries citadas infelizmente foram canceladas, mas eu particularmente recomendo assistir ao menos Demolidor. Além da trama viciante, e da forma maravilhosa como o personagem Matt Murdock é retratado, a série conta com lutas incrivelmente bem coreografadas (Sim, eu to falando da cena de luta de 11 minutos sem corte da 3º temporada).

Anne with an E

O primeiro episódio tem uma hora e meia de duração? Tem. Mas eu te garanto que vai valer muito a pena assistir. A série é baseada nas obras da autora L. M. Montgomery e conta a história da órfã Anny Shirley que é mandada por engano para Green Gables a pedido de Matthew e Marila Cuthberth, dois irmãos que moram numa cidadezinha do Canadá e precisam de ajuda para cuidar da fazenda e por isso haviam pedido um menino ao orfanato. Spoiler alert mesmo não sendo o que queriam Marila e Matthew acabam ficando com Anne e ao longo de 3 temporadas vemos o quanto ela muda todos ao seu redor com sua energia única e uma enorme imaginação.

O Alienista

A série original da TNT, com apenas 10 episódios é baseada no romance policial de Caleb Carr, O Anjo das Trevas, numa Nova York da virada do século XX, onde vários assassinatos apavoram a cidade. Cabe ao psicólogo Laszlo Kreizler e ao repórter investigativo John Moore, auxiliados pela secretária do comissário de polícia Sara Howard, resolver o mistério e pegar o assassino.

The 100

Baseada na trilogia escrita por Kass Morgan, a série da CW conta a história de um mundo pós-apocalíptico onde os humanos vivem no espaço por causa das altas taxas de radiação da Terra, impossíveis de serem suportadas por seres humanos, ou era isso que diziam. Anos depois de uma explosão nuclear que dizimou a vida na Terra, 100 pessoas que seriam condenadas a morte são enviadas de volta a Terra como a última esperança da humanidade depois da descoberta que a nave onde moram está com problemas irreversíveis.

A Rainha do Sul

O livro escrito por Arturo Pérez-Reverte já teve outras adaptações para as telinhas e agora conta com mais uma. A série americana protagonizada pela atriz brasileira Alice Braga mostra Tereza Mendonza, uma mulher forçada a fugir do México após a morte do seu namorado, um traficante de drogas, para os Estados Unidos e lá Tereza faz de tudo para sobreviver, mesmo que isso signifique virar dona de um cartel.

Desventuras em Série

As 13 obras de Lemony Snicket deram origem ao filme de 2004 e anos depois uma série de 2017 da Netflix. Em 3 temporadas acompanhamos novamente os irmãos Baudelaire que após a morte de seus pais, são adotados por seu tio Conde Olaf, que está apenas atrás da herança das crianças. Ele sempre deixou claro que assim que conseguisse o dinheiro se livraria das crianças, então elas fogem, contando com a ajuda ou não do destino e das pessoas no caminho.

Sherlock

Já tivemos várias adaptações ao longo do tempo, com diversos Sherlocks diferentes, mas acredito que nenhum supere Benedict Cumberbatch na série original da BBC. Como viveria o famoso Sherlock Holmes, John Watson e Moriarty na Londres de 2010? Bem, assista e descubra, posso dizer que as deduções de Sherlock não vão te decepcionar.

Mindhunter

Por último, mas não menos importante temos a série baseada em fatos reais que ocorreram nos Estados Unidos durante os anos 90 de John E. Douglas. Bill Tench e Holden Ford eram agentes do FBI pioneiros no estudo psicológico de serial killers, num período em que o termo em si não havia nem sido criado. Através de entrevistas com detentos já condenados Bill e Holden estudam seus modus operandi e os motivos que od levaram a cometer assassinatos para tentar impedir que eles aconteçam.