ponyo studio ghibli
Anúncio

Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar, ou apenas Ponyo, é um filme japonês produzido pelos Studio Ghibli, com roteiro e direção do gênio Hayao Miyazaki e distribuição pela Walt Disney.

O longa, que estreou no Japão em 2008, é uma aventura inspirada pelos contos clássicos de A Pequena Sereia e a lenda de Urashima Taro.

Na história, um mago – que anteriormente foi humano – não percebe quando sua filha peixe dourado (Ponyo) foge para descobrir o oceano, e por consequência o mundo humano. Ao ficar presa em um jarro de vidro, ela é resgata por Sosuke, um garoto de cinco anos que sonha em ser capitão de navio.

A partir daí os dois desenvolvem uma amizade, porém, o Mago traz Ponyo de volta ao oceano, a peixinha – que na verdade é filha de uma deusa do mar – resolve então se transformar em humana para ficar com Sosuke.

Sucesso desde seu lançamento!

Ponyo foi um sucesso logo após seu lançamento, sendo comprada a outro grande título do diretor, Meu vizinho Totoro. Também foi indicado na categoria de Melhor Filme em 2008 no Festival de Veneza.

Apesar da temática romântica ser citada algumas vezes durante o filme, o longa é mais uma aventura que explora a amizade infantil, assim como aproveita para abordar temáticas mais sérias como a poluição ambiental, os laços familiares, a pureza infantil, e a relação do homem e natureza.

Uma explosão de cores!

Com trilha sonora por Joe Hitashi, o filme é uma explosão de cores, sons e movimentos, podendo ser facilmente considerado psicodélico. A animação é primorosa, o roteiro – mais uma vez – é construído de uma maneira que não seja cansativo, mesmo com uma duração acima da média para animações. Além disso, eu acho importante pontuar que não há um real antagonista no filme. Muitos podem considerar o mago, pai da Ponyo, como o “vilão”, porém isso não é verdade.

Filmes como esse, onde não há uma batalha entre bem e mal, são muito mais difíceis de se desenvolverem – na minha opinião – já que a trama se desenrola sobre temas mais reais, como o desenvolvimento das personagens frente aos empecilhos da própria vida (tendo em vista o contexto fantasioso).

Um dos melhores filmes do estúdio Ghibli, sem pensar duas vezes, está agora disponível no catálogo da plataforma de streaming Netflix, e merece atenção de fãs de todas as idades.

ASSISTA AGORA NA NETFLIX