Need for Speed Unbound chegou no fim de 2022 com muito estilo e velocidade para os amantes da velocidade. Em algo próximo das HQs e do Mundo dos Animes, Unbound traz um visual da rua mais atualizado, diferente do visto na dupla Underground, e bem, posso arriscar ser de bom gosto e ÚNICO. Vamos discutir sobre isso mais a frente!
Minha história com a franquia sempre foi de altas e baixas quilometragens. Amava o clássico Hot Pursuit, os tunados Underground 1 e 2, e Most Wanted; este último, também o ÚLTIMO que joguei pra valer. Deu pra entender o quanto estava com vontade para dirigir (divertir) por Lakeshore e driblar (fugir) da polícia, não é mesmo?
Objetivos simples = diversão garantida!
De cara, o que mais me impressionou neste novo Need for Speed foi seu modo História bem Arcade, o que para mim, era o que mais faltava nos últimos títulos. Por ter este estilão priorizando a diversão e ter menos realismo, vemos um jogo bem colorido, centenas de carros e pinturas customizáveis (criados pela comunidade também!) e o melhor, podemos bater, destruir e ainda continuar dirigindo. Isto é muito bom!
Para os jogadores de PC, uma dica básica: mesmo que em detrimento de sua qualidade gráfica e visual, coloque o jogo para rodar em 60 quadros ou mais, se puder, já que sua sensação de velocidade está ligada diretamente com sua adrenalina por aqui e, fugir da Polícia Nível (heat) 5 é MUITO LEGAL somada a altas taxas de quadros.
Aos pilotos de primeira viagem, o objetivo é simples e direto. Qualifique por 4 semanas, tenha carros A, A+, S e S+, entre para o The Grand e ganhe MUITO DINHEIRO. Lembre-se, dinheiro é igual a MAIS CARROS. O risco por aqui é você ser preso pela polícia, o que vai te fazer zerar seu “caixa de rua”. Então, um pouquinho de estratégia de como fazer as suas missões de Dia ou de Noite, farão você ter um êxito maior e mais rápido durante a sua jogatina.
Lakeshore e Chicago, os dois a 80km
Lakeshore, inspirado em Chicago, traz uma cidade cosmopolita padrão. Sinceramente, não há áreas marcantes ou que me fizeram me apegar mais pelo visual. Bem, até que faz sentido, já que se prestarmos muito a atenção no cenário, pode acarretar problemas na pista.
Da mesma forma, temos uma cidade com sua região central e cheia de prédios, túneis, pontes; uma área mais rural e cheia de florestas e montanhas (ótimo para drifting); e regiões mais específicas como portos e indústrias. Sabe o que senti falta? Já que os carros são todos coloridões, cheios de tinta e neon, a cidade podia também “lançar” esta moda, o que não aconteceu. Se isto implica em melhorar ou não a experiência, já que o foco é a direção, deixo como reflexão.
Vamos falar sobre os policiais? De forma semelhante ao que vimos em Heat, com uma leve melhoria na detecção, principalmente de noite, o que é ruim para a gente, mas que deixa ainda mais divertido nossa fuga. Minha experiência foi de que, quanto melhor e mais rápido carro tivermos, mais fácil será para sair de seu radar. E aqui vale tudo heim? Gosto de atravessar obstáculos sem nenhum limite, assim como arbustos e placas. Lembre-se que sempre haverá um posto perto para você recuperar seu carro – e ganhar uns boost de turbo a mais.
E a Dirigibilidade?
É aqui que o jogo brilha. Need For Speed Unbound é uma delícia de jogar! Minha experiência foi no controle, e arrisco a dizer que foi das melhores em anos, já que como ele preza o estilo arcade, podemos customizar nosso “jeitão” de dirigibilidade no carro a nosso bel prazer, sem muita preocupação se aquele carro ou motor dá conta ou não.
Os principais atributos que vejo no jogo são Aderência e Drifting. Saber trabalhar em equilíbrio entre os dois é essencial, entretanto, é possível deixar seu carro “X” como de um jeito, o “Y” de outro, e o “Z” flertando entre esses dois. Para corredores que procuram algo mais desafiador, dominar o drifting pode ser essencial para encher mais suas barras de Nitro, além de fazer as curvas em alta velocidade e estilo. Me adaptei com o drifting puxando o freio de mão, principalmente em curvas mais fechadas. Não é dos mais usuais, mas é interessante para quem busca um estilo mais selvagem.
Como extra, há o modo Online onde podemos desafiar outros corredores de forma crossplay (jogadores de outros sistemas, além do seu) e também opções de Acessibilidade e Controles de Direção para melhor se adequar a sua realidade.
Modo História TikToker
Aqui, o mesmo problema com Lakeshore. Há uma mescla de tons dos primeiros títulos, mais o Underground e mais o Payback que não sei se funcionou muito bem. Gostaria que tivessem seguido toda essa aura “colorida” dos jovens tiktokers, sem muita filosofia pastelona, próxima dos filmes Velozes & Furiosos.
Obviamente não dá para pedir um Oscar de roteiro num jogo de corridas – ou será que dá? Mas, aqui em Unbound acompanhamos nossa personagem em busca de ser a melhor da cidade e de sua turma, até aí tudo bem. O problema são missões da campanha que desejam nossa empatia com as personagens apresentadas, mas bem, a futilidade CORRE solta por aqui. Era mais fácil ter missões de Entrega, Encomendas e afins, no fim das contas. Viver perigosamente, entende?
Esta desconexão que temos com a história faz em certo momento do jogo queremos apenas correr e rushar; até me senti cansado e tentado a apertar o botão para cortar as cutscenes. Mas não, fui até o fim para ver no que vai dar. AH, algo que achei interessante é a customização do nosso personagem. Cheia de marcas reais, temos uma variedade considerável de roupas e a galera OTAKU vai adorar as estampas encontradas no jogo. Fica a dica!
Desvinculado? A que custo?
Por fim, posso dizer que Need For Speed Unbound fez sua borracha esquentar e o cheiro espalhar por Lakeshore. Já o gameplay é divertidíssimo e serão dezenas de horas para você curtir, fugir e saltar pela cidade, bem como completar seu CELEIRO de carros, pois são muitos cavalos à sua disposição.
Gostei de como a franquia se renovou, ou pelo menos tentou por aqui, com o retorno da Criterion Games unida a Codemasters e publicado pela EA, tivemos um novo respiro em alta velocidade e estilo. Para os antigos, novos e especialmente para os que abandonaram a franquia no decorrer das derrapadas, Unbound é a redenção que você tem que dar chance.