Anúncio

Se você é fã de boyslove então você já deve ter esbarrado com o título On or Off em algum momento, seja em uma lista de indicação, nos títulos mais lidos do gênero, ou ainda nas publicações que estão vindo para o Brasil.

A NewPop trouxe uma série de obras de boyslove no ano passado, e On or Off entrou como o primeiro Manhwa do gênero a estrear aqui. Na época em que eles estavam soltando spoilers no Twitter, eu cheguei a pensar que poderia ser Painter of the Night ou então BJ Alex (outros títulos bem grandes), mas fui surpresa com essa obra que até então eu nunca havia lido.

Para você saber um pouquinho sobre minhas primeiras impressões da obra, você pode conferir o Primeiro Gole.

Um pouquinho mais sobre a obra

Lançada em 2019, a obra foi recentemente concluída (vulgo, essa semana mesmo) e pegou grande parte dos leitores de surpresa… ou quase. On or Off é composto de três temporadas, sendo a primeira dos capítulos 1 ao 45, a segunda dos capítulos 46 ao 78 e a terceira… do 79 ao 91?

Mesmo que a segunda temporada tenha sido mais curta que a primeira, ninguém estava esperando uma redução tão drástica de capítulos, ainda mais para a season final. Se era para terminar com 12 capítulos, então por que não finalizar na segunda temporada?

Pois é… aparentemente não era o que a autora da obra queria também. Afinal, em seu Twitter ela postou (em janeiro de 2022) que a série seria finalizada no capítulo 91 devido a circunstâncias, e se desculpou com o final breve.

Anúncio

O que aconteceu? Ninguém sabe (por enquanto), mas hoje eu vim falar justamente sobre a obra como um todo, os 91 capítulos publicados.

A maior parte das obras de romance se divide em arcos. O arco de conhecimento e paixão, o arco de desentendimentos, e o arco onde tudo se resolve e todos são felizes. É uma fórmula bem conhecida e de bastante sucesso para todos os tipos de títulos do gênero, sejam filmes, livros, mangás… On or Off segue basicamente pela mesma linha. Na primeira temporada nós começamos com uma “confusão” que aproxima os dois protagonistas e terminamos com uma incerteza dos sentimentos deles. Na segunda temporada temos toda essa ansiedade dos mesmos em assumir uma relação, e a resolução dos fatos. A terceira temporada começa com um pequeno drama, porém, devido a “circunstâncias” não é desenvolvido e termina com seu final feliz.

Se formos falar sobre a série em si, eu acho que ela usa o clichê como um plano de fundo a fim de desenvolver de maneira divertida as peculiaridades das personagens da série. Sim, não há nada de muito elaborado no roteiro de On or off, mas justamente por ser uma trama simples é que podemos nos atentar ao desenvolvimento dos personagens e seu carisma que acaba nos conquistando.

Eu particularmente gosto de títulos onde aprendemos a amar mais do que somente os protagonistas, e aqui é o caso, mesmo que o leque de personagens seja pequeno, todos eles têm seu charme particular. Além disso, o clima de escritório e mercado de trabalho da uma sensação de familiaridade para os jovens (e não tão jovens) adultos, ainda mais porque um dos protagonistas é um estudante de universidade começando sua carreira.

Se o relacionamento dos protagonistas começa de maneira simples e sem muito rodeios (boyslove não é mesmo?) o drama da segunda temporada se dá por falta de comunicação e entendimento entre as partes, o que é sempre sofrível porque a solução sempre acaba sendo uma boa conversa. Mas, de novo, não é a criatividade do roteiro o que nos prende aqui, e sim as personagens, a comédia e o amadurecimento dos sentimentos que nos faz querer ir até o fim.

A terceira temporada e o fim são… frustrantes. Não me entenda mal, é bem fechadinho e coerente, mas com duas temporadas anteriores tão fortes, chega a ser triste que a terceira temporada tenha 0 desenvolvimento além do simples “quero ficar sempre ao seu lado”, nem as cenas de romance (ou sexo) são o suficiente para segurar a bomba que são esses 12 capítulos. Para alguém que esteja lendo direto, talvez não veja da mesma maneira como eu – porém – para alguém que esperou MESES para o lançamento da temporada com um final delicado da segunda… é terrível.

Eu fui fuçar como as pessoas estavam encarando o final da série e a maior parte dos comentários é bem positiva (acho que sou só eu a amarga), há também pedidos de capítulos com histórias extras (fato bem comum em manhwas), mas a autora não se manifestou a respeito até agora.

Como os 4 volumes publicados até então já compreendem as duas primeiras temporadas, estou curiosa para saber com o que eles vão “preencher” o quinto volume da série (será que 12 capítulos é o bastante para um volume?).

On or Off
Imagem Divulgação

On or Off é uma obra gostosa, divertida, cativante que acaba caindo em um final fraco devido a “circunstâncias”, mas ainda assim vale a leitura.

Anúncio
REVIEW
On or Off
Artigo anteriorSuran divulga foto de seu single com Taeyong
Próximo artigoÉ hora de estrelar no evento principal de WrestleQuest
Bibliotecária, especialista em conservação de histórias em quadrinhos, pesquisadora na área de educação, princesa da Disney e apaixonada por Sailor Moon a mais de 20 anos.
on-or-off-reviewYiyoung está construindo uma startup com seus amigos de faculdade. Eles têm a chance de apresentar sua proposta à SJ Corporation, uma das principais empresas do país. Mas na sala de reuniões ele vê Kang Daehyung, o figurão extremamente bonito da empresa que é muito seu tipo e o coração de Yiyoung começa a disparar… O jovem de rosto bonito pode vencer tanto no amor quanto em sua carreira?