Recentemente estive pensando em como entrei nessa onda de gostar tanto de desenhos japoneses a ponto de escrever artigos sobre – e cheguei a fatídica conclusão que sempre gostei, desde pequeno, assistindo a títulos como Hunter x Hunter, Fullmetal Alchemist, Super Campeões, Viewtiful Joe, Inuyasha, Yu Yu Hakusho, Dragon Ball, Pokémon, Cavaleiros do Zodíaco e tantos e tantos outros.

Foi algo perfeitamente espontâneo e gradativo, depois dos clássicos da TV, passei a conhecer novas obras como Naruto, Bleach, One Peace, Fairy Tail… Daí pra frente foi um caminho sem volta, me vi cada vez mais imerso nesse mundo, conhecendo pessoas e coisas novas e me interessando cada vez mais, até chegar a acompanhar os animes por temporada.

Nesse contexto, um amigo meu falou que estava recomendando animes para sua namorada, que não tinha experiência com nada dessa cultura ainda, gerando uma discussão entre nós: Qual anime seria o mais apropriado para se iniciar no “Mundo Otaku”

Com essa pergunta em mente resolvi listar os Cinco Animes que, com certeza, eu recomendaria para os “iniciantes” neste mundo:

1Haikyuu!! – 60 episódios

Haikyuu (Imagem Divulgação)

Inaugurando essa lista, um que com certeza não poderia ficar de fora. De longe meu anime de esportes preferido, Haikyuu é uma ótima opção para quem gosta de algo um pouco menos fantasioso, focado na relação dos personagens, mas ainda sim, muito empolgante e animado. Cheio de cenas de tirar o fôlego e momentos incríveis, Haikyuu se sobressai pelo ótimo ritmo de narrativa, boa qualidade de animação e ótimos personagens. Para quem gosta de vôlei, sobretudo, é um prato cheio.

Adaptado pela Production I.G, o anime é baseado em mangá homônimo, ainda em lançamento. A série conta com três temporadas, as duas primeiras com 25 episódios e a terceira com 10. Super recomendo como entrada às animações japoneses, uma vez que é o pedido ideal para quem tem mais resistência aos animes em função do público que o consome ou, quem sabe, das histórias em si.

ASSISTA AGORA NA CRUNCHYROLL

2Watashi ga Motenai no wa Dou Kangaetemo Omaera ga Warui! – 12 episódios

Watamote (Imagem Divulgação)

Esse nome enorme ou simplesmente “Watamote”, como o anime foi apelidado, que significaria, basicamente, “não é culpa minha eu não ser popular”, conta a história de Tomoko, uma jovem azarada que busca incessantemente uma resposta para seu maior dilema: “O que eu preciso fazer para ser popular?”. Cheio de ótimas cenas de humor e bastante situações inusitadas, Watamote é recomendado pelo seu tom cômico sem igual e, claro, pela própria Tomoko, que é a pessoa mais felizmente triste que qualquer um poderia conhecer. Vale a pena sugerir este para quem prefere uma comédia mais despretensiosa e leve, focado no cotidiano e em situações inacreditáveis.

3Another – 12 episódios

Mei Misaki de Another (Imagem Divulgação)

Um dos primeiros animes que eu conferi quando comecei a ir atrás de novas produções e um dos primeiros títulos de terror e suspense que eu me interessei. Estou a recomendar este para aqueles mais curiosos sobre histórias um pouco mais sombrias e sérias, com mortes pesadas e bastante sangue a jorrar pela tela. Another, embora esteja sempre junto de Elfen Lied para explicar que “anime não é coisa de criança”, vale a pena ser conferido como uma porta de entrada ao que as produções japonesas podem oferecer. Com um enredo mais macabro e passagens bem densas, o anime é a adaptação de uma light novel, produzido pelo P.A Works, contando com 12 episódios mais OVAS.

