Anúncio

Se eu pudesse escolher viver em um filme, esse filme certamente seria Sussurros do Coração (ou sussurro do coração, dependendo da tradução), longa de 1995 escrito por Hayao Miyazaki, dirigido por Yoshifumi Kondo e baseado no mangá Mimi o Sumaseba de Aoi Hiiragi.

A história tem como protagonista Shizuku Tsukishima, uma estudante do ginasial que é viciada em livros. Após ler uma série de livros, ela percebe que todos eles foram emprestados anteriormente por Seiji Amasawa, e resolve tentar descobrir quem é o jovem.

Um dia, ao levar o almoço para seu pai – que é bibliotecário – ela acaba seguindo um gato até uma parte da cidade que nunca havia ido anteriormente, lá ela descobre uma loja de antiguidades onde há uma estranha estátua de gato. O dono da loja é o avô de Seiji, e por a caso ele estuda na mesma escola que Shizuku.

História complexa e simples ao mesmo tempo…

Se você ler somente o resumo do filme, é muito possível que você fique pouco interessado, isso porque a história de Sussurros do Coração é mais complexa (e simples ao mesmo tempo) do que possa ser explicado.

Você pode achar que a trama envolve um romance adolescente, e está certo, porém – mais do que isso – o filme é sobre o amadurecimento dos indivíduos, as dúvidas que permeiam quando estamos virando adulto, os medos do futuro e os caminhos para descobrirmos a nós mesmos.

Questionamentos e Decisões

Com quase duas de filme, Sussurros do Coração toca – e emociona – por causa que acabamos nos encontrando na protagonista, aflita com as provas do Ensino Médio, sem saber se é isso que ela realmente quer. Na verdade, se fosse resumir o filme, seria justamente isso.

Sussurros do Coração é sobre uma adolescente que não tem ideia do que quer ser, ou fazer, em seu futuro. Aflita, ela segue dia após dia se questionando a respeito das suas decisões, até que – ao conhecer Seiji – ela é motivada a ir atrás daquilo que sonha e ama.

Aqui no Brasil, é comum que passamos pelas mesmas dúvidas e medos ao encerrar o ensino médio e decidir o que faremos a seguir. Faculdade? Qual curso? Se não, então trabalha no que? Constantemente somos pressionados a tomar, ainda muito jovens, decisões que vão afetar nossa vida inteiro, e isso é terrivelmente assustador.

Intenso, lindo, e emocionante, Sussurros do Coração se tornou um dos meus filmes favoritos facilmente. E há uma curiosidade: em 2002 um spin-off foi produzido pelos Studio Ghibli com o nome de “O reino dos Gatos” com um dos personagens secundários (a estátua de gato chamada Barão, citada anteriormente).

Não perca a oportunidade de conferir ambos na plataforma de streaming Netflix enquanto estiverem disponíveis.

ASSISTA AGORA NA NETFLIX