Anúncio

A história de Sewayaki Kitsune no Senko-san segue a vida de um homem que recebe a visita surpresa de uma menina-raposa que vem do mundo dos espíritos para aliviar o cansaço de sua vida árdua. Confira aqui as primeiras impressões de mais um anime da Temporada de Primavera 2019!

UM ANIME PARA OS DESAMPARADOS

Nakano é um assalariado qualquer que vive uma vida monótona e vazia. Do mundo espiritual, é possível ver uma mancha negra crescendo em volta desse homem desgastado e sem qualquer perspectiva de que algo de bom na vida vá acontecer. Alguns de nós podemos entender o perigo dessa última frase mais rápido do que outros. Alguém mais familiarizado com um certo desgaste e com um sentimento de que tudo o que está aí vai ser o mesmo pra sempre pode entender o que essa mancha negra significa. E que, se não tratada, ela engole a pessoa por inteira e sua vida fica ameaçada… por si mesma. Nesse anime, um espírito de raposa vai ao mundo humano salvar Nakano de si mesmo, o nome dela é Senko.

Apesar da cena da cauda poder soar esquisita, Senko-san não é um ecchi. E tentar enxergar o anime desse jeito acaba dizendo mais de quem aponta o dedo do que do anime em si. Seu primeiro episódio nos mostra mais uma estreia que, ao confortar Nakano de sua vida dura e sem cor, se mostra um anime que indiretamente ampara os desamparados. E como sabemos, há vários no nosso meio. Vale a pena até o questionamento: ter escolhido esse anime para escrever sobre neste site talvez não tenha sido por nada.

LEMBRANDO-SE DAS COISAS QUE IMPORTAM

Nakano chega em seu apartamento tarde da noite, após ter feito hora extra em seu trabalho. De novo ele tem que pegar o último trem do dia para chegar em casa. Como em todos os dias, todos muito cansativos. Ele vai para casa com comida pronta do mercado para comer de qualquer jeito para dormir um pouco e estar no trabalho cedo no dia seguinte, isso se já não for o dia seguinte quando ele for se deitar.

A surpresa de Nakano ao chegar não é só por ter uma garota usando sua cozinha, vestindo roupas de sacerdotisa, com cauda e orelhas de raposa. Tão excêntrico e inusitado quanto isso, era a chance de alguém estar em sua casa de todo. Ainda mais surpreendente é alguém ter reparado em alguém tão anônimo e tão sem importância quanto todo o resto do mundo.

São tantos anos sem contato humano significativo, que a sensação de comer uma refeição preparada por alguém sem ser ele próprio lhe era uma novidade. Ou de comer com mais alguém à mesa. Coisas tão banais, mas que só são percebidas quando já não se tem mais ninguém na vida. A chegada de Senko dissipa essa aura negra ao redor de Nakano e o faz lembrar coisas que ele próprio havia deixado para o esquecimento. O assalariado voltou a ser o menino que se lembrava dos tempos que via a avó e se perdia na floresta, onde desde já era ajudado por uma figura familiar.

CONFORTO DA SEMANA

Assim como Yuru Camp, Meddlesome Kitsune Senko-san é um anime que conforta quem assiste. Dá pra perceber que o público alvo aqui é de um nicho bem menor do que para aquelas pessoas que curtem acampar. Senko-san é um anime que fala aos desamparados, tendo um momento bem ao final do anime apenas entre Senko e o espectador. Às vezes é de cortar o coração o jeito como a menina-raposa se expressa, mostrando que tem muito Nakano na vida real. Para alguns que assistirão, Nakano será só um personagem qualquer; para outros, Nakano será um reflexo de quem assiste.

O anime é muito recomendado pra quem está cansado. Mais ainda para quem a vida já não tem mais tantas cores quanto um dia já teve.