Anúncio

Recentemente fizemos uma entrevista bem bacanuda com o responsável do Núcleo de Quadrinhos, editora responsável pelo lançamento de One Shot Mangá BR.

Confira também: SUPER #1 | Lamen com Suco

Adquirimos o primeiro volume e nele, duas histórias: A primeira de Henrique Ribeiro com Elemental King’s e a segunda na autoria de Jefferson Ferreira com A Lenda de Bold.

Para este REVIEW em questão, ficamos com a primeira história Elemental King’s (Reis dos Elementos, O Rei dos Elementos), que pode ser lida na Social Comics, caso assine e queira ler antes de comprar o seu encadernado.

Henrique Santos Ribeiro é de Salvador (BA) e ganhou diversos prêmios de ilustração, como o Iberanime LX 2014 em Lisboa (Portugal), conquistou a quinta colocação no Concurso Literário de Bunkyo: Categoria Mangá, com a história “Pequenos Heróis Lendários, Uma Pequena História“, venceu o Concurso de Mangá Nacional com “Element King’s” e sonha em um dia poder conhecer seu maior ídolo, Hiro Mashima (Fairy Tail).

Vale lembrar que recentemente a Editora Draco anunciou sua antologia Dracomics Shonen, e entre os selecionados está este mesmo mangá de Henrique Ribeiro. Até o presente momento, não sabemos se o encadernado da Draco virá com a mesma história, mas você pode estar conhecendo mais sobre o trabalho do autor na sua página do Facebook ou através de seu DevianArt.

one shot mangá
Capa do One Shot Mangá (Imagem Divulgação)

O objetivo é ter FOCO

*Antes de tudo, vamos tratar o título do mangá como O Rei dos Elementos, já que este é o título mais “recente” do autor e que fora utilizado para o seu próximo lançamento na Dracomics Shonen. 

O Rei dos Elementos tem uma trama que poderia virar um anime de peso de temporada e com um par de protagonistas bem ao estilo de Natsu e Lucy de Fairy Tail ou mesmo Yuma e Osamu em World Trigger.

De um lado temos o todo poderoso e controlador do gelo Haylen, que não mede esforços para proteger quem está de seu lado; Do outro, temos a jovem bibliotecária Evening. De início, ela não acredita no grande poder de Haylen e mais, ela não acredita que um jovem adolescente pode ter um poder latente, fazer parte de uma Sociedade Secreta e derrotar um inimigo poderoso, como é no caso que lemos neste primeiro capítulo.

É aí que entra a questão central do episódio, quanto ao foco. Os Focaishi são seres elementais que através do domínio do foco, eles podem controlar os elementos, e no caso de Haylen, o gelo. Porém, em O Rei dos Elementos, podemos atribuir amplamente a palavra foco no sentido da confiança, principalmente na confiança de Evening deixar a cidade nas mãos de um “moleque desconhecido” para derrotar uma terrível criatura.

o rei dos elementos
O Rei dos Elementos (Imagem Divulgação)

A Luta

Com um plot já bem definido, o capitulo de apresentação de O Rei dos Elementos abre algumas janelas e questionamentos do tipo: Queremos saber mais sobre as Sociedades Secretas e quanto aos Elemental King’s. Seria Evening uma simples garota ou ela guarda um grande poder dentro de si?

Quanto a primeira luta do mangá, até que tivemos um inimigo interessante, o Underchaos. Ele é a causa da trama central deste primeiro capítulo, pois quando ele chegara na cidade, o céu ficou nublado e não parou mais de chover (parece Rio Claro/SP) e mais: A assombração tem o poder de se alimentar do desespero das pessoas e também impede o desencarno das almas, ou seja, elas ficam perambulando pelo cemitério e cidade.

Na questão técnica, Henrique Ribeiro manda muito bem nos desenhos e principalmente na disposição e organização dos quadros/balões. Destaco também a utilização de retículas e a composição de figura e fundo no início do capítulo.

Apesar da antologia da NHQ chamar-se One Shot, não necessariamente que teremos uma história com “Começo, meio e fim”. O Rei dos Elementos tem o seu capítulo fechadinho, mas sabemos que tem muito pano pra manga aí (e tem até um “Continua” no último quadro). Neste debut não deu pra ter uma exata noção do que a dupla Evening e Haylen podem aprontar, e fica a nossa ansiedade para que tenhamos um capítulo diferente do que vimos aqui na Dracomics Shonen.

o rei dos elementos
Haylen e Evening (da esquerda para direita)