Em comemoração ao quinquagésimo aniversário das relações diplomáticas entre China e Brasil, o público carioca terá a oportunidade de aproveitar uma seleção especial de filmes durante a III Mostra de Cinema ChinaBrasil. O evento acontecerá de 27 a 30 de agosto na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro.
Assim, a programação é gratuita e incluirá 14 produções dos dois países. Os telespectadores terão acesso a uma rica troca cultural e uma oportunidade de assistir a filmes chineses inéditos ao lado de obras brasileiras já consagradas.
Entre os destaques chineses da mostra, estão a animação Chang’An, dirigida por Junwei Xie e Jing Zou, e a comédia Pai Acadêmico, de Su Liang. Esses filmes são grandes sucessos de bilheteria na China, acumulando juntos cerca de 2,4 bilhões de yuans, o equivalente a aproximadamente 1,9 bilhão de reais.
Por sua vez, Chang’An se destacou ao vencer o prêmio de Melhor Filme de Arte no 36º Prêmio Galo de Ouro, o principal festival de cinema da China. Pai Acadêmico também participou da premiação, sendo amplamente reconhecido.
Agora, Representando o Brasil, a mostra contará com o sucesso de bilheteria Nosso Sonho, de Eduardo Albergaria. O filme narra a trajetória dos músicos Claudinho e Buchecha e atraiu mais de 521 mil espectadores aos cinemas. Com isso, se tornou o longa brasileiro de maior bilheteria em 2023.