naruto anime
Anúncio

Nos últimos tempos as pessoas vem buscando novas formas de entretenimento, principalmente com a pandemia da COVID-19 que obrigou grande parte da população a permanecer em casa. Os serviços de streaming se tornaram ainda mais populares, assim como o consumo de animes. Desta forma, a Associação de Animações Japonesas informou via relatório que a indústria de anime está em alta, totalizando uma receita de 2,51 trilhões de ienes (24 bilhões de dólares e 131 bilhões de reais, aproximadamente).

A organização analisa a indústria e divulga um relatório anual dos ganhos totais. O relatório completo será divulgado até dia 30 de novembro, e os dados disponibilizados são apenas provisórios. De qualquer forma, de acordo com as informações divulgadas a indústria do anime aumentou 15,1% em 2019 totalizando mais de 2,51 trilhões de ienes.

Os números são impressionantes, provando como a indústria de animes vem se tornando cada vez mais prestigiada. Além disso, boa parte da receita veio de fora do Japão, somando 1,2009 trilhão de ienes (11 bilhões de dólares e 62 bilhões de reais, aproximadamente) do montante total.

Tal crescimento é perceptível comparando os dados de dez anos atrás. Em 2009 essa indústria faturou cerca de 1,266 trilhões de ienes (12 bilhões de dólares e 65 bilhões de reais, aproximadamente), praticamente a metade do que atualmente.

Os autores do relatório disseram estar preocupados que a indústria de anime fosse diminuir, devido a queda da taxa de natalidade no Japão, o que resultará na diminuição da população jovem do país; o encolhimento do mercado interno; e porque a China vem aumentando a regulamentação em cima dos animes. De qualquer forma, os dados foram positivos e a indústria está se expandindo em outros setores. Dentre eles, no cinema cresceu 62.4%, na distribuição pela internet cresceu 15.1% e no entretenimento ao vivo cresceu 9.0%.

Esperamos que o mundo dos animes continue ganhando popularidade e prestígio, tornando cada vez mais fácil o acesso a este universo.