Hoje é dia de falar de um girl group que é super queridinho na Coreia e no Japão: o Twice! Formado por 9 meninas: Nayeon, Jeongyeon, Momo, Sana, Jihyo, Mina, Dahyun, Chaeyoung e Tzuyu, o grupo debutou em 2015 pela JYP Entertainment, uma das três maiores gravadoras da Coreia do Sul.

Desde o debut o grupo só lançou sucesso atrás de sucesso e é considerado por muitos coreanos como o “Grupo da Nação”. Se você ainda não conhece as músicas do Twice, chegou a hora de conhecer.

Sixteen

Deve ter dado para notar por todos os últimos Suco Apresenta de kppop que realities shows musicais são muito populares na Coreia do Sul. Vários dos grupos ativos atualmente na indústria musical coreana ou foram formados dentro de um reality, ou já apareceram em um em algum momento na carreira.

O Twice veio do programa Sixteen, exibido pela emissora Mnet em 2015, com excelentes índices de audiência. O programa trazia dezesseis então trainees da JYP competindo semanalmente por um lugar no grupo. O programa media a popularidade de cada menina através de votos do público, mas a decisão final sempre coube a Park Jin-Young, CEO da empresa e famoso artista solo, que eliminava candidatas a cada semana, até chegar ao episódio final, onde escolheria 7 integrantes para o Twice.

No fim, ele decidiu aumentar o grupo para 9 integrantes, acrescentado Tzuyu (que era a trainee mais popular entre o público) e Momo, que já havia sido eliminada mas cujas habilidades na dança se mostraram essenciais para o grupo.

twice

Like OOH-AAH

O debut com o primeiro single, Like OOH-AAH, veio em outubro de 2015, poucos meses após o fim do programa. E embora os debuts da JYP já tendam a ter sucesso pela própria fama que a empresa já tem, os resultados foram muito além do esperado.

O videoclipe de estreia chegou em 50 milhões de visualizações em apenas 5 meses, batendo o recorde de MV de debut com mais visualizações até então. E ainda no mesmo ano (ou seja, em menos de dois meses) o grupo assinou mais de 10 contratos de propaganda e faturou um total de KRW1.8 bilhões, aproximadamente 5.8 milhões de reais.

Em cerca de um ano o mesmo videoclipe chegou a 100 milhões de visualizações, tornando o Twice o quarto girl group da história a alcançar 100 milhões de visualizações, e Like Ooh-Aah o primeiro videoclipe de estreia de qualquer grupo de K-pop a alcançar essa marca.

Hoje o primeiro videoclipe passa das 235 milhões de visualizações. E você confere ele aqui:

Ritmo Acelerado

Além do primeiro, todos os singles e álbuns seguintes alcançaram marcas notáveis e fizeram com que a carreira das meninas decolasse em um ritmo acelerado. Com exceção do videoclipe mais recente, todos passam dos 100 milhões de visualizações.

Tudo em que o Twice aparece gera bons resultados, tanto em dinheiro para a JYP quanto em popularidade para as meninas, que no ano passado passaram a gravar músicas em japonês e fazer diversos concertos no nosso querido Japão, o que é bem legal já que 3 delas são japonesas.

Com tantos sucessos, fica difícil para mim falar com detalhes de cada um, então deixo uma pequena seleção dos meus videoclipes favoritos para que vocês conheçam o grupo e suas características marcantes: a mistura de vários ritmos em uma mesma música, os refrões que grudam na cabeça, as coreografias que te deixam morrendo de vontade de aprender e a versatilidade que faz as meninas se adequarem aos conceitos desde os mais fofinhos até os mais elaborados de vez em quando.

Do Cinema para o MV

O single mais recente do grupo foi lançado em 09 de abril deste ano e em menos de um mês já atingiu mais de 60 milhões de visualizações. E de quebra ainda chamou a atenção da mídia mundial e do público nerd no geral ao fazer referência a alguns clássicos e ícones do cinema.

Entre as referências estão La La Land, Ghost, Pulp Fiction, La Boum e até mesmo O Diário da Princesa. Fora personagens como o eterno Carlitos, de Chaplin.

Vale a pena dar uma conferida em quanto a gente se pergunta como essa repercussão toda vai influenciar os próximos sucessos das meninas.