ASSISTA AGORA NA CRUNCHYROLL

4Juuni Taisen – 12 episódios

Juuni Taisen (Imagem Divulgação)

Um anime recente, lançado em 2017, é minha recomendação para os mais empolgados, que gostam de bastante ação e fantasia. A história? É muito simples: 12 guerreiros, representantes de um dos 12 signos do zodíaco chinês, lutam entre si em um battle royale, com a recompensa fantástica de ter um desejo irrestrito concedido ao vencedor. Recheado de ação, poderes incríveis e uma trama despretensiosa, o anime não exige demais para ser aproveitado, contando sempre com cenas bem animadas e algum background interessante para os personagens. Produzido pelo estúdio Graphinica, o anime é adaptação de uma Light Novel, contando com uma temporada de 12 episódios com 24 minutos de duração cada. Sinceramente, é um anime que, comumente, eu não apreciaria de pronto, mas quando terminei de assistir, fiquei bastante satisfeito e acho que funcionaria bem como indicação para certas pessoas. Fica a dica!

ASSISTA AGORA NA CRUNCHYROLL

5Your Lie in April – 22 episódios

Your Lie in April (Pôster Divulgação)

Um dos meus animes preferidos, este vai como alternativa para as pessoas que querem assistir algo mais calmo. Originalmente, publicado como mangá, foi adaptado pelo estúdio A-1 Pictures em 2014. A história conta a vida de Kousei Arima, um virtuoso pianista que, após a morte de sua mãe, não consegue mais ouvir as notas do piano quando toca; e Kaori Miyazono, uma musicista alegre que encontra Kousei e o incentiva a voltar à música. Aviso, aliás, desde já, que embora tenha pitadas boas de comédia e slice of life, o anime é um drama dos bons (ou ruins? kk), do tipo que te faz chorar, de verdade…

É uma história fantástica, um anime bastante inspirador e muitíssimo bonito. Eu toco piano por causa desse anime, inclusive. Vale mencionar que a Panini tem publicado o mangá no Brasil desde 2017 (e eu estou comprando tudo, é lógico), então, caso realmente goste da história, vale a pena correr às bancas para ter essa linda obra na sua estante também.

ASSISTA AGORA NA CRUNCHYROLL

Menções honrosas

Eu tentei fugir um pouco dos clássicos animes sempre recomendados, buscando alguns títulos de entrada um pouco diferentes do que comumente indicam, mas não posso deixar de lembrá-los aqui, mesmo que sem falar muito sobre, dada a fama e importância que eles têm para toda a indústria de animes e mangás e também para a comunidade em geral:

Death Note

O clássico anime do caderno da morte, recentemente adaptado em live action pela Netflix, não podia deixar de ser mencionado. Lembro que quando o assisti, muito tempo atrás, fiquei estupefato (quem usa essa palavra hoje em dia? Eu tenho cada gíria antiquada. kk). Foi um grande contribuidor, que abriu meus horizontes sobre o que eram os animes e todas as possibilidades legais de histórias que poderiam ser contadas através deles. Super recomendado.

ASSISTA AGORA NA NETFLIX

Fullmetal Alchemist Brothehood

Mais que aclamado, reconhecido por muitos como um dos melhores, senão o melhor, anime já produzido. Dispensa apresentações: história incrível, universo fantástico, coesão, coerência, ritmo narrativo, humor, ação, uma amálgama perfeita de ótimos elementos para a obra. É unanimidade entre as recomendações: um anime realmente incrível.

ASSISTA AGORA NA CRUNCHYROLL

Angel Beats

Um dos meus animes preferidos e último que vou mencionar aqui, para não me alongar. Conta a história de jovens na vida pós morte, buscando a reencarnação (ou quase isso). Tem trilha sonora maravilhosa e é aclamado como um dos animes mais tristes já feitos. É um prato cheio de drama e tragédia, com pitadas de humor aqui e ali, alguma ação e slice of life.

Enfim, de um jeito ou de outro, a melhor escolha ao se recomendar um anime para um iniciante é agir por eliminação: procure saber o que a pessoa gosta de assistir e o quão disposta ela está para isso. Alguns não se incomodam com histórias fantásticas, outros preferem algo mais sombrio e sério, alguns preferem romances e outros aventura, o que importa, nesses casos, é sempre ir eliminando os animes que não se encaixam e procurar recomendar os mais próximos das exigências da pessoa para agradar.

E vocês, quais animes recomendam? Abraços e tudo de bom sempre! Jaa ne! \õ>