Neste mês chegou nas bancas brasileiras pela editora PANINI o mangá ‘Pokémon Black & White’ de ‘Satoshi Yamamoto’(responsável pela arte) e ‘Hidenori Kusaka’(responsável pelo roteiro) e nós do Suco como bons jogadores de Pokémon, não poderíamos deixar de fazer o Primeiro Gole dessa belezinha.
Mas antes de começar o Primeiro Gole, tenho que explicar duas coisas, vamos lá:
- No Japão o título do mangá é ‘Pokémon Special’, e todas as sagas(cada uma é baseada em uma geração do game) são publicadas continuadamente, ou seja, lá a numeração não é reiniciada. Já aqui, assim como em outros países, a saga Black & White foi a ‘primeira a ser publicada’, portanto aqui ela é a edição número 1 e no Japão é a 43.
- O primeiro volume de B&W custa R$6,90 pois é meio-tanko(metade de um volume original), o motivo disso é que no volume japonês sua primeira metade traz o encerramento da saga ‘HeartGold & SoulSilver’ e o volume br não! Mas já foi confirmado pela Panini que as demais edições serão tanko inteiro, sendo publicadas bimestralmente e custando R$ 11,90.
Agora que já expliquei bora pegar um copo de Suco e dar o primeiro gole: -Acho que eu deveria trabalhar na ‘Praça é Nossa’!
O enredo não é cativante, divertido, as coisas acontecem muito rápido, enfim ele chega a ser meio bobinho, pelo menos nesse primeiro volume, mas pelo que eu ouvi dá galera que já leu as edições americanas, ele melhora bastante, enfim não tenho muito o que falar, POIS É POKÉMON e já isto basta! Os personagens (humanos e pokémons) estão no mesmo barco que o enredo, por essa razão não mais nada a falar deles!
Agora a arte é fantástica… ela é o que salva o mangá, pois os desenhos são bastantes limpos e os personagens são muitos caricatos, eles podem até serem um pouco esquisitos, mas esse é um estilo de desenho que eu gosto bastante.
Resumidamente Pokémon Black & White é voltado para as pessoas que estão entrando no universo Pokémon agora ou para quem é realmente muito fã! Na minha humilde opinião a Panini deveria lançar desde o primeiro volume do ‘Pokémon Special’, pois entraria o fato da nostalgia, mas enfim vai entender o que se passa na cabeça dessas editoras!
Vale ou não a pena comprar?
Vale se você acreditar que a série vai melhorar, for muito fã ou colecionar tudo do universo Pokémon.
Não vale se você não gostar de Pokémon ou se quiser comprar um hambúrguer!