Anúncio

Salve galera do SUCO!!! Hoje, 5 de agosto, inicia-se a 31ª edição dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, com um total de 42 modalidades esportivas composto de atletas de todo nosso vasto planeta Terra disputando a cobiçada medalha de Ouro! O SUCO traz um especial Olímpico desse histórico evento.

Origens dos Jogos Olímpicos

Reza a lenda que os Jogos Olímpicos nasceram pelo nosso conhecido Hércules, na Era Antiga, por volta de 2.500 a.C., para homenagear seu pai Zeus. Os primeiros registros datam de 776 a.C, onde o termo “olimpíadas” surge quando Iftos, rei de Ilia, Licurgo, monarca de Esparta e Clistenes, rei de Pissa, formam uma aliança e selam a mesma, no templo de Hera no santuário de Olímpia.

Assim, durante um período de 4 anos – entre agosto e julho durante 5 dias –  os jogos eram realizados com provas abertas aos gregos que fossem cidadãos livres e ausentes de crimes. Entre os registros históricos temos: corrida, arremesso de disco, pentatlo, corrida de cavalos, salto em distância, lançamento de dado, boxe, lutas e corrida de bigas! Porém com a invasão do Império Romano os jogos acabaram tendo “apenas” 293 edições.

Hercules_Character
Hercules – Disney (Imagem Divulgação)

O Hércules da era moderna!

Em 1892, Pierre de Frédy, pedagogo e historiador francês conhecido como Barão de Coubertin, apresentou o projeto para reintegrar o mundo em um evento esportivo, mas a ideia não convenceu. Dois anos após a primeira tentativa, a Grécia manifestou interesse e sediaria a primeira edição dos jogos na era moderna, que foi disputada na capital Atenas em abril de 1896 com 14 países e assim, tendo a tradição do evento esportivo renascendo das cinzas para o mundo.

Com exceções dos anos da primeira e segunda guerra mundial, a realização do evento continua de 4 em 4 anos, e para ter uma noção em, na edição 2004 em Atenas, mais de 200 países participaram. Além disso, as olimpíadas promovem os jogos paralímpicos desde 1960, sendo os jogos do rio a 15ª edição!

E os jogos de inverno?

Mas agora, você pode estar se perguntando, mas não existem os jogos olímpicos de inverno e aquele esporte que é a bocha que nossos avós jogam só que no gelo? Existe sim, até este momento você recebeu a informação dos Jogos Olímpicos de Verão!

O inverno e os esportes que só podem ser realizados onde a neve cai também tem seus jogos! Os Jogos Olímpicos de Inverno tiveram seu início em 1924 em Chamonix, França e veio crescendo a ponto que até mesmo o desconhecido curling, veio se popularizar nos últimos anos. Quem não se lembra do jogo para o Nintendo Wii?

Vale lembrar que em 2010 e 2012, foram oficializados os Jogos Olímpicos da Juventude, verão e inverno respectivamente, na qual os atletas são da faixa etária de 14 a 18 anos!

Os tupiniquins e suas conquistas!

O Brasil participou pela primeira vez na Olimpíada de Verão em 1920, em Antuérpia, Bélgica e em 1992, nos jogos olímpicos de inverno em Albertville, França. Contando ambas, são 30 participações em jogos, incluído os da juventude.

O histórico de medalhas vem com: 23 medalhas de ouro, 34 de prata e 111 de bronze e 1 Pierre de Coubertin, esta última, dada aos atletas que mostram espirito desportivo e olímpico, no caso o nosso querido Vanderlei Cordeiro de Lima em Atenas, 2004. Você se lembra do fato? Não?! Ele estava na frente da maratona quando o padre irlandês o empurrou para fora da zona de corrida custando o ouro, mas pela garra ele continua e terminou com o bronze.

Vamos esperar que esse ano o Brasil traga momentos felizes, por enquanto o SUCO se despede correndo com a tocha olímpica com a chama de Moltres para apresentar os jogos, animes e todo conteúdo que tem relação aos jogos olímpicos!!!