Ana Carol
    Ana Carol
    Jornalista e fangirl na mesma intensidade. Filmes, séries, k-dramas, k-pop e shows definem a minha personalidade.

    EXPERIMENTE TAMBÉM

    K-dramas com menos episódios são a nova tendência?

    Tradicionalmente, os k-dramas são exibidos com 16 episódios em uma única temporada. Há casos em que a trama se estende devido ao seu sucesso ou, às vezes, por ser uma “novela” que passa na televisão coreana. Porém, com a popularização dos dramas no ocidente, sobretudo a sua distribuição nos streamings, percebe-se que eles estão ficando cada vez menores. Seria essa uma nova tendência? 

    A Netflix prova que sim. Os últimos lançamentos da plataforma foram produções com cerca de 10 a 12 episódios, considerados como “minisséries” e que alcançaram a lista dos mais assistidos do streaming. Mr. Plankton, lançado no dia 8 de novembro, atingiu o Top 7 de séries mais assistidas com os seus singelos 10 episódios. 

    O mesmo acontece com Quando o Telefone Toca, novo drama do streaming que estreou na última sexta-feira (22), que está no Top 1 de séries mais assistidas da plataforma. Com lançamento semanal dos episódios, a trama é curta e tem apenas 12 capítulos. 

    Mas essa tendência não se limita a apenas uma plataforma. Os Lucros do Amor, disponível na Amazon Prime Video, atingiu 8.4 pontos de acordo com o agregador IMDb. O k-drama ficou por semanas como uma das produções mais assistidas no Prime Vídeo e é considerado como um dos melhores dramas do ano. 

    Mas qual o motivo da nova tendência? 

    Os dramas coreanos seguem uma tendência de serem mais curtos, 16 episódios que são o suficiente para desenvolver a trama em uma única temporada. Porém, com a distribuição e produção dos streamings, eles têm ficado cada vez menores. 

    Um dos motivos é por conta do lucro ou prejuízo que a plataforma teria caso a produção fosse um fracasso. Dramas mais curtos, com menos episódios, requerem menor tempo e investimentos, o que torna um bom negócio para o streaming e emissora que os produzem. 

    Além disso, precisamos considerar o público alvo dos k-dramas. Em sua maioria são pessoas mais velhas, que tem uma vida agitada e não tem tempo para ficar na frente da TV assistindo uma produção mais longa. Existe também o interesse em maratonar a produção em apenas um fim de semana, por isso os dramas mais curtos acabam sendo mais atraentes para os streamings e produtoras. 

    Por fim, dramas curtos tem o seu lado positivo por diminuir a “enrolação” da trama. Cotado para ser um dos doramas mais famosos do ano, O Amor Mora ao Lado decepcionou grande parte da dramalândia por enrolar demais a história dos personagens, o que seria facilmente resolvido com uma temporada de 12 capítulos. 

    Por isso, para os dramas mais curtos, o roteiro importa muito! E muita das vezes entrega histórias bem escritas, sem furo no roteiro e acabam com um gostinho de quero mais. Mas talvez se tivesse mais, não poderia ser tão lucrativo e atraente assim.

    Ana Carol
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