Anúncio

Mesmo que você nunca tenha assistido Meu Amigo Totoro é muito possível que você reconheça esse nome, seja pela popularidade do longa como um ícone das animações japonesas e uma das pérolas do gênio Hayao Miyazaki, ou então pela quantidade de itens que utilizam o imenso ogro/troll peludo como estampa.

Porém, agora com os filmes do Studio Ghibli disponíveis na Netflix, não há mais desculpa para você não ver essa joia, que carrega toda uma mitologia por excelentes razões: o filme não é bom, é genial.

A Vida no Campo

Lançado em 1988 o filme conta as aventuras de duas filhas, e seu pai, após se mudarem para uma área rural. Com a mãe hospitalizada, as duas meninas estão acostumadas a cuidar de si mesmas, principalmente Satsuki – a mais velha – que serve de figura materna e feminina para Mei.

Sua nova casa, que o vizinho afirma ser assombrada, desde o início se mostra ser lar de criaturas misteriosas e fantásticas. Mei, em uma expedição pelo quintal (que é rodeado por uma imensa floresta) acaba entrando em um túnel de árvores e caindo no esconderijo de uma criatura imensa, peluda e gentil: Totoro.

Não demora muito para que Satsuki também conheça o gigante, e as duas agora vivem aventuras incríveis, mágicas e fantásticas com seu novo companheiro, e as outras criaturas que o orbitam.

meu amigo totoro

Desenvolvimento

O filme é todo maravilhoso. A animação é linda, o roteiro é muito bem escrito, a trilha sonora encanta, e os detalhes do cenário garantem uma realidade que nenhum CGI moderno tem como competir. Meu amigo Totoro é uma obra de arte, uma que todos deveriam conhecer (sejam crianças ou adultos).

Uma coisa que eu gosto bastante nos filmes de Miyazaki é que grande parte deles não tem um “antagonista”, ou seja, um vilão. A trama das duas garotas se desenrola nos próprios problemas de família, sentimentos e amadurecimento, e é justamente isso que o torna tão sentimental e palpável.

meu amigo totoro

Uma viagem mágica inesquecível

É comum que, ao assistir o longa, você veja grandes semelhanças ao clássico Alice no País das Maravilhas. A viagem mágica em um reino fantástico das jovens, que foge a percepção e conhecimento dos adultos, ao mesmo tempo que brinca com a mitologia japonesa, em um período pós-guerra rural.

Meu Amigo Totoro faz jus a todos os elogios e amor mundial que ele carrega. Não perca a oportunidade para ver, sozinho, com a família ou amigos.

ASSISTA AGORA NA NETFLIX