Livro Ramen/ Lámen concorre ao Prêmio Melhores do Ano da Gastronomia de 2023

ramen/ lámen
Imagem Divulgação

O livro Ramen/ Lámen (Editora JBC) está concorrendo a uma das principais premiações da gastronomia brasileira. Chamado de Prêmio Melhores do Ano da Gastronomia de 2023, a votação popular está aberta até o dia 7 de junho de 2023.

Sendo assim, 194 jornalistas, chefs e profissionais da área formaram o júri técnico que avaliaram o livro. Ramen/ Lámen irá concorrer na categoria Livro do Ano junto com outros 3 títulos de gastronomia lançados no ano de 2022.

Além disso, a revista Prazeres da Mesa promove o prêmio, que tem um total de 39 categorias que incluem restaurantes, chefs e personalidades que se destacaram no cenário gastronômico ao longo do último ano.

Então, chegando pela Editora JBC em 2022, o livro desvenda a cultura do lámen desde suas origens. Ou seja, mostra como o prato conquistou paladares no mundo todo, até se tornar um dos queridinhos dos brasileiros. Para a produção do livro, que levou cerca de 4 anos de pesquisas e entrevistas, o autor Jo Takahashi viajou ao Japão para buscar referências e histórias do lámen. Já no Brasil, o autor também desbravou diversas casas de lámen, conversou com chefs e personalidades importantes para a divulgação do prato no país ao lado do fotógrafo Rafael Salvador.

Finalmente, no dia 28 de junho de 2023 saberemos quem são os vencedores, em uma cerimônia de premiação no Memorial da América Latina.

Link da votação AQUI!

RAMEN/ LÁMEN

Imagem Divulgação

Sinopse: Comer uma ramen é mais que uma degustação. É uma experiência de vida que logo se transforma num vício sadio. Então, a partir de uma sucessão de pequenas descobertas, o apreciador de ramen começa a perceber sutilezas na composição do caldo, na textura do macarrão e na variedade dos toppings. É neste momento quer pode-se dizer que a pessoa está preparada para conhecer a identidade do ramen, as diferentes características regionais e os estilos de cada restaurante ou casa especializada no prato. Hoje, o Japão exibe uma estatística incrível. Existem mais de 35 mil casas de ramen no país.