Anúncio

Enfim SamSeriousStone marca sua presença na geração atual com as piadas de tiozão e muitas balas para os alienígenas. Serious Sam 4 é um first-player shooter carregado de inimigos e armas onde você controla Sam na luta da Terra contra as forças de Mental.

A franquia Serious Sam marca uma revolução da Croteam, o estilo de jogo semelhante a Doom e Quake agrada muito quando o assunto é atirar. Mas a cereja do bolo está na ambientação e nos diálogos escrachados carregados de humor e nonsense.

Além disso a proposta de Serious Sam 4 além de trazer a nostalgia de todos os outros jogos da franquia é adicionar uma experiência única. A dificuldade de enfrentar as hordas alienígenas é algo fora dos livros então fique calmo e atire como se não houvesse amanhã.

É hora de atirar

Serious Sam 4 apresenta um leque de armamento e artefatos para ajudar você a superar as hordas de alienígenas. Desde sua pistola até um lança foguetes, cada alienígena tem uma arma que o assusta mais. Mas algumas delas tem um upgrade deixando ela magnifica!

Outra mecânica são os pontos S.A.M (Sirian Artifacts of Might) que dão habilidades para Sam. Já imaginou atirando com duas armas diferentes em cada mão? Ou então aprimorar as habilidades corpo-a-corpo e recuperar vida? E melhor porque não cavalgar seus inimigos enquanto atira e recolhe munição e vida para você?

Além disso você tem a opção de descobrir alguns itens de origem duvidosa para ajuda-lo. Como fragmentos de buraco negro que suga todos os inimigos para a extinção ou uma orbe que altera o tempo e espaço a sua volta deixando todos os alienígenas em slow-motion.

Anúncio

“Rapadura é doce mas não é mole não”

Se você está feliz em ver um mapa aberto e cheio de recursos espalhados pelo chão, está na hora do verdadeiro desafio! A equipe da Croteam deixa você puxando os cabelos quando você derrota uma horda de inimigos e ela reaparece escalonando a dificuldade.

O fato é: Serious Sam 4 não é brincadeira de criança. Por mais que você receba uma arma nova, você percebe que além de testar ela em um inimigo novo ou numa situação próxima, você deve dominar seu espaço. Ficar parado não é uma opção, ir direto no meio do caos também não.

Em muitos momentos a estratégia utilizada foi de correr de costas na diagonal criando círculos para os inimigos enfileirarem e dessa forma exterminá-los. Enquanto você está ali metendo bala a adoidado, o jogo te estimula com a alteração da musica ambiente para uma versão mais metal e violenta.

Outro ponto importante são os segredos das fases. Procurar uma passagem escondida, ou pular em busca de uma plataforma para alcançar uma estátua são alguns requisitos. Alguns segredos estão escondidos nas missões secundárias de cada fase, apesar de não obrigatórias, sempre há uma recompensa e inimigos esperando.

A colheita e seus frutos

Algo que impressiona em Serious Sam 4 é como algumas fases são “infinitas” pois não há uma limitação de mapa na qual você bateria numa parede invisível avisando que ali é o fim. O que também faz você entrar num pensamento, será que tem algum segredo ou é só sacanagem do mapa mesmo?

Em algumas fases você pode usar veículos e até mesmo robôs gigantes. A destruição é garantida mas se você não prestar atenção, já sabe né? Você que é destruído. Uma colheitadeira, o papa móvel Mecha e até mesmo uma Harley faz parte das conduções.

Mas Serious Sam 4 não é perfeito, primeiro a interação do personagem com o combate corpo a corpo e a ação de execução é estranha e no meio do caos não compensa. Deixar inimigos para trás pode causar umas situações desagraveis como o Aludran Reptoid e suas esferas mágicas dando dano durante uma outra cena de horda e você não tem acesso a mata-lo.

Amigos e Revolução

A história de Serious Sam 4 mostra a defesa da Terra e como o inimigo une diferentes países na luta em um estado de caos. Mesmo com um grupo de revolucionários franceses você se vê obrigado a lidar sozinho enquanto eles defendem um quadro!? Quer algo mais cômico que isso?

Por mais simplistas que são as interações com os personagens secundários, em alguns momentos eles estão ali para ajudar… E você só escuta: “Estou sem munição, recarregando” ou seja, além deles serem imortais, eles não ajudam tanto.

Serious Sam 4 apresenta função multijogador em até 4 pessoas, mas não há ainda nenhum conteúdo exclusivo para tal. São as missões do modo história com mais pessoas e mais inimigos. O que pode ser cansativo depois que você já completou a história e jogou algumas horas com amigos.

A Terra é Séria!

Por fim a história de Serious Sam 4 é divertida e recheada de clichês que promete boas gargalhadas até o final. Realmente o jogo procura uma configuração de PC boa para aguentar a carga de informação. Há ainda glitches e renders durante alguns momentos de horda mas nada que atrapalhe muito.

Se você está procurando algo para se divertir, Serious Sam 4 é uma bela escolha. Com um preço acessível para um jogo de horas de duração e replay. Para quem conhece a franquia Serious Sam 4 é carregado de nostalgia e se é sua primeira vez você vai se interessar pela carga e história dos outros jogos.

Serious Sam 4 está disponível para PC (Steam) e Google Stadia, desenvolvido pela Croteam e distribuída pela Devolver Digital. Diariamente a equipe da Croteam está atualizando pequenos hotfixes para melhor a experiência e corrigir bugs para você deixar a carnificina mais empolgante.

~~ Serious Sam 4 é um first-player shooter carregado de armas, explosões e alienígenas com uma carga de dificuldade insana nunca vista antes. Prepare-se para o humor e sangue enquanto você defende a Terra mais uma vez ~~ 

COMPRE AGORA NA STEAM

Anúncio