Aproveitando que o anime de Mob Psycho 100, vamos conversar um pouco sobre essa obra. De autoria de One, autor de One Punch Man, o mangá contém 101 capítulos divididos em 16 volumes.

A história gira em torno de um jovem estudante, Shigeo Kageyama, também conhecido como Mob, que possui poderes paranormais e tem que lidar com eles, pois os acha mais um problema do que uma coisa boa. Ele trabalha para o escritório de assuntos paranormais de Reigen, um homem que se diz paranormal, mas na verdade é só um charlatão que engana as pessoas e quem realmente leva a parte paranormal do escritório é o Mob.

O principal alicerce da obra é a relação do Mob com ele mesmo, repreender o seu lado emocional falando, se tornar, praticamente, apático frente a diversas situações e não se dar valor próprio. É sobre o desenvolvimento do personagem Shigeo, como ele vai se abrindo as oportunidades e como ele vai reagindo ao que acontece com ele ao longo da trama. Uma peça de grande importância para o desenvolvimento do Shigeo é o Reigen, sim, apesar de ele “usar” os poderes do Mob para continuar o seu escritório, Reigen dá importantes conselhos para o jovem e que são de grande ajuda.

Não só Reigen ajuda com essa evolução de Shigeo, outros personagens (e grupos de personagens) também fazem parte disso. Por exemplo, o Clube do Fomento Corporal, um clube que visa o melhoramento dos músculos através de exercícios físicos, que o Shigeo entrou. São pessoas que têm (muita!) autoconfiança e autoestima, coisa que falta no Mob e mesmo que fiquem o tempo todo exibindo seus grandes músculos, o clube dá apoio, do jeito deles, ao Shigeo.

Claro que existem momentos de ação na obra, não são o foco principal, digo “ação por ação”. Mostrando antagonistas com propósitos clássicos, como a dominação mundial, a obra consegue tirar um bom proveito, por exemplo: aqueles monólogos longos explicando a motivação do vilão e o Mob só responde algo como “Tá. E…?” e mostrando como aquele plano é estranho e sem sentido com o que ele aprendeu. O humor é um grande ponto de destaque da obra, sendo muito bem dosado junto as partes que requerem mais seriedade. As expressões dos personagens e os elementos utilizados para causar o humor, indo desde quebra de expectativa até o puro no sense, conseguem arrancar facilmente muitas risadas.

Mob Psycho é uma obra sobre ter amor próprio, fazer amigos e, o mais importante, ser você mesmo e não ter medo disso. Shigeo é um personagem recluso, o famoso “na dele”, e isso vai mudando conforme ele vai melhorando sua relação com as pessoas à sua volta e quando ele começa a se relacionar com novas pessoas. Se repreender para poder se encaixar em um grupo social, ou até mesmo no naquele grupinho do colégio, não vai te trazer benefício nenhum e só vai te fazer mal, pois você não vai estar sendo você mesmo, e a obra trabalha muito bem com isso. Os poderes paranormais de Mob podem ser interpretados como sendo algo que ele não quer mostrar, no sentido de ser uma alegoria. Pode-se dizer que a moral da obra é: ame mais você mesmo.

Mob Psycho 100 tem adaptação em anime, que pode ser encontrada na Crunchyroll, são três temporadas de 12 episódios, e possui dublagem em português. O mangá, finalizado em 2017, é distribuído pela editora Panini.

ASSISTA AGORA NA CRUNCHYROLL