Extremamente populares nas convenções de cultura pop do mundo todo, os cosplayers literalmente encarnam seus personagens favoritos. A palavra “cosplay” vem da junção de “Costume” (fantasia); e “Play” (brincar, interpretar).

Livros de literatura fantástica ganham espaço na CCXP 2016

Numa tradução não literal significa “brincar de se vestir”, por isso, chamamos de cosplayers as pessoas que se vestem como personagens de histórias em quadrinhos, filmes, games, mangás, animes ou de outras áreas da cultura pop.

Desde a primeira edição da CCXP – Comic Con Experience, o evento se firmou como o ambiente ideal para cosplayers exibirem seu hobby e sua arte, com recursos e serviços exclusivos, além de um concurso super disputado. Este ano, assim como no ano passado, o primeiro colocado será premiado com um carro zero km.

A programação e serviços voltados para este público compõem a iniciativa Cosplay Universe, patrocinada pelo canal Syfy, que participa pela segunda vez da CCXP. O universo cosplay faz parte da programação do canal, que exibe o programa Face Off, reality show de competição entre talentosos profissionais de maquiagem e efeitos especiais. A cada semana, os concorrentes são desafiados a criar efeitos de maquiagem artística elaborados, que incluem desde maquiagem corporal à criação de monstros. O Syfy está em sua décima temporada do programa.

Experiências Cosplay Universe by Syfy

Parada:

A programação da iniciativa inclui a Parada Cosplay Universe, um grande passeio cosplay realizado diariamente às 15h dentro da CCXP – Comic Con Experience, no qual os participantes seguem marchando pela rua principal do evento. Todos os cosplayers estão convidados, desde veteranos até amadores e curiosos, sem limitações de tema ou orçamento. A ordem é se divertir e divertir o público ao seu redor!

Convidadas:

A CCXP 2016 tem a presença da cosplayer internacional Yaya Han e da artista Kay Pike, que ministrarão workshops para compartilharem suas técnicas e dicas com o público brasileiro. Yayá também será jurada no concurso Cosplay Experience.

yaya-han-anuncio-ccxp

Yaya foi eleita em 2014 e 2015 entre as 10 cosplayers mais populares do mundo, segundo diversos rankings, como da revista Playboy norte-americana. Ela estará no showfloor da CCXP em um espaço próprio onde os fãs poderão comprar fotos e conseguir autógrafos. Residente nos Estados Unidos, a cosplayer tornou-se famosa por suas fantasias inspiradas em personagens famosos de quadrinhos, games e mangás, como a Chun-Li (da série de jogos Street Fighter) e Psylocke (das HQs da Marvel), entre muitos outros – ao todo, ela já criou e produziu cerca de 300 cosplays diferentes. Por sua influência e expertise no assunto, a artista fez aparições no programa de TV Heroes of Cosplay, do canal Syfy norte-americano em um documentário chamado Cosplay – Crafting a Secret Identity (2013), além de ter participado diversas vezes como jurada no reality show King of the Nerds, do canal TBS.

Kay Pike (Imagem Divulgação)
Kay Pike (Imagem Divulgação)

A artista e body painter canadense Kay Pike alcançou reconhecimento mundial com suas pinturas corporais que emulam com perfeição desenhos de personagens célebres da cultura pop, como Mulher-Maravilha, Superman, Homem-Aranha e Batman, entre outros. Kay despontou para a fama primeiramente na internet, ao publicar fotos de seus trabalhos na plataforma Reddit. Em pouco tempo, suas pinturas corporais chamaram a atenção de jornais, revistas e programas de TV de todo o mundo. Atualmente, Kay mantém transmissões ao vivo pelo site www.twitch.tv/KayPikeFashion, em que performa sua arte para milhares de fãs.

Hospitality Cosplay:

Os cosplayers que vão à CCXP 2016 novamente contarão com um camarim exclusivo, com cabines individuais e chapelaria para que possam preparar seu cosplay com conforto. O camarim conta com o inovador serviço Cosplay Help, com profissionais preparados para fazer pequenos consertos e ajustes durante o próprio evento e sem qualquer custo.

A programação Cosplay Universe by Syfy também inclui o aguardado Concurso Cosplay Experience que acontece no dia 4 de dezembro e tem Yaya Han como uma das juradas. A atração reunirá os finalistas escolhidos nas seletivas online. O prêmio principal é um carro 0 km oferecido pela JAC Motors (Certificado de Autorização CAIXA n°3-2761/2016).

“Estamos muito satisfeitos em continuar apoiando a paixão dos cosplayers brasileiros nesse grande evento que celebra a cultura pop e nerd. A CCXP, assim como o Syfy, foi feita para pessoas que vivem a fantasia e o universo da imaginação. É com muito orgulho que estamos presentes com a nossa marca pelo 2º ano consecutivo”, diz Paulo Barata, CEO da NBCUniversal International Networks Brasil.

A CCXP – Comic Con Experience 2016 acontece entre 1 e 4 de dezembro no São Paulo Expo, próximo à estação Jabaquara do Metrô, com conteúdos para fãs de quadrinhos, cinema, programas de TV, desenhos animados e outras áreas da cultura pop. O evento ocupará 100 mil metros quadrados (80% a mais que na edição de 2015) e espera receber 180 mil visitantes de todos os Estados do Brasil e também do exterior, firmando-se como a maior comic-con da América Latina e a terceira maior do mundo em público, atrás apenas da San Diego Comic-Con e da New York Comic-Con. Os ingressos de sábado (3/12) e o pacote para os quatro dias já estão esgotados. Os ingressos para quinta, sexta, domingo e Full Experience ainda estão à venda. Para adquirir ingressos e saber mais, acesse o site www.ccxp.com.br.