Anúncio

Três dias que passaram voando, a tão aguardada estreia do Anime Friends na cidade maravilhosa foi boa a ponto de não se conseguir ver o tempo passar! Com uma sinergia de boa produção com um público carente de um grande evento, o Anime Friends Tour: Rio de Janeiro 2019 conseguiu reviver um sentimento de se estar num genuíno evento de anime.

Confira também: Anime Friends Tour: Rio de Janeiro 2019 | Especial Cosplay

ENFIM RIO CENTRO!

Não era desde ontem que um evento de anime no Rio Centro era tão desejado! Como aqui no Rio de Janeiro se recebe a Bienal do Livro, a maior feira de livros da América Latina, com certeza já é de muito tempo que os otakus cariocas iriam gostar de ver aquele enorme espaço recebendo um evento voltado para animes.

Mas a sorte não sorria para nós. Escolas improvisadas aqui, clubes de futebol calorentos ali, liceus; foram precisos mais de uma década, desde aquela menção em casa (pra muito pode ter sido quase duas) para que finalmente o Rio de Janeiro ganhasse um evento à altura de sua fanbase. E o comparecimento das pessoas, principalmente no final de semana, deu uma resposta à altura da iniciativa!

Do lado de dentro do Pavilhão Azul

O ESPAÇO DO EVENTO

Depois de dois anos de Rio Matsuri fazendo o mesmo trajeto: estação do BRT Rio Centro + Pavilhão Verde, a organização do Anime Friends Tour arranjou o espaço de um jeito bem inteligente e que quebrou essa rotina, aproveitando não só um dos quatro pavilhões do Rio Centro que por si só já é grande, como também aproveitou a entrada dos enormes corredores que dão acesso a eles, instalando ali mesmo a entrada e o palco principal, formando um estande gigantesco de duas faces, onde mesmo quem apenas passava por fora já veria os letreiros enormes do Anime Frieds.

Por isso que não se enganem: foram pessoas o suficiente para lotar um pavilhão inteiro, mas atrair um monte de pessoas para o palco principal do lado de fora deu espaço o suficiente para que se pudesse andar livremente pelo evento. Os cosplayers certamente agradecem!

O palco principal, semicoberto, deu até um frescor para as atrações à luz do dia

Como esse ano foi de estreia, algumas coisas soaram experimentais, como a disposição de estandes de vendas, um tanto tímida para o espaço enorme disponível. De todo modo, o público teve a disposição colecionáveis, itens decorativos, camisetas e até mesmo uma lojinha da Sanrio expondo merchans da Hello Kitty e do Gudetama.

ATRAÇÕES DE PESO

O Anime Friends Rio de Janeiro não fechou a mão para convidados especiais. Yumi Matsuzawa, icônica cantora das aberturas de Bucky e Cavaleiros do Zodíaco: Saga de Hades voltou à cidade depois de sua primeira visita em 2016, no último Anime Family. Para os fãs de tokusatsu, Takumi Tsutsui e Shouhei Kusaka, os eternos Jiraiya e Jiban, junto com Takumi Hashimoto, o Manabu, foram presenças mais do que marcantes para mais de uma geração! A banda Snowkel também voltou para o Brasil esbanjando um indie rock japonês à luz das aberturas de Naruto e Gintama, além, é claro, da artista NaDa, ex-integrante do grupo de kpop Wa$$up.

A boa notícia é que o Suco de Mangá conseguiu participar de entrevistas com essas e outras atrações que logo estarão disponíveis para vocês!

Houveram também apresentações especiais de tokusatsu, onde os Ultraman combatiam monstros e ameaças com a ajuda e a torcida do público que acompanhou uma encenação de altíssimo nível, com direito a voadoras, acrobacias e efeitos especiais sincronizados fazendo a alegria de adultos e crianças!

Ultraman Zero enfrenta Ultraman Belial e o terrível Arch-Belial

Do lado de cá, Eduardo Miranda veio prestigiar os fãs da saudosa TV Manchete e Guilherme Briggs foi um show completo em um homem só, com um carinho enorme aos presentes e uma espontaneidade enorme na hora de fazer todo mundo rir!

Guilherme Briggs numa conversa descontraída no palco principal do Anime Friends

O PÚBLICO QUE FEZ O ANIME FRIENDS TOUR

Uma das coisas mais felizes desse evento foi não só a qualidade dos cosplayers que estiveram no Friends, mas a variedade deles! Não faltavam ótimos cosplays de clássicos como One Piece, Kuroshitsuji e Naruto, como também não faltavam cosplays de animes mais recentes de temporada como Blend S, Land of Lustrous, Cells at Work, Promised Neverland e até mesmo Kimetsu no Yaiba, que ainda está estreando! Presenciar isso deu muita esperança de ver mais fãs de anime dando valor e uma chance aos animes mais recentes, renovando o gosto por anime numa fanbase que não cessa de crescer!

Foram muitas fotos de muita gente bacana, que com certeza valerá uma matéria à parte dedicada aos cosplayers do Anime Friends.

E se isso não bastava para ser emocionante o suficiente, o desfile cosplay de sexta-feira presenciou uma cadeirante subindo ao palco, mostrando que os eventos de anime também são lugares onde todo mundo pode se realizar, onde todo mundo pode se divertir e ser bem apreciado por participar do evento!

A maior alegria de um evento de anime é justamente poder ter um dia menos isolado na sua vida de fã de cultura pop, onde brotam pessoas e mais pessoas que de repente estão falando ou usando cosplay de alguma obra que você nunca ouviu mais alguém falar sobre. Poder pedir aquela foto, fazer aquela piada que só quem entendeu o anime entenderia a referência, ou simplesmente elogiar a roupa de alguém.

Quem faz o evento são as pessoas que dão as caras e a energia, mas com certeza a equipe produtora do Anime Friends Tour acertou bastante num evento que foi tão bom, que os dias passaram como um relâmpago, se despedindo do Rio de Janeiro já deixando saudades e com votos de que voltem outra vez ano que vem!

Até a próxima vez!