Eriki
    Eriki
    Olá, sou o Eriki, redator do Suco de Mangá desde 2018, ex apresentador do Gole Otaku, programa semanal do Suco de Mangá sobre as estreias de animes da temporada, formado em História pela UFRJ e guitarrista da Matina Cafe, banda que se inspira no som do visual kei.

    EXPERIMENTE TAMBÉM

    KAF | Suco Entrevista

    Tivemos a grata oportunidade de entrevistar a KAF, grande talento virtual e dona de uma voz potente! Na esteira do lançamento de seu quarto álbum Fable, que marca um ponto de virada na sua carreira músical, trabalhando com vários compositores, resolvemos também trazer a cantora para perto de nosso público.

    Portanto, além de algumas questões específicas que nos chamaram a atenção sobre sua carreira, buscamos aproximar os gostos da KAF para aquilo que é valioso no Suco, os mangás e animes!

    Mesmo assim, não perca de vista os detalhes importantes! Afinal, estamos diante de uma artista com uma trajetória bastante peculiar. Para conciliar uma estreia na carreira musical com os estudos de uma adolescente, KAF e seu produtor PIEDPIPER agarraram rápido em 2018 a oportunidade de testar os avatares virtuais das vtubers, uma novidade que na época mudou completamente a paisagem da criação de conteúdo na internet.

    Então, estreando com meros 14 anos, KAF viveu e cresceu na música, um ambiente desafiador por si só para os mais velhos. 

    Esse bate papo completo você confere agora!

    É um prazer entrevistá-la KAF-san! Antes de mais nada, que tal uma apresentação para o público brasileiro que talvez não a conheça?

    Olá a todo mundo do Brasil! Meu nome é KAF e eu sou uma cantora virtual! Eu compartilho todas as minhas músicas cover e autorais no meu canal do YouTube, então deem uma olhada lá! Obrigada pela oportunidade!

    Você é uma cantora que veio ao mundo com uma persona virtual para proteger sua identidade, pois você começou com 14 anos, em 2018. De lá para cá se passaram 6 anos. Como é a sensação de crescer vivendo uma carreira musical tão bem sucedida?

    Salvo minha família e alguns amigos bem próximos, eu mantive minha carreira musical em segredo, então eu não tinha muito essa sensação de que muitas pessoas à minha volta ouviam minhas músicas durante o dia a dia. Ao mesmo tempo, sou muito grata ao meu produtor por apoiar meu equilíbrio nos estudos da escola e da música.

    Você lançou uma versão em inglês da Answer, que foi o encerramento do anime de Black Clover em 2020. Como você se sentiu tendo a oportunidade de cantar para uma música de anime?

    Cheguei a ouvir de pessoas diferentes que uma parte dos meus fãs me conheceram pela Answer. Como a música foi usada para o encerramento de Black Clover e ela tocava na parte em que o episódio estivesse encaminhando para o final, os monólogos em volta do episódio eram acompanhados com o meu canto. Fiquei bem honrada de fazer parte de um anime tão incrível!

    KAF answer
    Capa Divulgação

    Por falar nisso, você tem alguma obra ou gênero favorito em particular, de anime ou mangá?

    Eu amo Attack on Titan, Tokyo Ghoul, Banana Fish, Shugo Chara, Arakawa Under the Bridge e muitos outros!

    Seu debut em 2018 aconteceu durante o boom das vtubers no Japão. Você já acompanhava alguma streamer nessa época ou só passou a conhecer melhor sobre depois?

    Honestamente eu não conhecia tanto, mas na época eu volta e meia me via assistindo às lives da Megu Shinonome. Ela foi a primeira vtuber que descobri na época.

    Desde o começo, sua carreira contou bastante com a ajuda de seu produtor, PIEDPIPER. O quanto você pode dizer que aprendeu, como cantora e como artista, com essa parceria?

    A paixão dele pelo entretenimento é algo que tá cravado na alma. “Mesmo que não pudermos mudar o mundo, a gente ainda pode tentar criar uma revolução para as pessoas ao nosso redor”, esse é o tipo de coisa que ele acredita do fundo do coração. E pra fazer isso acontecer, ele se dispõe a tomar decisões desafiadoras. Apesar de sua posição exigir que ele veja tudo numa escala mais ampla, seus ideias jamais mudaram no fundo. Acho que é por isso que eu consigo continuar cantando aqui.

    Gostaria de perguntar sobre sua música em parceria com MONDO GROSSO, a “Watashi no Koe”. Achei interessante como essa música pareceu uma declaração ao mundo de seu desejo de cantar. Mas mais interessante ainda foram os visuais do MV, onde você ganhou uma aparência mais realista com o uso de CG. O que você sentiu quando viu o MV?

