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Você provavelmente já ouviu falar em Inteligência Artificial, especialmente se assistiu a determinados filmes de ficção científica e histórias de super-heróis. E você sabia que a Inteligência Artificial (também chamada de I.A. ou AI) já não faz parte apenas da ficção?

Mas calma (pelo menos por enquanto), não significa que teremos robôs revoltados contra os seus criadores. A Inteligência Artificial da vida real é uma importante ferramenta que confere mais agilidade e segurança para vários projetos, inclusive os online.

A Inteligência Artificial, resumidamente falando, é a possibilidade que um determinado dispositivo tem de imitar o raciocínio humano. Grandes empresas da atualidade, por exemplo, já adotam esse recurso.

Algumas delas são a Amazon, que lançou o dispositivo chamado Alexa, assistente que efetua algumas tarefas cotidianas de casa apenas ouvindo o som da sua voz.

A Inteligência Artificial na gestão de empresas

Em se tratando de empreendedorismo, a tecnologia da Inteligência Artificial pode ser útil para agendar reuniões, controlar o estoque de vendas, andamento das vendas e mais uma série de questões pertinentes.

No caso de uma loja virtual, além de uma boa hospedagem de site a utilização da Inteligência Artificial promove muitos benefícios, entre eles pode ser facilitar a jornada do consumidor, permitir conhecer melhor o cliente e efetuar um bom atendimento.

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A Inteligência Artificial também se beneficia muito da Cloud Computing, também conhecida como Computação em Nuvem.

Por meio desse tipo de tecnologia você pode acessar os seus conteúdos em tablets, notebooks e smartphones, independente do lugar de onde você esteja.

A atuação dos chatbots | O exemplo mais clássico de Inteligência Artificial

No segmento das lojas virtuais, a Inteligência Artificial demonstra eficiência por meio dos chamados chatbots, que consistem em programas que facilitam personalizar o atendimento ao cliente.

Para você compreender melhor como é a atuação de um chatbot, pense no aplicativo Siri, criado pela Apple.

A Siri está apta a realizar várias funções. Você quer que ela ligue para alguém? Ela faz isso. Quer que ela pesquise um assunto na web? Ela prontamente obedece.

Ela faz tudo isso sem necessitar que alguém tenha ensinado para ela. A Siri é um recurso que usa a Inteligência Artificial, ou seja, ela foi programada para executar essas tarefas todas.

O mesmo ocorre com um chatbot quando o assunto é criação de sites, pois ele é um tipo de Inteligência Artificial programado para sanar aquelas dúvidas frequentes que os clientes trazem para você.

Os diferentes tipos de chatbots

Utilizar esse tipo de tecnologia de Inteligência Artificial deve levar em consideração as suas necessidades e também o tipo de projeto. Nesse caso, é possível optar por diferentes tipos de chatbot.

  • Chatbots que efetuam perguntas e oferecem alternativas para os usuários. Dessa maneira eles direcionam para o caminho capaz de sanar com mais precisão as dúvidas dos clientes.
  • Chatbots que realizam as perguntas e em seguida efetuam o direcionamento do cliente. A vantagem é que, em tal situação, ele não disponibiliza alternativas para o usuário, ele mesmo reconhece a resposta que foi digitada ou falada.

Esses tipos de chatbots são exemplos de Inteligências Artificiais que funcionam diante da programação de respostas. Em outras palavras, o proprietário da loja online deve organizar previamente um fluxograma de respostas.

Contudo, é interessante mencionar que já existem chatbots mais avançados, que possuem a capacidade de aprender com as conversas e oferecer respostas mais elaboradas.

Vantagens em utilizar a Inteligência Artificial nos seus negócios

Algumas vantagens da Inteligência Artificial são facilmente perceptíveis. Vamos ver algumas delas mais abaixo?

Melhor conhecimento do público consumidor

Por meio desse tipo de recurso é possível ficar a par diante das principais necessidades dos seus clientes, possibilitando que você tenha condições de elaborar com mais qualidade e confiança as suas estratégias de Marketing Digital.

Personalização da experiência de compra

Agora aquele argumento de que comprar em uma loja virtual é um processo exclusivamente mecânico foi por terra. Um chatbot pode responder para os seus clientes algumas perguntas básicas sobre preços e usabilidades dos produtos vendidos.

Essa humanização no atendimento é um recurso importante, pois melhora a experiência de compra seguindo aquela proposta fundamental de todo e qualquer empreendimento: deixar o cliente satisfeito.

Agilidade no serviço

Uma loja online é um estabelecimento comercial aberto 24h por dia, certo? Nesse caso, qual é a melhor maneira para atender aqueles clientes que acessam a sua loja tarde da noite ou durante a madrugada?

O uso do chatbot constitui uma alternativa válida e eficiente, pois torna o seu e-commerce sempre disponível para os clientes. Dessa maneira eles podem até mesmo captar leads.

Redução de custos

A utilização dos chatbots tem a possibilidade de diminuir os custos com operação de atendimento e ainda facilitar a comunicação.

Alguns exemplos de ferramentas de chatbots são a ChattyPeople, a Botsy, a Sequel e a Chatfuel.

Conclusão

Além de uma plataforma de qualidade e de um nome de domínio, o seu projeto na web pode ganhar muitos pontos com o uso da Inteligência Artificial.

Portanto, além da inteligência nata do empreendedor para tomar as decisões certas, uma ajudinha da Inteligência Artificial pode ser bastante útil.


Texto por Alan Medeiros

Alan é escritor na prable.org e apaixonado por tecnologia. Nas horas vagas divide seu tempo entre a família, séries, games, futebol e viagens.

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