Entre os fãs do movimento conhecido como visual kei e também dos não habituados, é quase impossível não ter ciência de uma banda japonesa que com 17 anos de estrada já conquistou popularidade em diversos países do mundo, incluindo o Brasil. Apresentamos o the GazettE!

Um nome pequeno, mas de muitos sentidos

the GazettE é o tipo de banda que somente o nome é o suficiente para saber que se trata de algo promissor. Por que? Bem. Instituída em 10 de março de 2002, o grupo composto por RUKI, URUHA, AOI, REITA e KAI – e inicialmente por YUNE (ex-baterista) – traz um som cheio de influências tanto individuais quanto não individuais. Digamos que o nome the GazettE por si só – sem estar atrelado a nenhuma frase – engloba um “q” de sentidos que facilitam a percepção do ouvinte quando o assunto é visual e música.

Se você gosta de circo, THE SUICIDE CIRCUS certamente é a música/vídeo, pois unindo elementos do universo circense e um j-rock com qualidades sem iguais temos uma performance maravilhosa dos membros da banda e dos artistas convidados, em especial a do próprio RUKI. O making-of desse trabalho é de um esforço que vale a pena assistir.

the GazettE: Os camaleões do J-ROCK

É realmente difícil falar sobre mudanças de visual quando o assunto é visual kei e o fator se deve ao número de bandas que existem por aí, porém ao nos depararmos com o the GazettE a questão sofre pequenas – se não importantes – mudanças. A cada projeto iniciado, uma nova maquiagem e roupagem e até mesmo um estilo diferente.

FADELESS é de perto o vídeo promocional mais lindo, repleto de cores escuras, quentes e objetos, o PV abrange o lado Baudelairiano do the GazettE. Um dos fatores positivos é de fácil percepção nesta música: a capacidade de prover distinção entre os instrumentos – algo que já cheguei a comentar aqui em outras matérias anteriores – musicais. Ponto alto para os back vocals femininos que representam uma das marcas da banda.

Tirem as crianças da sala, pois DERANGEMENT, uma das canções que possui noções do EDM e um cunho erótico – no bom sentido – vem com um RUKI e Cia explosivos num dos PVs onde os rapazes não estão de maquiagem. Isso mesmo. Sem maquiagem.

INSIDE BEAST, PROJECT DARK AGE e NINTH

Tirado do álbum BEAUTIFUL DEFORMITY a canção INSIDE BEAST foi a primeira a usar o back vocal de duas meninas que ainda aparecem ao lado de RUKI no PV. Emblemático! Temos um RUKI vestindo um pijama de bolinhas ao que tudo indica e rodeado por ursinhos, URUHA privado de sua visão e liberdade, REITA num modo pirofágico, AOI cansado de dançar com marionetes e um KAI executando BDSM.

Após o álbum BEAUTIFUL DEFORMITY o the GazettE surgiu com um anúncio nas redes sociais e a divulgação de um vídeo sobre o que mais tarde eles chamariam de PROJECT DARK AGE – projeto que incluía diversos “movimentos” e cada um deles disponibilizava informações e novidades a respeito do projeto – e lançamento do tão aguardado álbum DOGMA.

Sem dúvidas, DOGMA foi o trabalho mais aguardado da banda, pois a cada movimento os fãs ficavam intrigados do que poderia ser a surpresa. Um álbum, dois singles e uma turnê mundial. 11 movimentos e o GRAND FINALE fechando uma turnê pelo Japão. Os movimentos 10 e 11 foram à turnê no Japão e o GRAND FINALE foi um GOLDEN TICKET para o último show do projeto.

Obscuro, Herege, Simbólico e Satânico, mas Belo. Essas seriam as palavras adequadas para o álbum mais aguardado na carreira dos 17 anos de existência do the GazettE.

E para os que pensavam que DOGMA seria o trabalho mais primoroso, se enganou, pois NINTH o 9° álbum superou o seu antecessor no quesito som. Prova? Confira:

Com uma qualidade cinematográfica de ponta, FALLING surpreende e demonstra ser a nova imagem dos veteranos do visual kei.

Mas é só isso?

É óbvio que não. Os 17 anos de estrada firmaram o the GazettE nas entranhas da terra, seja pelo carisma musical ou pelo visual que a banda tanto preza, quem acompanhou a banda de perto, sabe que foram anos de mudanças e refinamentos.

Quem nunca ouviu. Ouça. Quem já ouviu. Continue ouvindo, pois ao que tudo indica, eles tem muita a oferecer e apresentar aos fãs. Eu como um fã de carteira, posso dizer sem medo e com a mente tranquila que nenhuma outra banda do movimento visual kei depois de X-JAPAN e LUNASEA encantou tanto o público dentro e fora do Japão como o the GazettE.

PLAYLIST DO SHOW EM SÃO PAULO

Mais informações sobre o show do the GazettE no Brasil AQUI.

SITE OFICIAL