Anúncio

A palavra “Encanto” vem do latim Incantare que significa “lançar um feitiço contra alguém”. Acredito que essa definição seja mais que adequada, pois se tratando das obras do Estúdio Ghibli, a única palavra que me vem a mente é essa: Encanto.

Todos os filmes que assisti do estúdio me fez ficar com os olhos vidrados na tela, prestar atenção aos detalhes é quase um vicio. Um dos conceitos presentes nas obras que assisti é o “Ma”, que significa vazio. Os diretores, em especial o Miyazaki, te levam a contemplar momentos em que nada acontece, parar no tempo junto com o personagem.

A função dessas cenas ali, na minha opinião, é te encantar.

Nos bastidores da produção esse conceito também é aplicado, no prédio do estúdio há um terraço onde eles apreciam a vista, observam a beleza do céu e dão uma pausa, aplicando na rotina os momentos de vazio.

Ghibli Ma momentos
Imagem Divulgação: Ghibli

As obras do Ghibli, entretanto, não ficam apenas no prazer estético. Os temas abordados exprimem a natureza humana e a forma como vivemos na sociedade. Usando da poética e da sensibilidade temas como o crescimento, honra, amizade ganham luz nas telas ao mesmo tempo que tópicos mais pesados, que não se espera ver em filmes infantis, como fascismo, exploração infantil, ganância humana se revelam entre as cenas.

Princesa Mononoke
Imagem Divulgação: Ghibli

De todos os filmes que assisti do Ghibli e ainda falta alguns como o clássico “O Túmulo dos Vagalumes“, por que ainda não assisti? Sei que é triste e não tive coragem de ver, mas verei com certeza.

Anúncio

Meus “encantos” favoritos

Partindo da minha experiência com as obras do estúdio e da minha opinião pessoal, os filmes que mais me deram a sensação de encantamento foram:

O Castelo Animado
Imagem Divulgação: Ghibli
As Memórias de Marnie
Imagem Divulgação: Ghibli
O conto da princesa Kaguya
Imagem Divulgação: Ghibli
O Castelo no Céu
Imagem Divulgação: Ghibli

Se alguém me perguntar o porquê esses quatro são os meus favoritos, eu teria inúmeras respostas: a animação impecável, os cenários deslumbrantes, o universo construído. Mas todos os filmes tem esses aspectos muito bem trabalhados então, sinceramente, eu só sou apaixonada nesses filmes.

Se você tem vontade e quer ser enfeitiçado pelos filmes do Estúdio Ghibli, grande parte está disponível na Netflix. Então depois de assistir volta aqui e comenta o seu favorito.

Anúncio