Anúncio

Colado juntinho com as festas de Natal, o Ressaca Friends 2019 aconteceu no final de semana dos dias 21 e 22 de dezembro, no Centro de Convenções PRO MAGNO, na Barra Funda, São Paulo.

Nesta edição, o Suco de Mangá teve a chance de acompanhar diversas atrações no Auditório mediadas pelo Bellan. E ter a chance de fazer parte dessas atividades também foi uma oportunidade de ver o que se tornou o Friends depois que a Maru Division tomou as rédeas do evento.

IMPRESSÕES GERAIS

Me foge à memória a última vez que um evento contou com ônibus que levavam e traziam as pessoas da estação de metrô até o local. Isso por si só já foi algo bem impressionante se imaginarmos o custo disso com os demais custos para trazer três personalidades internacionais e pagar cachê de dubladores. Deu pra perceber a boa vontade que essa edição teve de realizar um ótimo evento.

ressaca friends 2019 kenji oiwa

É muita arrogância querer bem ou mal avaliar o próprio trabalho; é melhor deixar isso para terceiros. Mas muitos de nossos leitores moram em outras cidades e estados, então é bom dizer alguma coisinha sobre o que foi palestrar no Ressaca Friends. É preciso frisar que essa oportunidade chegou como a Inquisição Espanhola (ninguém espera pela Inquisição Espanhola…). Tão repentina quanto a oportunidade em si foi a surpresa de saber que todas as três sugestões de temas foram bem aceitas!

E assim, durante o final de semana, pude falar um pouco com o público que compareceu ao auditório sobre: 1) A simbologia budista presente no anime Dororo (um pouco dela já pode ser vista no nosso Review); 2) O gênero slice-of-life; 3)Monster, Coringa e o problema do Mal. Verdade seja dita, um rapaz de 25 anos não tem como ser o mais experiente dos oradores, mas deu pra ficar muito contente tanto com a conversa como todo (e aí eu tenho que agradecer e muito a companhia da Verinha e do Bellan!) como também foi uma felicidade enorme ver um público que se envolveu, que escutou, que riu e que perguntou!

Ressaca Friends 2019 bellan erick

Que principalmente perguntou, vale ressaltar! Primeiro porque essa é a alegria de qualquer professor, responder dúvidas. Segundo porque até mesmo na terceira palestra, que admito, não é o mais popular dos assuntos, teve gente fazendo pergunta e teve gente fazendo pergunta desafiadora! Porque falar sobre Mal e vilões e como a cultura pop nos faz pensar sobre essas coisas não são temas fácil ou mesmo confortáveis. E foi feliz demais ver gente fã do gênero slice-of-life feliz a cada referência que era trazida ao papo, que falou feliz ao microfone sobre suas séries favoritas, apreciando o papo como um todo.

De minha participação nesse evento, só tenho a dizer isso. Avaliações propriamente ditas, como disse, deixo aos terceiros (e todas elas são bem-vindas). Agora só resta a agradecer mais uma vez, ao Bellan, por acreditar na ideia e pela equipe do Ressaca Friends por ter aceitado de bom grado as sugestões!

Ressaca Friends 2019 público

COSPLAYERS

Pra fechar esse curto apanhado pessoal do que foi o Ressaca Friends, devo fazê-lo em cima daquilo que realmente fez o evento. De um modo ou de outro, entre preparos aqui e ali entre palestras e trapalhadas de uma cabeça avoada que perde os próprios pertences, não deu pra acompanhar de perto as atrações do evento.

Sei e aprecio muito o fato de terem convidado um professor japonês para falar de virtual youtubers, uma febre enorme no Japão que ainda não tem lá muita vazão no Brasil, mas que definitivamente tem lá suas meia dúzias de fãs nos trópicos, entre eles este que vos fala. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o fenômeno, pode lê-lo aqui!

Mas o que realmente fez o evento e foi de cair o queixo e que são a marca registrada da nata dos eventos paulistas, são os cosplayers. Quantas vezes você vê um público aplaudir de pé um cosplay de tão bom que ele ficou? Pois é, isso aconteceu. E há quanto tempo não se via grupos e mais grupos de cosplayers? Demon Slayer? Teve. Fate Grande Order?! Para minha imensa surpresa, teve! Não sei de qual caverna saíram (ou de qual caverna eu estive enfiado este tempo todo), mas estavam todos excelentes! Até mesmo grupo cosplay de Bleach, a coisa mais 2008 possível, tinha para a alegria de muitos.

Com certeza quem quiser ver mais desses cosplayers, poderá ver na nossa galeria dedicada só para estes. O trabalho de fotografia do Belga nesse evento foi espetacular como sempre, algo que só dá pra explicar mostrando. Parte tanto do trabalho quanto da diversão do evento foi justamente andar pra lá e pra cá procurando cosplayers, dando sugestões de poses e assim fazendo os melhores clicks possíveis, prestigiando o esforço de cada um pra deixar seu personagem favorito pronto para o evento.

E é agradecendo também aos cosplayers pelo show visual, bem como os já mencionados amigos do Suco e do Ressaca Friends, que fecho esse curto apanhado do evento. Mas mais partes dessa cobertura virão com o tempo. Enquanto isso, aos nossos leitores, boas festas!