No domingo, 12 de março, estivemos na cobertura de mais um super evento de cultura pop, o Jaborandi Geek Fest. E sim, podemos dizer que foi uma edição histórica, já que foi a primeira edição deste evento na cidade do interior paulista.

Localizada a cerca de 420km de São Paulo, Jaborandi teve um dia repleto de atrações para toda família e todas as idades. Inclusive, a tendência de escolherem cidades menores está cada vez maior, poupando os fãs de percorrerem grandes distâncias para curtir um evento geek de qualidade.

Figuras importantes

No palco principal, o Jaborandi Geek Fest contou com atrações durante todo o dia, entre elas, o diretor do Centro Tecnológico local. Um dos tópicos da fala do diretor foi sobre a crescente importância da tecnologia e o aumento da oferta de emprego nesta área de atuação.

Além disso, a Prefeitura Municipal, apoiadora do evento, foi representada por Silvio Vaz de Almeida, o prefeito local. Em sua fala, o prefeito frisou que esse tipo de evento é muito importante para aproximar a prefeitura do público jovem. Também, se comprometeu a investir cada vez mais para a qualificação dos jovens na área da tecnologia, como desenvolvimento de games, por exemplo.

jaborandi-geek-fest-2023 prefeito
Evento reuniu autoridades como Silvio Vaz de Almeida, Prefeito de Jaborandi (Foto: @sucodm / @romulima)

De qualquer forma, uma das atrações mais aguardadas do Jaborandi Geek Fest foram as dubladoras Mariana Evangelista e Veridiana Benassi. Entre as várias personagens que já dublaram, as mais recentes foram da Família Madrigal do filme Encanto, um grande sucesso da Disney.

Então, numa entrevista muito descontraída as dubladoras contaram algumas curiosidades sobre a carreira de dublador. Além disso, deram dicas pra quem sonha em ter sucesso nessa área e, junto com a plateia e com o apresentador do evento, cantaram alguns sucessos do filme Encanto.

Mariana Evangelista e Veridiana Benassi / jaborandi geek fest
Mariana Evangelista e Veridiana Benassi (Foto: @sucodm / @romulima)

Atrações do Jaborandi Geek Fest

Ainda no palco principal, além de outras entrevistas, o público pôde tirar o pé do chão com o concurso k-pop. Além disso, claro que teve a cereja no bolo de todo evento de cultura pop, um concurso Cosplay que, assim como no de k-pop, deu premiações aos vencedores (veja foto de capa).

Também, o evento tinha diversas salas temáticas, dentre elas uma sala de League of Legends, onde rolaram algumas competições. Já na sala de games os visitantes puderam se divertir com os amigos em jogos de luta e o nosso bom e velho futebol. Ainda, algumas salas com boardgames sediaram duelos de Yu-Gi-Oh.

sala de games
Sala de jogatinas (Foto: @sucodm / @romulima)

Agora, os players que queriam deixar o sedentarismo de lado foram para as salas destinadas aos amantes de k-pop e Just Dance. De qualquer forma, para quem precisava repor as energias havia uma área de alimentação com ótimas opções e preços. E claro, com estandes e salas oferecendo os mais variados produtos para os visitantes comprarem ou presentearem aquela pessoa querida.

Mesmo assim, o grande diferencial do Jaborandi Geek Fest foi além de “apenas” proporcionar diversão e o encontro de pessoas amantes do universo geek. Principalmente, foi dar a oportunidade, com algumas salas temáticas e atividades, de entrar em contato com artigos tecnológicos, em especial o público mais jovem.

Eles puderam conhecer e ver na prática exposições de robótica e entender um pouco mais sobre as diversas formas de empregar a impressão 3D. Além disso, teve até um circuito com alguns “obstáculos” onde os visitantes da feira puderam pilotar drones. Aqui, se algum jovem estava com dúvidas sobre qual profissão seguir no futuro, com certeza encontrou ajuda e orientação. Afinal, pôde ver na prática alguns projetos feitos por alunos de escolas de tecnologia da região.

exposição de robótica (Foto: @sucodm / @romulima)

Gostinho de quero mais

E pra fechar o evento com chave de ouro, vimos o grupo Dragão Branco, vencedor de campeonatos estado a fora e participante de aberturas de eventos esportivos na região. Com uma linda apresentação, o grupo mostrou toda a arte do Kung Fu e também das danças típicas chinesas.

jaborandi-geek-fest-2023
Grupo Dragão Branco de Kung-Fu (Foto: @sucodm / @romulima)

Enfim, com muita diversão e entretenimento, uma organização impecável, apoio da Prefeitura local, e o diferencial de trazer também esse lado educativo e aproximar o público das escolas de tecnologia locais, o primeiro Jaborandi Geek Fest já começou grande e tem tudo para ser referência em eventos deste segmento na região.

Nós do Suco de Mangá agradecemos a oportunidade, o convite e a hospitalidade do povo de Jaborandi e de todos os envolvidos na organização do evento. Esperamos nos ver em breve!!

ÁLBUM COMPLETO NO DRIVE