    O avatar nesse clipe usa um scan completo das minhas expressões faciais! Realmente parece que as expressões do meu corpo são projetadas na modelo, o que é um pouco embaraçoso. Eu realmente adoro a atmosfera desse clipe, os moldes metálicos, a cor sinistra do céu contrastada com lindas luzes e ninguém mais à volta faz parecer que a música está ecoando pelo ar.

    Ao longo desses seis anos como artista, você desenvolveu algum interesse ou curiosidade por algum instrumento musical?

    Recentemente eu me gravei tocando a guitarra para a nova música do KAIKA. A pessoa que me ensinou a tocar me mostrou o quanto você consegue se expressar de maneira divertida e livre quanto melhor você ficar, o que me motivou a praticar mais e mais!

    Em suas próprias palavras, quais suas expectativas para seu próximo álbum, Fable?

    Esse é o primeiro álbum que eu gravei desde a graduação do Kanzaki Iori, que compôs todas as músicas dos meus três primeiros álbuns. Em “Fable”, como a narradora de uma história abrangente, eu imaginei como cantaria essas letras dentro daquele mundinho, tentando transcender os sentimentos desse mundo real que eu senti. Eu quero que ele seja uma experiência onde os ouvintes possam aproveitar cada canção de um jeito único.

    Acredito que sua paixão em cantar não mudou desde que você começou, tendo dito já outras vezes que você cantar até seu último dia. Dito isto, perto dos seus 21 anos, o que você sente de diferente deste momento na sua carreira, começando a vida adulta, do que quando você começou e cresceu na adolescencia?

    Graças a tudo isso, meu canto teve a oportunidade de fazer parte da vida de outras pessoas, algo que nos conecta e nos permite ser influenciados uns aos outros. A grande diferença é que hoje em dia eu quero tomar mais responsabilidade pelas minhas mensagens com a música. Talvez porque agora eu seja mais velha e consiga pensar em coisas de um jeito mais multifacetado.

    Acredito que estas perguntas chegarão a você depois de seu quarto show solo, o “Re: KAIKA” no dia 3 de novembro, então lhe pergunto: como foi poder cantar com a Hoshimachi Suisei, do Hololive?

    A Hoshimachi Suisei é uma das cantoras que eu mais respeito! Todo verso que ela canta, todo movimento que ela faz, é tudo tão sofisticado e perfeito! Eu estudei bastante coisa dela e ao mesmo tempo aprendi muito sobre seu charme!


    Agradecemos de montão à KAF e sua equipe pela oportunidade da entrevista! Confira mais detalhes de sua carreira e do lançamento de “Fable” abaixo!

    X

    TIKTOK

    YOUTUBE

    INSTAGRAM

    Sobre Fable

    KAF lançara seu quarto álbum dia 25 de dezembro de 2024, entiltulado “Fable”. Este é seu primeiro álbum em quase dois anos, que marca uma nova era para a artista. O tema de “Fable” explora tanto “perdas” como “ganhos”. Além disso, KAF não trabalha mais com Iori Kanzaki, o que ajudou a moldar o som de seus três primeiros álbuns.

    Cada canção é feita por um produtor diferente em colaboração com KAF, jogando a artista em novos terrenos e ajudando a expandir do que ela é vocalmente capaz. O álbum estará disponível em três edições e digitalmente via streaming.

    KAF fable
    Capa Divulgação

    Confira o setlist de Fable

    Sobre KAF

    Estreando em 2018, KAF usa um avatar de anime para se apresentar para o mundo, enquanto cria músicas em torno de sua voz versátil e poderosa. Ela virou uma das mais proeminentes cantoras virtuais no Japão, com suas canções originais e covers atingindo milhões de visualizações.

    KAF se apresentou em alguns dos palcos mais celebrados do país, incluindo um show esgotado no histórico Nippon Budokan, em Tóquio. Em março de 2023, também lançou seu terceiro álbum, mostrando mais de seu crescimento artístico e sua habilidade de captar as complexidades de crescer no Japão do século 21.

    Eriki
    Eriki
    Olá, sou o Eriki, redator do Suco de Mangá desde 2018, ex apresentador do Gole Otaku, programa semanal do Suco de Mangá sobre as estreias de animes da temporada, formado em História pela UFRJ e guitarrista da Matina Cafe, banda que se inspira no som do visual kei.

    EXPERIMENTE TAMBÉM!

    últimas notícias