Anúncio

Lançado em 1989, O Serviço de Entregas da Kiki é mais um dos grandes sucessos do Studio Ghibli, e o primeiro a ter uma parceria com a Disney, que foi responsável pela dublagem em inglês em 1997.

VEJA MAIS

A trama segue o dia-a-dia da jovem Kiki, uma bruxa que – ao fazer 13 anos – segue uma antiga tradição e sai para procurar uma cidade onde ela deverá permanecer por um ano a fim de fazer um treinamento e ganhar mais confiança, e habilidade, em seus poderes mágicos.

Independência da jovem japonesa

Adaptado de uma novela de mesmo nome, Os serviços de entregas da Kiki é uma aventura que busca mostrar a independência, individualidade e amadurecimento das jovens japonesas, apesar de que, pode servir para qualquer adolescente que está crescendo e começa enfrentar os primeiros dilemas a respeito da vida.

Kiki é uma bruxa que não sabe direito qual é o seu talento, diferente de outras que são boas em poções, ou em previsão do futuro, a única coisa que Kiki sabe fazer é voar em sua vassoura, e através disso ela cria seu serviço de entregas, a fim de conseguir dinheiro e sobreviver na nova cidade que fez de morada.

Acompanhada de Jiji, seu gato preto, ela vive aventuras durante suas entregas, conhecendo diferentes personagens e aprendendo mais sobre amizade, família e amor.
Miyazaki, o grande roteirista e diretor por trás do longa, contou em entrevistas que seu objetivo era também discorrer e debater a respeito da arte, dos bloqueios criativos, e as dificuldades que seguem a prática diária e ser “bom” em algo.

Compreendendo sentimentos

Assim como outros longas do estúdio, o filme não possui um vilão que se contraponha a protagonista, pelo contrário, ela é a própria antagonista, quando tem que lidar com as próprias inseguranças de estar sozinha em uma cidade desconhecida e não compreender os sentimentos que a permeiam durante sua passagem de criança para mulher.

Os serviços de entrega da Kiki é um daqueles filmes que eu gostaria de ter visto quando eu mesma tinha meus 13 anos, infelizmente, só pude o ver quando adulta. Mas sinto que para muitos jovens que passam por esse período pode ser uma janela para compreender melhor o que é crescer, o que são responsabilidades, e o que significa independência.

Disponível no Netflix, essa é a grande oportunidade para assistir essa joia de filme e entender o porquê Miyazaki, e os estúdios Ghibli, são tão cultuados e amados.

ASSISTA AGORA NA NETFLIX