SSD Kingston vs HD 5400 RPM | Suco Tech

Anúncio

Vamos com mais um teste de comparativo! A Kingston cedeu para a gente o modelo SSD A400, e vamos comparar a performance com um HD.

Resolvemos fazer um teste de Loading (carregamento) entre o modelo de 120GB da Kingston contra um HD comum de 5400 que temos por aqui, para vocês verem as diferenças em três jogos: Rise of the Tomb Raider, Dark Souls Remastered e Dragon Ball FighterZ.

CONFIRA TODAS AS ESPECIFICAÇÕES NO SITE DA KINGSTON

Metodologia

Resolvemos fazer um teste prático em jogos, com o carregamento (loading) de três títulos: Rise of the Tomb Raider, Dark Souls: Remastered e Assassin’s Creed Odyssey, contando a partir do clique com o mouse até o aparecimento do personagem.

Para evitar o uso de Cache do computador, reiniciamos o mesmo em todas as gravações. Para a captura, utilizamos o aplicativo da NVIDIA, com o último driver disponível (417.35).

ssd kingston
Modelo de 120GB que recebemos da Kingston (Foto: Suco de Mangá)

Resultados

Iniciando om Dragon Ball FighterZ, o SSD da Kingston ofereceu um loading de 9s, contra 14s do HD de 5400 RPM. No segundo jogo, Rise of the Tomb Raider, o SSD levou uma vantagem onde o tempo de loading fora de 21s contra 45s do HD, ou seja, menos da metade do tempo!

Em nosso terceiro teste, com Dark Souls: Remastered, o SSD da Kingston obteve um loading de 5s, contra 6s do HD.

Conclusão

Com exceção de Dark Souls: Remastered, onde o tempo de loading deve estar no limite, games de alto rendimento, carregamento de textura e com loadings mais demorados, devem se sobressair em grande vantagem com um SSD.

Vale lembrar que o modelo analisado pela gente é o de 120GB, o que dá margem para jogos mais compactos e MOBAs. Jogos que ocupam mais de 60GB, como um Assassin’s Creed: Odyssey, por exemplo, pode necessitar de mais espaço alocado – caso tenha o sistema operacional instalado.

Modelo de 120GB que recebemos da Kingston (Foto: Suco de Mangá)

Ademais, com a baixa nos preços nos últimos meses, os SSD viraram de um artigo de luxo para algo quase que indispensável para um PC Gamer, indubitavelmente recomendado para extrair o máximo de desempenho em suas jogatinas.

*Os jogos Dark Souls: Remastered e Dragon Ball FighterZ foram cedidos gentilmente pela BANDAI NAMCO.