Falta menos de 10 dias para que o cantor e compositor Jay B realize sua primeira apresentação em solos brasileiros. Como parte da turnê “2022 WORLD TOUR JAY B TAPE: PRESS PAUSE”, está agendado um show único no país, no dia 26 de novembro de 2022. O show foi anunciado com menos de dois meses de antecedência, levando seus fãs a mudarem seus planos para o fim de novembro, para então terem uma chance de ver o artista.

Muitos fãs de K-pop podem reconhecer Jay B por sua participação no GOT7 (sob o nome artístico de JB). No grupo, o idol atua desde 2014 na posição de líder e vocalista. Mas se engana quem pensa que este foi o primeiro (ou o último) ato do artista no cenário musical coreano.

Contando suas participações em grupos, sub-units, coletivos e gravadoras, Lim Jaebum (seu nome de nascença) já iniciou em novos processos 7 vezes. Conhecer a carreira do Jay B é passar por diferentes espaços e vivências, e se permitir observar as mudanças musicais que aconteceram ao longo ela. Em ordem cronológica, descubra os diferentes projetos que o artista já participou, e aproveite para conhecer mais um pouco sobre o seu som.

JJ Project

Em 20 de maio de 2012, Lim Jaebeom fez sua primeira estreia no universo do K-pop, no duo JJ Project. Junto com Jinyoung (que, no futuro, também se tornaria membro do GOT7), o então JB lançou o single Bounce, sob o selo da JYP Entertainment.

O instrumental energético, misturando rock, hip-hop e música eletrônica, se uniu com os típicos visuais coloridos do pop coreano de 2012, produzindo um debut lendário para a dupla. Após Bounce, a dupla ficou sem novos lançamentos, mesmo com a sua boa repercussão. Até que em 2014 a grande notícia foi anunciada.

GOT7

O grupo de sete integrantes foi primeiro anunciado durante o reality show “Win: Who Is Next“, promovido pela YG Entertainment em 2013. Em um episódio que juntou trainees de ambas as empresas, os integrantes do GOT7 competiram com jovens que viriam a fazer parte dos grupos Winner e iKon.

Girls Girls Girls foi só o primeiro de muitos hits que o GOT7 lançou em sua carreira. A música dançante e sua coreografia cheia de acrobacias logo chamou a atenção do público, e até hoje pode ser considerada uma das músicas mais marcantes na 3º geração do K-pop.

Def. e ØFFSHORE

Além de seu lado mais mainstream, Jaebeom também explorou uma sonoridade mais underground sob a identidade de Def. (ou Defsoul). Durante uma entrevista no Daebak Show, apresentado pelo cantor Eric Nam, o artista revelou que utiliza o outro nome artístico para lançar músicas de seu próprio desejo, sem se preocupar com o gosto do público.

Sob o nome de Def., o cantor integra o coletivo ØFFSHORE, junto com JUNNY, IHWAK, HNMR, ROYAL DIVE, JOMALXNE, MIRROR BOY, e ROSEINPEACE. O grupo foca suas canções no R&B, realizando colaborações entre si e republicando lançamentos de cada membro em seu perfil.

Você pode encontrar muitas faixas incríveis, sejam solos de Def. ou do coletivo, lá no Soundcloud.

Jus2

Com a faixa FOCUS ON ME, JB debutou mais uma vez em um duo, agora ao lado de Yugyeom, o maknae do GOT7. Além da versão em coreano, a música também recebeu uma versão em japonês, e foi promovida em várias localizações da Ásia com a turnê Jus2 <FOCUS> PREMIERE SHOWCASE TOUR.

H1GHR MUSIC

Depois de sair da JYP Entertainment junto com os outros integrantes do GOT7, Jay B tomou a decisão de assinar com a empresa fundada por Jay Park, a H1GHR MUSIC. Durante esse período de mudanças, o idol também trocou oficialmente o seu nome artístico (do âmbito mainstream) de JB para Jay B.

O cantor chegou a lançar algumas músicas no contrato com a empresa, como B.T.W., produzida por Cha Cha Malone, produtor renomado da H1GHR. Jay B passou um pouco mais de 1 ano na gravadora, participando também de canções em conjunto com seus outros artistas.

BRB foi uma dessas colaborações, com Jay Park, Cha Cha Malone, Sik-K, pH-1, Groovy Room, Haon, BIG Naughty, Trade L e Park Hyun Jin.

CDNZA Records

No dia 25 de julho de 2022, a H1GHR MUSIC anunciou que Jay B decidiu por não renovar o contrato, e estaria deixando a empresa. Pouco depois, a CDNZA Records deu as boas vindas ao cantor, que viria a ser o primeiro artista da empresa.

O single mais recente de Jay B, go UP, já foi lançado sob o novo selo, fazendo parte do álbum Be Yourself.

Desafios não foram poucos na trajetória de Jaebeom, mas o artista conseguiu superá-los e atingir um ponto que concilia sucesso e liberdade criativa. Seja ele promovendo em suas atividades com o GOT7, o JJ Project ou o Jus2, produzindo como Def., colaborando com ØFFSHORE, em contrato com a H1GHR ou a CDNZA, podemos ter certeza que Jay B entregou o seu melhor.

Com toda essa lista, você pode ter certeza que hits não faltam na setlist de Jay B. E que tal ouvi-los ao vivo? O show brasileiro acontecerá na Vibra São Paulo, no final deste mês. Os ingressos ainda estão a venda pela plataforma Uhuu!.