Não é de hoje que o Japão incorporou as festividades de Halloween e o fenômeno cosplay tem sua parte nisso, agora pense num nicho como o Visual Kei, onde os músicos usam e abusam de conceitos visuais pra complementar sua música, eles não ficariam de fora de um evento como esse não é mesmo?

Leia também: O que é Visual Kei (e porque você não deve tentar classificá-lo)

Em todo o mês de Outubro os artistas fazem suas performance caracterizados como os mais diversos monstros e personagens que a criatividade permite, de Pokémon à demônios, tornando os shows ainda mais divertidos!!

O Dia das Bruxas já está aí e pra te ajudar a entrar no clima, vamos te recomendar músicas japonesas que tem toda essa vibe monstruosa! Pegue sua abóbora, abrace um esqueleto e vem com a gente:

Halloween Junky Orchestra – Halloween Party

Não dá pra falar de Halloween na cena musical japonesa sem falar de Halloween Party. Hyde e KAZ da banda Vamps formaram a primeira “Halloween Junky Orchestra” em 2012 e lançaram o single pro Halloween. No video tem de tudo: vampiros, zumbis, gatos Cheshire, demônios, etc. Esse primeiro Halloween Junky Orchestra contou com grandes artistas como Daigo, Anna Tsuchiya, membros do Acid Black Cherry, Kyo (D’erlanger), Hitsugi (Nightmare), Kanon Wakeshima, Tatsurou (MUCC), entre outros. Além disso, chegou a ficar em primeiro lugar no ranking da Oricon em 2012 e vendeu mais de 100 mil cópias do single!

A “Halloween Party” acontece todo ano (menos agora em 2019, aparentemente porque Hyde estará em turnê nos Estados Unidos) e sempre conta com vários artistas diferentes, sendo alguns deles: Golden Bomber, Momoiro Clover Z, Shinya (DeG) e GACKT. Entraram em 2017 Yoshiki (X-Japan), Kiyoharu (SADS, Kuroyume) e Miyavi. E em 2018 tivemos também BREAKERZ, MY FIRST STORY, Kishidan, Kim Jae-joong, e muitos outros!

Leetspeak Monsters

I’m looking for the black owl ♫

Banda que eu gosto de chamar de Halloween-Kei, pois se dedica, quase exclusivamente, a fazer músicas com esse toque sinistro que essa época do ano nos trás! Leetspeak Monsters é uma banda de rock e rap-rock formada por quatro monstros do cemitério de Grave Town (pelo menos isso é o que diz o site oficial da banda). Eles estão fazendo música desde 2009 mas essa “visão gótica que apareceria em um filme de fantasia sombria” começou em 2011 após um breve hiato da banda. Em 2017 se tornaram uma banda visual ao entrar pra GLK Music (selo de bandas como LACK-CO e B’LAIVE).

Em suas músicas, Leetspeak Monsters se inspira em temas como fantasia, sobrenatural, histórias de fantasmas, ocultismo, horror cômico, trilhas sonoras de filmes, incorporando tudo isso a gêneros como o Rock, Gótico, Metal e Rap.

E aí, ficou curioso pra conhecer mais músicas e bandas japonesas que tem todo um clima de Halloween? Vem ver a nossa playlist no Spotify: