Hoje estreia nos cinemas no novo filme, One Piece Film RED, que é um longa metragem do nosso amigo Luffy e seus companheiros. Mas fique atento que neste texto, terá spoilers.
O Plot
O filme começa com a apresentação de uma grande cantora chamada Uta, interpretada pela dubladora Bianca Alencar, no qual grande parte da população está assistindo em um grande estádio. Depois descobrimos que Uta é amiga de infância de Luffy.
Ela tem o poder de encantar as pessoas através da sua música, aquecendo o coração dos fãs, além de criar objetos (como comida, bichinhos de pelúcia e etc). Com isso, ela pretende criar um mundo feliz e justo para as pessoas, sem sofrimento, através da sua música.
Em busca deste “mundo perfeito”, Uta pretende fazer um show eterno para que as pessoas não precisem mais sair dali e que possam viver naquele universo mágico. Outra coisa importante citar, é que ela acaba sendo contra os piratas por toda a destruição e sofrimento que eles causaram em diversas terras, com seus saques e destruições. Por isso, quando ela começa a descobrir piratas em seu show, começa a briga.
A grande questão é que este plano de Uta acaba sendo um plano ditatorial, na qual ela quer prender as pessoas dentro de sua regra, mas ao mesmo tempo, ela acredita estar fazendo o bem, e aí temos a revelação da grande vilã. Ao perceberem este plano, tanto os Piratas, quanto a Marinha e o Governo tentarão impedir este fato.
É claro que tem muito mais coisa envolvida, mas se eu contar aqui, posso estragar sua experiência do filme ?
One Piece sendo One Piece
One Piece Film RED utiliza de bastante humor em diversas cenas, pois este é a essência do One Piece. Isso se manteve muito bem com cenas divertidíssimas de Luffy e sua equipe, e até certos alívios cômicos dentro das cenas de ação. Os personagens permaneceram dentro de sua essência, apesar de alguns aparecerem pouco ou não terem tanta importância na trama. Mas eu senti que você precisa de um certo conhecimento prévio dos personagens para entender quem eles são, seus comportamentos e gerar empatia por eles. Por exemplo, eu que não assisti tudo (rs) e estou no começo ainda, não conhecia um monte de personagens, de grupos de Piratas e daí não entendia a relação entre esses grupos e as rixas que uns tinham com os outros. Aí você gera menos empatia em algumas situações.
Mesmo assim, ele traz questões de amizades, como elas impactam em nossas decisões, uma relação de problemas de família e feridas que precisamos curar. Claro, e que a união faz a diferença para solucionar os problemas.
Um Musical
Como Uta é uma cantora, o filme é recheado de músicas. Acaba sendo quase um musical de tantas partes cantadas. O detalhe interessante é que na versão dubladas, as músicas estão em Português. Elas foram traduzidas e adaptadas pela produção, algumas pelo próprio Glauco (diretor de dublagem e a voz do Zoro), algo que não acontecia faz muito tempo no mercado brasileiro. As músicas estão bem bonitas, eu só achei que em alguns momentos a mixagem de áudio não ficou tão boa e a voz da cantora sumia, e você não entendia o que estava sendo cantado.
Tirando isso, para quem gosta de musical é um prato cheio. Como tem contexto com o filme, eu não achei que a quantidade acabou atrapalhando tanto a experiência.
Coletiva de Imprensa
Tivemos uma coletiva de imprensa com os dubladores que trouxeram informações interessantes.
Toda a movimentação para trazer o filme veio realmente dos fãs, que fizeram movimentos como deixar OP passando em looping, levantar hashtag e fazer pedidos.
Wendel Bezerra (dono da Unidub e a voz do Sanji) disse que as negociações começaram um pouco antes de entrar na produção para acertar todos os detalhes, fazer a tradução, adaptação de dublagem, criação das letras. E foram 9 dias de gravação para fazer o filme inteiro, um curto período de tempo.
A equipe inteira se divertiu muito no processo, pois One Piece é um marco para a carreira de todos eles. E o trabalho foi muito bem elogiado por todos os presentes.
Uma das coisas que eles disseram ao incentivar-nos a irmos ao cinema foi que precisamos fortalecer ações como esta, ir ao cinema e mostrar para o mercado que tem espaço para longa metragens de anime. Assim, conseguimos trazer cada vez mais novas obras.
Impressões finais
One Piece Film RED realmente está bem divertido, com pontos altos e baixos. Só teve um breve momento que o ritmo cai e você desfoca um pouco. Mas ouvir mais sobre a história de Luffy, alguns acontecimentos do passado, com uma trama envolvente é maravilhoso. Vale muito a pena ir ao cinema assistir, e além de nós, mais velhos que já conhecemos OP, também levar crianças para se divertirem com várias piadas simples, do jeitinho que OP traz.
Incentive seus amigos também usando a hastahtag #OnePieceRED quando for assistir, para mostrar cada vez mais a força do filme ?